Alex e Nick, do Franz Ferdinand, tocando no desfile da Pringle Of Scotland ©Reprodução
Eles são DJs, músicos, escritores, críticos gastrônomicos e… estilistas. Polivalência é a palavra que melhor define o Franz Ferdinand, banda escocesa que explodiu em 2001 com o hit “Take me Out” e que assina uma minicoleção de tricôs para a Pringle Of Scotland. Atualmente, a direção criativa de empresa fundada em 1815 é assinada por Claire Waight Keller.
Baseados em tricôs, os suéteres foram mostrados no desfile de Verão 2011 da marca britânica que aconteceu no dia (21/06) na galeria de arte Carla Sozzani, com trilha ao vivo do vocalista Alex Kapranos e do guitarrista Nick McCarthy. As colaborações são uma constante na história da grife, que já convidou personalidades como o fotógrafo Ryan McGinley e a atriz Tilda Swinton para desenvolver peças.
“Nos deram carta branca”, disse Kapranos ao site da revista Dazed And Confused. “Então pensamos no que a Pringle reprentava para nós, que é o golfe, tudo que eu odiava na adolescência e queria me rebelar contra. Usamos a imagem do golfista da Pringle sendo executado […] obviamente eles têm senso de humor”, brincou.
Tricôs da Pringle Of Scotland Verão 2011 ©FirstView
Claire explicou mais sobre o ponto de partida coleção. “São os clássicos masculinos: jeans, camisetas, trench coats usados com tecidos comuns, mas com tratamentos e interpretações diferenciadas”. Para Tim Blanks, editor do do Style.Com, a receita funcionou. “Você com certeza não iria querer se enroscar com um deles em um banheiro público, mas foi bem sucedido no statement visual e desejo de transformar peças do dia-a-dia”, comentou em sua crítica.