Andréa Bisker e Katie Sturch na palestra do WGSN no Shopping Iguatemi ©Fernando Godoy
A palestra do WGSN, um dos portais de tendências mais consultados do mundo, aconteceu na terça-feira (24.01) no Shopping Iguatemi, ministrada pela diretora do portal na América Latina, Andréa Bisker, com a presença de Katie Sturch, editora sênior no Reino Unido e especialista em tendências direcionadas ao varejo, dando as diretivas para as temporadas de 2012/2013, assim como inspirações artísticas divididas por grupos de tendências. Acompanhada por vídeos expressivos de cada grupo de tendências, a manhã que começou cedo na sala do Cinemark se tornou uma das mais inspiradoras da temporada de moda Inverno 2012, para quem quisesse entender melhor como o comportamento e a cultura podem influenciar a construção de uma coleção e a vontade do consumidor em querer espelhar na sua maneira de vestir o sinal dos tempos em que vive.
As tendências para a Primavera/Verão 2013 foram divididas por Katie em três grandes grupos macro:
1.Idiomatic (“idiomático”)
2.Wonderlab (“laboratório fantástico”)
3.Story of Now (“história do agora”)
O casaco inspirado nas touradas, Jeremy Scott para Adidas; e Laduma Ngxokolo inspirado na tribo Xhosa ©Reprodução
O grupo de tendências Idiomatic (“idiomático”), como o próprio nome indica, trata de valorizar a riqueza das diferentes culturas locais. “Ser provinciano é cool” foi uma das frases de abertura do vídeo que apresentava esta tendência, que contou com a trilha sonora do sertanejo mais traduzido dos últimos tempos, “Ai, se eu te pego” de Michel Teló. Nada mal para as nove e meia da manhã de uma terça-feira. O que o vídeo e a música queriam expressar era a valorização da essência de uma cultura (o sertanejo, no caso) e a reação das pessoas a mesma.
As tribos de consumidores desta tendência são chamadas de New Wave Culturalists (“culturalistas nova onda”) e valorizam não só a cultura, como a produção e o conteúdo local. A globalização deixa de ser o inimigo e permite que o local se inspire e floresça de acordo com as tendências globais.
As cores vão ser mais pasteis e cores mais frias, que vão ser a paleta para estampas listradas e vibrantes, em peças de algodão que mostrem a trama com que foram realizadas. Estas cores são aplicadas a peças com cortes mais retrô, inspiradas em tribos, culturas e tradições locais.
O perfume molecular Molecule 01; e os tecidos Sci-tech Chanel Primavera/Verão 2012 ©Reprodução
O segundo grupo de tendências é o Wonderlab (“laboratório fantástico”). A frase que marca esta tendência é “ciência é cool”. E não só é cool, como valoriza o conhecimento raro sobre alguma coisa ou assunto e caracteriza isso como um luxo só permitido aos mais interessados, que procuram marcas e peças sustentáveis.
A extrema valorização do conhecimento resulta em procurar e ver beleza no inesperado e no desconhecido, com inspirações em radiografias cerebrais, vírus e moléculas para criar as estampas aplicadas em um look mais sportswear. As silhuetas são clean e modernas e muitas vezes realizadas em tecidos metalizados cuja cor é difícil de identificar.
Os consumidores desta tendências são chamados de Democtratic Hedonists (“hedonistas democráticos”), que procuram e aprendem a viver em novos estilos de vida, buscando conhecimentos raros e inspirados em comportamentos Sci-Tech – que une tecnologia e ciência.
O vestido inspirado em papel de parede com fita adesiva de Vanessa Bruno Primavera/Verão 2012; e a arte de rua em Berlim ©Reprodução
O terceiro grupo de tendências, Story of Now (“história do agora”), valoriza o real e contemporâneo de uma forma que nunca vimos. Diferente do carpe diem que vivíamos até hoje, pautado por um “a vida é agora” quase obrigatório, esta tendência assenta na valorização de tudo o que é real, do bonito ao feio, do normal ao estranho, vendo beleza em tudo o que existe. Desta forma, encontramos uma valorização de roupas “entediantes” do dia-a-dia, que caminham para um minimalismo urbano e mundano. Os cortes clássicos voltam a ser utilizados como forma de exaltação do look urbano, que procura inspiração na arte de rua de Berlim e na pós-modernidade.
Os consumidores desta tendência são os Reality Worshippers (“veneradores da realidade”), que celebram o real e o mundano e querem transmitir isso na forma de vestir e estar na vida.
Como brinde final, Katie presenteou-nos com o vídeo de Frank Ocean, Novocane, como representante das tendências apresentadas e como elas são refletidas em outras áreas.