FFW
newsletter
RECEBA NOSSO CONTEÚDO DIRETO NO SEU EMAIL

    Não, obrigado
    Aceitando você concorda com os termos de uso e nossa política de privacidade
    Techno+Fashion
    Techno+Fashion
    POR Redação

    Vestido de 1860 e criação de Thierry Mugler, que data de 1979 ©Divulgação

    O FIT (Fashion Institute of Technology), em Nova York, inaugurou nesta terça-feira (04.12) a exposição “Fashion and Technology”, que explora o impacto da tecnologia no design de moda e em sua produção nos últimos 250 anos. A mostra, organizada por Ariele Elia e Emma McCledon, reúne peças desenvolvidas por Thierry Mugler, Jean Paul Gaultier, Pierre Cardin e André Courrèges, mas traz também itens de “anônimos”, como um vestido criado na Inglaterra que data de 1860.

    A proposta de “Fashion and Technology” não é apenas apresentar roupas mirabolantes e com aspirações futuristas: a exposição visa mostrar ao visitante o quanto as inovações tecnológicas alteraram as matérias-primas utilizadas e o desenvolvimento de produto no mercado de moda, bem como a estética adotada por profissionais da área a partir de tais transformações. A mostra é dividida em ordem cronológica e se inicia com itens da época da Revolução Industrial (séculos 18 e 19), período em que surgiram a máquina de fiar hidráulica, o tear de jacquard e a máquina de costura.

    Vestido de Pierre Cardin de 1968 e macacão de Jean Paul Gaultier, produzido em 1996 ©Divulgação

    A partir de então, a exposição faz um passeio pela moda das três primeiras décadas do século 20, muito influenciada pela arquitetura dos edifícios colossais (“arranha-céus”) que invadiu as metrópoles e influenciou o movimento artístico conhecido como Art Déco. Além das estampas geométricas, a tecnologia trouxe nesse período a inclusão de materiais como plástico e borracha, especialmente a acessórios, e o hoje indispensável zíper.

    Após a Segunda Guerra Mundial (1939-1945) e a apatia que ela deixou, a popularização do jeans com a geração baby boomer e a corrida espacial reviveram o interesse pela moda. André Courrèges, Paco Rabanne e Pierre Cardin criaram a chamada “Space Age” e inseriram metais às suas criações, além de plástico e cristais. Já no final do século 20, o movimento se inverteu: em vez da Lua e do Sistema Solar, foi a estética do “cyber espaço” que inspirou Jean Paul Gaultier, como mostra a exposição por meio do macacão bicolor de náilon e elastano desenvolvido pelo estilista francês em 1996.

    – Desfile de Alexander McQueen de Primavera/Verão 1999:

    “Fashion and Technology” apresenta também o quanto os computadores e seus softwares transformaram a cadeia produtiva na última década do século 20: muitas das máquinas surgidas na Revolução Industrial passaram a ser programadas digitalmente, e não mais conduzidas de forma manual. De 2000 até agora, as estampas em 3D, as peças utilitárias e as mídias sociais têm sido as principais inovações tecnológicas a impactar a moda, como, por exemplo, os “Google Glass” utilizados por Diane von Furstenberg em seu desfile de Primavera/Verão 2013.

    Modelos usando o “Google Glass” no desfile de Primavera/Verão 2013 de Diane von Furstenberg ©ImaxTREE

    O minidocumentário produzido através do uso do “Google Glass” por von Furstenberg é, inclusive, o que fecha “Fashion and Technology”. De acordo com a revista “Interview”, a exposição é menos glamurosa do que tipicamente acontece no Museu do FIT, mas isso acontece pelo propósito da mostra, que não constitui apenas em apresentar roupas bonitas, mas em mostrar a importância da tecnologia na moda, seja ela a do dia-a-dia ou a dos tapetes vermelhos.

    “Fashion and Technology” @ FIT
    Seventh Avenue at 27 Street, Nova York – EUA
    De 04 de dezembro de 2012 a 08 de março de 2013
    + Site 

    Não deixe de ver
    Madonna confirma show gratuito no Rio de Janeiro, na praia de Copacabana
    Jennie, do Blackpink, na nova campanha da Chanel, o aumento dos lucros da Birkenstock, o primeiro perfume da Balmain e muito mais
    Georgina Rodriguez desfila com camisa de CR7 em Paris
    Emma Watson, Solange Knowles, Bruna Marquezine e mais: as celebridades na Milão Fashion Week
    Beyoncé assiste sobrinho desfilar na NYFW
    Taylor Swift, Miley Cyrus, Lana Del Rey, Doja Cat e mais looks do Grammy 2024
    Quem é Gabb? Conversamos com o criador que é o novo hit do fashion Tiktok
    Beyoncé posta novas fotos na Bahia
    Jennie, do Blackpink lança sua marca solo AO Odd Atelier
    Beyoncé usa look de 17 mil da Patbo para desembarcar em Salvador