google translate
SPFW
FFWMAG
Fashion Tour
Projeto Estufa

HomeDesfilesNotíciasModa
ModaNotíciasStreet StyleRed CarpetShooting
BelezaTrends
TrendsFFW Ama
Lifestyle
LifestyleGenteFestaFila ACulturaViagemDesign
BlogVídeosTudo

SPFW  FFWMAG  Fashion Tour  Projeto Estufa

HomeDesfilesNotíciasModa
ModaNotíciasStreet StyleRed CarpetShooting
BelezaTrends
TrendsFFW Ama
Lifestyle
LifestyleGenteFestaFila ACulturaViagemDesign
BlogVídeosTudo

HomeDesfilesNotíciasModaBelezaTrendsLifestyleBlogVídeosTudo
ModaNotíciasStreet StyleRed CarpetShooting
TrendsFFW Ama
LifestyleGenteFestaFila ACulturaViagemDesign
SPFWFFWMAGFashion TourProjeto Estufa
 
22.11.2010 / Cultura pop / por Gabriel Marchi

Festival Planeta Terra 2010: barulho, arco-íris e Billy Corgan

Rolou neste sábado (20/11) a edição 2010 do festival Planeta Terra, no parque de diversões Playcenter, em São Paulo, capital. Com mais de 22 mil ingressos esgotados quase 2 meses antes do evento e disputados aos tapas na última semana, o lugar estava mais cheio do que nunca, apesar do line up formado principalmente de bandas indie. O portal FFW viu vários dos shows_ leia as resenhas e veja mais fotos na sequência!

HOLGER

planetaterra2010__015©Juliana Knobel

Grupo paulistano que lançou seu primeiro disco, “Sunga” e faz parte do núcleo ao redor das baladas Neu Club/ Milo Garage, o Holger tocou seu rock. A banda está cada vez melhor ao vivo _rock enérgico, falsetes intensos e foco na percussão_ e também parece cada vez mais com o Vampire Weekend. No todo, é um show divertido, positivo: com destaque para “Caribbean Nights” e “Let ‘Em Shine Below”.

NOVOS PAULISTAS

planetaterra2010__006©Juliana Knobel

Formado por Thiago Pethit, Tulipa Ruiz, Tiê, Tatá Aeroplano (Cérebro Eletrônico) e Dudu Tsuda (Jumbo Elektro), os novos paulistas representam um grupo de músicos que colaboram entre si, tocam nas bandas uns dos outros, dividem repertório e ideias.  Com pouco mais de uma hora, o set foi dividido entre faixas da carreira solo de cada integrante.

A apresentação começou bem com “Nightwalker”, rock melindroso de Pethit _que vestia Herchcovitch_ e atingiu seu ápice em “Pedrinho”, de Tulipa Ruiz e seu vocal poderoso. Tiê, de meia-calça e camiseta da Tina Turner, cantou de voz e violão mas segurou a atenção do público com seu carisma. A experiência de todos em palcos pequenos atrapalhou: havia um desconforto geral. E se na criação o grupo é unido, no palco o entrosamento é pouco _faz falta ouvir um repertório da banda em si.

OF MONTREAL

planetaterra2010__025©Juliana Knobel

Suis generis é o termo que melhor define o Of Montreal. Liderado pelo insano vocalista Kevin Barnes, que subiu ao palco de legging roxa, uma saia/frente única transparente sobre forro de jumbo dots, peruca e maquiagem pesada, o grupo é um mix de Secos e Molhados com Prince, passando pelo rock-psicodélico dos anos 1970 e o farofa dos 1980. Abriram a apresentação com “Coquette Coquette”, um robô no palco e dançarinos de collant prateado.

O setlist, mais centrado em hits e faixas conhecidas, surpreendeu e agradou ao público _formado por animadas meninas usando maquiagem de glitter e meninos indies modernosos. Entre os melhores momentos, marcados por dancinhas, dançarinos diversos no palco e nadando sob o público, ficam as faixas “The Party’s Crashing Us” e “Wraith Pinned to the Mist and Other Things”, com o refrão escapista: “Let’s pretend we don’t exist“, cantado em coro sob o por-do-sol.

MIKA

planetaterra2010__048©Juliana Knobel

Sem querer reduzir o artista à sua sexualidade, Mika fez jus a origem do termo “gay”: foi um show alegre, tanto no palco quanto na plateia. Evocando Freddie Mercury no figurino (camisa e calça brancas com casaco navy azul-marinho, mais sapato de glitter dourado) e Michael Jackson nos passos de dança, ele abriu seu set “Relax, Take It Easy”. A decepção foi perceber que seu famoso falsete foi dublado com bases pré-gravadas e a ajuda de uma backing vocal.

