FFW
newsletter
RECEBA NOSSO CONTEÚDO DIRETO NO SEU EMAIL

    Não, obrigado
    Aceitando você concorda com os termos de uso e nossa política de privacidade
    O espetáculo de dança contemporânea com figurino assinado por Vivienne Westwood e Andreas Kronthaler
    Foto: Reprodução
    O espetáculo de dança contemporânea com figurino assinado por Vivienne Westwood e Andreas Kronthaler
    POR Camila Yahn

    A gente já falou aqui da coreógrafa britânica Holly Blakey, um dos nomes mais relevantes da nova geração da dança contemporânea. Seu mais recente espetáculo, Cowpuncher My Ass, estreou com casa lotada no Southbank Hall, em Londres, e teve trilha assinada por Mica Levi e figurino de Andreas Kronthaler e Vivienne Westwood.

    A coreografia é inspirada em filmes de western com resultado que é deslumbrante, frenético e sublime, abordando questões como identidade, obsessão, camaradagem, isolamento, poder e política. Cowpuncher é uma reimaginação dos westerns espaguete, contando a história de um bando de forasteiros, pessoas que existem além do que é convencional. “Há aí temas problemáticos que ainda são atuais, como masculinidade tóxica, os papéis das mulheres, fronteiras, divisões raciais, quem é o dono do que, minha terra, sua terra… De repente, essa ideia que parecia divertida acabou tornando-se muito mais profunda do que eu pretendia no início”, diz Blakey à plataforma We Present.

    A obra recebeu críticas variadas. Críticos tradicionais reclamam que seu trabalho é muito pop. De fato, Holly tem um background pop, já coreografou e dirigiu clipes para Florence & the Machine e Coldplay e também filmes para Gucci e Dior. “Como venho de uma cultura de vídeos, sempre fico impressionada com a maneira como as coisas produzidas para a cultura de massa têm menos valor”, diz. “A ‘alta arte’ é feita para um grupo muito menor de pessoas. E eu estou interessada no que está disponível em um palco de dança contemporânea. O que eu posso fazer aqui? O que eu não posso?”, questiona.

    Foto: Reprodução

    Foto: Reprodução

    Ao desafiar o elitismo da dança como instituição, ela está pronta para dividir o público e aguentar o criticismo. “Meu trabalho é assim. Algumas pessoas adoram, outras odeiam”.

    Os bailarinos que entram em sua companhia vêm de backgrounds diversos, com corpos diversos e energias diferentes. “Eles não são um corpo de balé, não são uniformizados, não fazem tudo da mesma maneira. Então, instantaneamente, esse senso de individualidade é imposto a cada um. É a partir daí que começamos a pensar sobre qual personagem podem ser, mas também quem eles são e sua essência”.

     

    Os processos ao longo de uma coreografia nem sempre são fáceis, já que eles acabam por se tornar transparentes e, aos poucos, vão deixando cair todas as máscaras. “Eu quero falar sobre coisas difíceis. Posso pedir que você compartilhe essas coisas comigo, sobre sua masculinidade, sua sexualidade? Você pode mostra sua vulnerabilidade? Tivemos muitos momentos difíceis no processo. Sempre existem alguns dias em que todos choram histericamente”.

    No figurino, esta é a segunda vez que Holly trabalha com Andreas e Vivienne Westwood. Eles fizeram a primeira coreografia desta série, chamada simplesmente de Cowpuncher. “Sinto que eles inerentemente subvertem a idéia do cowboy, com ou sem o meu espetáculo. Então foi um processo fácil, as roupas se encaixaram perfeitamente em nosso adorável forasteiro: imperfeitas, exageradas, e com botas de caubói”.

    Foto: Reprodução

    Foto: Reprodução

    Não deixe de ver
    Beyoncé recebe prêmio de inovadora no I Heart Radio Awards 2024
    Madonna confirma show gratuito no Rio de Janeiro, na praia de Copacabana
    Jennie, do Blackpink, na nova campanha da Chanel, o aumento dos lucros da Birkenstock, o primeiro perfume da Balmain e muito mais
    Georgina Rodriguez desfila com camisa de CR7 em Paris
    Emma Watson, Solange Knowles, Bruna Marquezine e mais: as celebridades na Milão Fashion Week
    Beyoncé assiste sobrinho desfilar na NYFW
    Taylor Swift, Miley Cyrus, Lana Del Rey, Doja Cat e mais looks do Grammy 2024
    Quem é Gabb? Conversamos com o criador que é o novo hit do fashion Tiktok
    Beyoncé posta novas fotos na Bahia
    Jennie, do Blackpink lança sua marca solo AO Odd Atelier