FFW
newsletter
RECEBA NOSSO CONTEÚDO DIRETO NO SEU EMAIL

    Não, obrigado
    Aceitando você concorda com os termos de uso e nossa política de privacidade
    Oito documentários para ver no Feed Dog Brasil neste fim de semana
    Oito documentários para ver no Feed Dog Brasil neste fim de semana
    POR Redação

    O festival internacional de documentários de moda Feed Dog Brasil está acontecendo neste ano em Brasília, no Museu Nacional da República. A seleção de filmes é ótima e variada e mesmo que alguns deles já tenham sido exibidos na edição passada, valem à pena serem revistos, além de ser mais uma chance do público brasileiro acessar esse conteúdo.

    Abaixo, a programação de docs deste finde (15, 16 e 17.03), que traz longas que abordam desde o impacto ambiental da indústria da moda à lenda da maquiagem Kevyn Acouin.

    Out of Fashion (sexta, às 19h)

    O longa Out of Fashion, de Jaak Kilmi e Lennart Laberenz, revela o desperdício e os impactos ambientais e sociais da indústria da moda. É por meio da jornada da estilista Reet Aus que o espectador entende que o jeans que se compra em uma loja na Europa contém não só produtos tóxicos em sua composição mas carrega também um histórico de desperdício, agressões ao meio ambiente e uma cadeia produtiva nada sustentável.

    Reet quer convencer as grandes corporações a também trabalhar com o upcycling e, assim, diminuir o desperdício no mundo todo.

    Mapplethorpe: Look At The Pictures (sexta, às 21h)

    Documentário de Fenton Bailey e Randy Barbato, o filme é uma análise do trabalho de Mapplethorpe, um dos mais provocativos, criativos, chocantes e importantes artistas do século 20 que quebrou paradigmas e levou a fotografia ao patamar de arte. Em 1998, quase uma década depois de sua morte, o acervo de Mapplethorpe foi avaliado em 228 milhões de dólares.

    O filme se debruça sobre os muitos processos de reinvenção do artista e sua vida, cheia de altos e baixos, polêmica, sexo, amor, erotismo, arte, excessos e dificuldades, sem receio de revelar as nuances da personalidade e do trabalho deste grande artista, que mudou não só a maneira como o mundo vê a fotografia, mas influenciou gerações de fotógrafos pelo mundo.

    Deixa na Régua (sábado, às 19h)

    Deixa na Régua acompanha o dia a dia das barbearias da zona norte do Rio de Janeiro para revelar como o novo jovem brasileiro se relaciona com a beleza, a moda, a vaidade e mantém suas relações de amizade.

    O diretor Emílio Domingos retrata como passar o dia no salão é um momento importante da vida dos jovens das comunidades cariocas e dos barbeiros Belo (Vila da Penha), Ed (Morro da Caixa d’Água) e Deivão (Piabetá, Magé), que criam os mais diversos cortes e desenhos artísticos. A espera para “deixar o cabelo na régua” é também a oportunidade de se divertir, conversar, pertencer à comunidade e, claro, afirmar seu estilo, pois cada corte é único.

    Deixa na Régua é o segundo longa da Trilogia do Corpo, que Domingos está realizando e que começou com A Batalha do Passinho, de 2013.

    Antonio Lopez 1970: Sex, Fashon and Disco (sábado, às 21h)

    Algumas coisas só poderiam acontecer nos anos 1970. Como, por exemplo, um filho de porto-riquenhos rivalizar com Yves Saint Laurent e Andy Warhol pela coroa mundial do glamour.

    Neste filme, Grace Coddington, Jessica Lange e Pat Cleveland, entre outras, lembram-se do ilustrador e ajudam a contar sua trajetória incrível. Tem um site ótimo também com informações e galeria de fotos.

    First Monday in May (domingo, às 17h)

    Dirigido por Andrew Rossi (de Page One: Inside the New York Times), o longa mostra um dos maiores eventos fashion do circuito internacional, o Baile de gala do MET, realizado anualmente em Nova York.

    O cineasta acompanhou a preparação da edição de 2015, idealizada e conduzida por Andrew Bolton, diretor do departamento de moda do museu (The Costume Institute), e Anna Wintour, que teve como tema “China: Through the Looking Glass”, destacando a moda chinesa e sua influência para o universo fashion e para o cinema – a direção de arte do evento foi assinada pelo aclamado cineasta chinês Wong Kar-Wai.

    O filme mostra detalhes de produção como questões orçamentárias, viagens à China, coletivas de imprensa, a escolha das peças para a exposição, até a disposição dos convidados nas mesas para a noite da grande festa. O tapete vermelho contou com a presença de celebridades, estilistas, autoridades e importantes nomes da indústria da moda como Beyoncé, Lady Gaga, George Clooney, Miley Cyrus, Madonna, Sarah Jessica Parker, Bradley Cooper, entre outros, com seus trajes de gala inspirados no tema da festa. Nomes como John Galliano, Jean Paul Gaultier e Karl Lagerfeld relatam a importância do evento, que arrecada verba para o acervo de moda do museu.

    Bangaologia (domingo, às 19h)

    “Banga”: termo africano que faz referência a uma forma de vestir característica do povo de Angola. Um estilo colorista que reza: “quanto mais extravagante, melhor”. 

    Dirigido pelo diretor, cantor, artista plástico e empreendedor Coréon Dú, o filme busca as origens desse fenômeno que extrapolou os limites da África e ganhou adeptos em outros continentes. O diretor quebra conceitos preestabelecidos sobre a cultura e a moda africanas e traz um olhar interessado e autêntico sobre a África atual e multifacetada. 

    Para Coréon Dú, que em sua obra sempre investigou a cultura angolana, o que atrai a atenção do mundo para o país é a forma única e original dos habitantes expressarem seu estilo, sua banga.

    Kevyn Acouin: Beauty and the Beast in me (domingo, às 21h)

    O primeiro maquiador estrela da indústria da moda, Kevyn Aucoin, teve que lidar com um difícil passado familiar até sua morte prematura em 2002. Na infância, quando morava com seus pais adotivos na Louisiana, o pequeno Kevin decorou seu quarto com fotos de Cher, Barbra Streisand e Liza Minnelli sem imaginar que um dia seria admirado e disputado por elas e tantas outras celebridades. Durante sua meteórica carreira, Kevin filmou vários momentos de sua intimidade e de seu trabalho e construiu um arquivo que hoje tem enorme valor. A diretora Lori Kaye entrevista grandes personalidades, reúne o material deixado por Aucoin e revela uma história de vida tão fascinante quanto triste.

    Não deixe de ver
    Jennie, do Blackpink, na nova campanha da Chanel, o aumento dos lucros da Birkenstock, o primeiro perfume da Balmain e muito mais
    Georgina Rodriguez desfila com camisa de CR7 em Paris
    Emma Watson, Solange Knowles, Bruna Marquezine e mais: as celebridades na Milão Fashion Week
    Beyoncé assiste sobrinho desfilar na NYFW
    Taylor Swift, Miley Cyrus, Lana Del Rey, Doja Cat e mais looks do Grammy 2024
    Quem é Gabb? Conversamos com o criador que é o novo hit do fashion Tiktok
    Beyoncé posta novas fotos na Bahia
    Jennie, do Blackpink lança sua marca solo AO Odd Atelier
    Beyoncé usa look de 17 mil da Patbo para desembarcar em Salvador
    Beyoncé chega a Salvador para a festa Renaissance Club