FFW
newsletter
RECEBA NOSSO CONTEÚDO DIRETO NO SEU EMAIL

    Não, obrigado
    Aceitando você concorda com os termos de uso e nossa política de privacidade
    FFW resenha: “A Origem” é o filme “pipoca” de 2010
    FFW resenha: “A Origem” é o filme “pipoca” de 2010
    POR Redação

    Dirigido por Christopher Nolan, “Inception” (traduzido “A Origem”), que estreia nos cinemas brasileiros nesta sexta-feira (06/08), esteve envolto em mistério, expectativa e marketing mesmo antes das críticas saírem. O título, que esteve nos trending topics do Twitter pelas últimas quatro semanas, já arrecadou 200 milhões de dólares em ingressos e acumula chances de indicações ao Oscar.

    A ideia é pretensiosa: Cobb (Leonardo Dicaprio) é um especialista em roubar ideias através de sonhos criados artificialmente por ele e sua equipe. Seu cliente, Saito (Ken Watanabe), deseja o contrário, implantar uma ideia que derrubará o império industrial do seu inimigo.

    Quase metade dos 148 minutos do filme _cujo roteiro foi escrito por Nolan_ é gasto com diálogos para explicar o conceito de sonhos dentro de sonhos, mudanças de percepção de tempo e arquitetura do subconsciente. Mas Nolan não é estreante nessa seara, tendo criado filmes “confusos” como “Amnésia” e “Insônia”.

    Mas o melhor de “A Origem” vem da experiência de Nolan em “Batman: O Cavaleiro Das Trevas”, lançado em 2008. Longas cenas de luta em gravidade zero, explosões, uma cidade inteira se dobrando em dois, uma contagem regressiva de deixar a plateia na ponta do assento, a edição frenética e a trilha sonora retumbante criada por Hans Zimmer toda em cima de “Je Ne Regrette Rien”, da Edith Piaf.

    Por falar em Piaf, um dos personagens centrais na trama é interpretado por Marion Cotillard, que ganhou o Oscar por “Piaf: Um Hino Ao Amor”. Ela é Mal, muito semelhante à esposa fúnebre de Dicaprio em “Ilha do Medo”, de Martin Scorcese. O elenco é esforçado, mas os personagens são pouco profundos. Joseph Gordon Levitt e Ellen Page e seus personagens são muito limitados e sem emoção.

    “A Origem” está mais para “Missão: Impossível” do que para “2001: Uma Odisseia no Espaço”. Pode não estar a altura da sua pretensão _não é nem de longe tão complexo, cheio de camadas e níveis quanto a ideia inicial que o amarra_ mas é tão bem feito quanto um blockbuster pipoca pode (e deve) ser.

    + Site oficial: inceptionmovie.warnerbros.com

    Veja mais imagens na galeria:

    Não deixe de ver
    Beyoncé recebe prêmio de inovadora no I Heart Radio Awards 2024
    Madonna confirma show gratuito no Rio de Janeiro, na praia de Copacabana
    Jennie, do Blackpink, na nova campanha da Chanel, o aumento dos lucros da Birkenstock, o primeiro perfume da Balmain e muito mais
    Georgina Rodriguez desfila com camisa de CR7 em Paris
    Emma Watson, Solange Knowles, Bruna Marquezine e mais: as celebridades na Milão Fashion Week
    Beyoncé assiste sobrinho desfilar na NYFW
    Taylor Swift, Miley Cyrus, Lana Del Rey, Doja Cat e mais looks do Grammy 2024
    Quem é Gabb? Conversamos com o criador que é o novo hit do fashion Tiktok
    Beyoncé posta novas fotos na Bahia
    Jennie, do Blackpink lança sua marca solo AO Odd Atelier
    FFW