Assim seguiu, hit após hit, com o público em coro sem se importar muito. Mika só chegou a cantar mais para o final do show, dando preferência às notas graves e arriscando um agudo aqui e ali. Foi uma apresentação definitivamente animada, que estremeceu o Playcenter em “Grace Kelly”, no final, e “Love Today”.

O campeonato de Rock Band foi uma das atrações mais concorridas entre os brinquedos do evento _e o momento ficou com uma rendição época de “Say It Ain’t So”, do Weezer, por um frequentador. Quem sabe faz ao vivo _já diria o Mika.

PHOENIX

planetaterra2010__070©Juliana Knobel

Nada foi tão interessante no show do Phoenix quanto o boato de que o Daft Punk participaria dele. Infelizmente, a dupla francesa de música não passou pelo Brasil _atualmente, os 2 estão focados no lançamento do filme “Tron: Legacy”, do qual assinam a trilha sonora. Então subiram os 4 garotos esquálidos liderados pelo vocalista Thomas Mars, entoando o hit “Liztomania”. Era, sem dúvida, a banda que arrastou o maior público ao palco principal até então _resultado da aparição de suas canções em seriados de TV, alta rotação em rádios e na MTV.

É uma banda competente, mas o repertório é repetitivo; com exceção do momento em que Mars foi até a plateia, não houve muita diferença no bloco de “Run Run Run”, “Armistice”, “Girlfriend” e “Consolation Prizes”. Terminaram com outra faixa famosa, “1901”.

HOT CHIP

planetaterra2010__079©Juliana Knobel

A primeira visita do Hot Chip no Brasil, no Tim Festival de 2007, foi marcada por problemas de som e falta de público. Na época, eles só haviam lançado os antológicos “Coming On Strong” e “The Warning”. Hoje estão no quarto disco de estúdio, uma carreira sólida e com um repertório para shows bem mais consistente: deram destaque para as faixas de BPM acelerado, com destaque para as do álbum mais recente, como “One Life Stand”. De longe, o show mais maduro, quente e lotado do Indie Stage.

PAVEMENT

planetaterra2010__085©Juliana Knobel

Banda para fãs, show para fãs. Ícones verdadeiramente indies dos anos 1990, o Pavement tem um séquito de fãs que os acompanha, e foram esses fãs que fizeram do seu show uma melhor apresentação. Gente com lágrimas nos olhos, cantando todas as letras e vestindo camisetas com o nome ou versos de músicas do grupo.

Aos 50 anos, Stephen Malkmus não tem mais a juventude, mas mantém o charme desencanado; o mais animado era o percussionista Bob Nastanovich, gritando no microfone e andando pelo palco. Ficaram na cabeça os hits “Date With IKEA”, “Cut Your Hair” e “Range Life”.

SMASHING PUMPKINS

planetaterra2010__097©Juliana Knobel

Vestindo uma camiseta com a legenda “Nature” (Natureza), Billy Corgan subiu ao palco ovacionado, de braços erguidos como um pastor, exibindo seu ainda assustador semblante. Como um vampiro, ele suga a juventude da sua banda, toda 20 anos mais nova.

E funciona: Billy não parece ter envelhecido mais que 5 anos, embora tenham se passado 22 desde a formação original (e histórica) do Smashing Pumpkins. Apesar de criticar o Pavement por “olhar para o passado”, é no passado que está a glória e a memória dos fãs, que foram pacientes com o vocalista ao esperar, a cada 3 músicas recentes (ele lançou em 2010 o álbum de 44 faixas, “Teargarden by Kaleidyscope”) um hit dos anos 1990.

O primeiro foi “Zero”. Urros na plateia, guitarras pesadas. Mais músicas novas, solos de guitarra, Billy lançando olhares de reprovação em direção da baixista Nicole Fiorentino. Então, o inconfundível riff de guitarra de “Today”. Mais lágrimas na audiência. Mais um bloco de músicas novas, mais comprido. No final, recompensou seus fãs com “Tonight Tonight” e seguiu em um bis interminável e solos de guitarra.

