07.08.2019 / Cultura pop / por

Fotógrafo lendário dos anos 70 lança novo fanzine reunindo estrelas do rock de ontem e hoje

Muitos fotógrafos que fizeram história nos anos 70 e 80 fotografando as estrelas do rock da época ainda hoje vivem das imagens que criaram no passado. Não é o caso de Brad Elterman, fotógrafo da Califórnia que ficou conhecido por sua estética “backstage” em fotos que fazia de bandas e dos personagens mais emblemáticos da cena musical da época.

Se antigamente ele vivia ao lado de Joan Jett, Debbie Harry, Leonard Cohen, David Bowie, Bob Dylan e Ramones, hoje ele é chamado para fazer retratos da nova geração do rock, como Dani Miller, da banda Surfbort, e Arrow de Wilde, da Starcrawler. E lá atrás, suas fotos eram vistas nas bíblias Creem, NME e Melody Maker; hoje ele fotografa para CR Fashion Book, i-D, Dazed, Vogue, especialmente nos momentos em que a moda quer abraçar a estética dos anos 70 de novo. “Eu não era um fotógrafo tradicional de rock ‘n’ roll porque não dava a mínima pra tirar foto de alguém segurando uma guitarra. Isso era o que os outros fotógrafos estavam fazendo. Eu registrava o backstage, essas são as fotos que de fato contam alguma história e justamente as imagens que as revistas disputavam na época”, conta à i-D.

Hoje com 60 anos, Elterman acaba de lançar a segunda edição de sua publicação Fanzine, à venda pela Printed Matter. O livro é uma celebração do rock’n’roll com as fotos deliciosas que ele fez em seus 40 anos de carreira, de ícones passados e atuais. Em uma das fotos ele até reúne Cherie Currie, do The Runways, com Arrow de Wilde.

Brad começou a fotografar com 16 anos usando a câmera do irmão emprestada. Aos 18, fez uma foto de Bowie saindo de um estúdio em Los Angeles que deu o start de sua carreira. “Essa cena dele andando até o carro durou provavelmente 40 segundos e eu tirei talvez umas quatro fotos. Ele era estiloso e lindo, vestia um suéter laranja do avesso. Tanta elegância, tanta graça… Então ele entrou no carro e eu nunca mais o vi de novo. Foi isso. Mas eu tinha mais do que uma foto, eu tinha um sonho realizado”.

A estética gráfica de Fanzine é inspirada na revista Rock Scene, uma publicação independente de Nova York que basicamente mostrava páginas e páginas de fotos de backstage e ele queria fazer algo parecido.

Abaixo, em uma entrevista em vídeo para a plataforma What Youth, ele conta sobre seu processo e algumas histórias envolvendo os artistas:

Artist Series: Brad Elterman from What Youth on Vimeo.


Relacionadas


Veja Também

Assine a Newsletter do FFW

Receba semanalmente no
seu e-mail nossos conteúdos
especiais e exclusivos

×