Com um atraso de três meses, finalmente estreia no Brasil nesta sexta-feira (15/01) o filme “Onde Vivem Os Monstros”. Dirigido por Spike Jonze, o longa-metragem é inspirado no clássico da literatura infantil, “Where The Wild Things Are”, publicado por Maurice Sendak em 1963.
Consagrado nos Anos 90, Jonze surgiu como diretor de videoclipes na Era de ouro da MTV, com clássicos como “Its Oh So Quiet” (Björk) e “Praise You” (Fatboy Slim). Em “Monstros”, ele continua bebendo do surrealismo e misturando noções de realidade e imaginação, elementos que o consagraram em filmes como “Quero Ser John Malkovitch”.
Assista ao trailer de “Onde Vivem Os Monstros”:
O filme tem dois grandes trunfos: o primeiro é traduzir o alcance emocional do livro. O segundo é a adaptação do roteiro original, que engorda a história com dramas secundários e explora com mais profundidade o protagonista Max, numa boa interpretação do jovem ator Max Records. A trilha sonora, composta por Karen O. e seus colaboradores (The Kids), traz energia e ritmo às cenas de ação, numa espécie de power folk como o das bandas Arcade Fire ou Grizzly Bear.
Outra escolha acertada é a direção de arte (da equipe de Sonny Gerasimowicz), que dá vida aos monstros numa mistura de cenografia e figurino, assinado por Casey Storm. Inspirado nas ilustrações originais de Sendak, o resultado é visualmente interessante e muito convincente.
“Onde Vivem Os Monstros” penetra no imaginário infantil tão bem quanto na memória afetiva dos adultos. E tem potencial para se tornar tão clássico (ou mais, dadas as proporções que o cinema é capaz de atingir) quanto a obra literária original.
Veja detalhes da estreia do filme na nossa agenda: ffw.com.br/agenda
Site oficial: wherethewildthingsare.warnerbros.com
Ouça a trilha sonora: myspace.com/karenoandthekids
Leia mais sobre Spike Jonze: wikipedia.org/Spike_Jonze