GIRL TALK

planetaterra2010__114©Juliana Knobel

O clima de festa entre amigos  imperou na última apresentação do Indie Stage. Especializado em mashups e samples, o DJ Girl Talk faz uma salada pop de todas as épocas. O set _que parecia estar parcialmente pronto_  deu chance à Greg de festejar com uma máquina de propulsão de papel higiênico/picado, chamar parte dos fãs para subir no palco e subir em cima da mesa de som. Teve de tudo: Michael Jackson, Kylie Minogue, Stevie Wonder, Madonna, tudo dentro de um liquidificador até você não saber mais o que é o quê. Pudera todo DJ fosse tão preocupado em divertir seu público…

Tweetar

Relacionadas

Ver todas
swinguerra-alta
Cinema

Guarde espaço na agenda para a ótima programação do Festival Internacional de Curtas de São Paulo

oof-foto-2
Cultura pop

Oito documentários para ver no Feed Dog Brasil neste fim de semana

Foto de um painel da Warner em uma das edições do evento / Daniel Deak / Reprodução
Cultura pop

CCXP: festival de cultura pop acontece em SP nesta semana

Sophie
Música

Festival que celebra a cena queer, YAGA traz Arca e Sophie ao Brasil

Mais Lidas
Mais Curtidas
1
Segmento de aluguel de roupas ganha ainda mais força com adesão da H&M
2
Classic Blue: o que está por trás da cor de 2020 da Pantone
3
Veja a campanha e as peças da collab da ÀLG com a Riachuelo
4
Bixa Travesty: filme premiado com Linn da Quebrada entra em cartaz
5
A influência dos Peaky Blinders no mercado masculino
6
O papel do designer e o valor da independência, segundo Raf Simons
7
Dossiê FFW: conheça as principais tendências do Inverno 2020
8
Prada e Adidas? Sim! Já temos fotos do 1.º drop
9
Nova coleção da Nike + Undercover chegou por aqui! Veja as peças
10
G-Dragon cria sneaker para a Nike; modelo chega neste finde ao Brasil
1
Entenda a mudança que irá transformar o sistema de moda
2
Revista Bravo! é relançada em formato independente
3
LAB de Emicida traz a voz das ruas para passarela do SPFW
4
Dossiê FFW: Os 10 hits dos desfiles internacionais do Inverno 2017
5
Alta-Costura: o que é, quanto custa, quem faz e quem compra
6
Sem tabu: as revistas nacionais que retratam o nu masculino
7
Reveja o desfile da Louis Vuitton que aconteceu no Rio de Janeiro
8
A influência dos Peaky Blinders no mercado masculino
9
Lagerfeld lança estojo de desenho com a Faber Castell
10
Por que Stella McCartney está anos luz à frente de outras marcas de luxo

Veja Também

GUCCI AND SNAP PRIVATE EVENT: FEATURING THE DEBUT OF HARMONYS
Cultura pop

Duck Duck: Gucci lança novo curta de Harmony Korine

Os artistas Lawrence Abu Hamdan, Helen Cammock, Oscar Murillo e Tai Shani após ouvir o anúncio de que venceram o Turner Prize 2019 / Reprodução
Arte

Finalistas do Turner Prize formam um coletivo para que todos possam vencer

Primeiro salão da Aveda no Brasil / Cortesia
Beleza

Aveda abre em São Paulo seu primeiro salão na América Latina

Azul Clássico, a cor de 2020 escolhida pela Pantone / Reprodução
Business

Classic Blue: o que está por trás da cor de 2020 da Pantone

captura-de-tela-2019-12-04-as-16-59-23
Moda

Casa Juisi e Marcelo Sommer lançam a Up, MaJuisi, nova marca de upcycling

376372
Moda

JW Anderson anuncia série de fanzines; veja a primeira edição aqui

Dover Street Market na Haymarket, em Londres / Reprodução
Moda

O que mantém a Dover Street Market no topo das melhores multimarcas do mundo após 15 anos?

captura-de-tela-2019-12-03-as-08-43-59
Moda

Com Bottega Veneta, Daniel Lee é o maior vencedor do Fashion Awards 2019; veja a lista completa

hoodie da Vetemens
Comportamento

Peça ícone da cultura contemporânea, o hoodie ganha exposição na Holanda

rbueno_20191101_rchlo_1564-2
Moda

À La Garçonne, Barbie e Riachuelo lançam coleção com peças adaptadas para pessoas com deficiência

Nike x Undercover / Cortesia
Moda

Nova coleção da Nike com a Undercover já chegou por aqui! Veja as peças

marshmallow-laser-feast
Tecnologia

Conheça o coletivo de realidade mista Marshmallow Laser Feast


Quem SomosExpedientePolítica de PrivacidadeAnuncieEnvie seu PortfolioNewsletter
Quem SomosExpedientePolítica de PrivacidadeAnuncieEnvie seu PortfolioNewsletter
© 2019 IMM Moda. Todos os direitos reservados | site parceiro do UOL Universa | design ps.2

Assine a newsletter do FFW

Seja o primeiro a ter acesso a conteúdos exclusivos. Nós chegaremos ao seu email semanalmente quando tivermos algo realmente cool e relevante para dividir.

×