FFW
newsletter
RECEBA NOSSO CONTEÚDO DIRETO NO SEU EMAIL

    Não, obrigado
    Aceitando você concorda com os termos de uso e nossa política de privacidade
    Stylesight apresenta caminhos das próximas temporadas
    Stylesight apresenta caminhos das próximas temporadas
    POR Camila Yahn

    Camila Toledo, diretora de tendências do Stylesight, apresenta os caminhos das próximas temporadas ©Juliana Knobel/FFW

    Do terceiro dia de Rio-à-Porter, com apresentação de Camila Toledo, diretora de tendências do StyleSight, saiu o sol e saíram também as tendências que vão pautar a Primavera/Verão de 2012/2013. O site nova iorquino de tendências que hoje conta com 30 mil usuários espalhados pelo mundo (inclusive no Brasil, há quatro anos) funciona somente para assinantes e atua há mais de dez anos com publicações diárias.

    A apresentação, intitulada “Runway Roadmap”, procura, como o próprio nome indica, mapear através das passarelas o que vai estar em alta na próxima estação de temperaturas quentes, estabelecendo um paralelo com o panorama cultural e o subconsciente coletivo da atualidade.

    Camila Toledo fundamentou a sua apresentação com um olhar para a década que vivemos hoje, a primeira década dos anos 2000, e a oportunidade que essa situação dá à moda e às artes para se reinventarem. “Olhamos hoje para a metade do século passado, agradecendo e despedindo-nos das tendências e estilos que já foram atemporais”, sublinha a diretora. Ela divide as tendências em três partes (quatro, na verdade), utilizando a metáfora das fases do ciclo de vida de uma borboleta. Os grandes blocos de tendências dividem-se assim em “Terra Moderne”, simbolizado pela Lagarta, que vive na terra; “Paper + Ash”, a fase da semi-morte em que a lagarta se prepara para a sua transformação; e a fase “Fashlets”, em que a borboleta se mostra ao mundo com todo o seu esplendor.

    A estes blocos, Camila acrescentou ainda o “Crystal Lab”, que representa o milagre da vida, a liberdade e a renovação.

    De influências do passado a estampas e formas 3D, prepare-se para ficar indecisa.

    Terra Moderne

    Referências dos anos 50 são tendência apresentada pelo Stylesight ©Reprodução

    Este bloco de tendências se caracteriza por uma arquitetura de formas e pelo reviver do passado, em que aspectos modernos são colocados em ambientes rústicos.

    Na passarela, podemos ver silhuetas atemporais confeccionadas com tecidos e técnicas contemporâneos, como o jeans por exemplo, trabalhado de forma artesanal. Um estilo que Camila definiu como “Lady like moderno”.

    É uma tendência que traz tudo o que vem da terra, daí estar ligada à fase da lagarta, e apresenta rusticidade nas cores e nos tecidos como o linho.

    Cores: A cor da vez é o Terracota e cores que lembrem vegetais: verde, roxo, laranja, vermelho, em tons gastos, que podem ser combinados entre si.

    Tecidos: Os tecidos são rugosos, brilhantes e revelam a trama. No algodão ou no linho, por exemplo, os fios são visíveis a olho nu, assumindo assim a influência rústica de que falamos há pouco. O tricô é muito usado com um trabalho assimétrico e artesanal.

    Estampas: As estampas são gigantes e geométricas, chapadas no tecido, ou seja, sem sombra, e remetem a algo moderno e retrô ao mesmo tempo, ficando difícil de distinguir o passado do futuro. Este tipo de estamparia remete ao estilo 3D, cada vez mais usado na arte e na moda como representação do presente (que um dia já foi futuro).

    Look: Anos 50. O corte é na cintura, quando ela não fica à mostra. As saias lápis chegam estampadas para poderem ser usadas durante o dia e as saias longas são combinadas com tops curtos que podem ser usados sozinhos ou com alguma peça transparente, para compensar o efeito da falta da mini. O substituto da saia é a calça cigarette, também referência dos anos 50.

    Acessórios: Em uma palavra – retrô.

    Paper+Ash

    Ilustração de Kristen Stewart no novo filme de Branca de Neve  ©Alice XZ

    A referência utilizada por Camila para este estilo foi o filme “Branca de Neve e o Caçador”, realizado por Rupert Sanders e protagonizado pela ex-vampira sensação Kristen Stewart e Charlize Theron, e onde a personagem doce criada por Walt Disney abandona as suas delicadezas, ingenuidades e fragilidades e veste a capa de guerreira.

    Este bloco de tendências é dramático, melancólico e deprimido. Talvez o Brasil até sinta que não tem a ver com o momento que vive hoje mas, entre crises e quedas de governo, o resto do mundo identifica-se muito facilmente.

    Cores: Os tons nude, claros e acinzentados viram protagonistas. O amarelo ressurge como substituto do laranja e do vermelho, e em quase todos os seus tons. Quase, porque dos pastéis ao amarelo limão, só não podemos usar o amarelo canário. O tie dye e o degradé estão de volta não com influência hippie, mas sim para criar, juntamente com o preto, um tom dramático, melancólico e elegante. O branco é usado como referência futurista, puro e luminoso, e serve como contraponto a todo o dramatismo, sendo até permitido (e bastante aconselhado) o look total.

    Tecidos: Os tecidos são pesados e estruturados, combinados a tecidos mais leves como a seda e o chiffon, para criar um contraponto. As malhas são drapeadas com muito balanço, criadas com fios leves e finos, e os tricôs lembram teias de aranha, tão finos que são quase transparentes. O couro preto cortado a laser (sem tachas!) reforça o tom dramático (não roqueiro!).

    Estampas: Barras assimétricas mas sem acabamentos pontiagudos.

    Look: Desconstruído, em camadas e muitas transparências. Calças volumosas e estruturadas que se confundem com saias e jaquetas desconstruídas com recortes que lembram origami.

    Acessórios: Como estamos num clima de dramatismo, vamos ver muito trabalho com osso e pedraria.

    Fashlets

    Vitral de borboleta ©Reprodução

    O terceiro bloco de tendências, simbolizado pela saída da borboleta do casulo, significa ressurgimento e força de viver e é representado pelo universo esportivo trazido para a vida urbana.

    Se nas temporadas anteriores tivemos a influência do ballet com roupas suaves e com corpos esguios, nesta temporada passamos a olhar para outros esportes.

    Cores: O laranja é utilizado como cor que significa fogo – muitas vezes aparece até em camadas e manchado. O turquesa saturado vai ser uma das cores fortes durante esta temporada, assim como o azul cobalto e o rosa chiclete.

    Tecidos: Todas estas cores vão estar bem visíveis na textura Croco em couro de cores vibrantes e cortes a laser. Telas, tecidos perfurados e neoprene estampado lembram roupa de mergulho e de academia.

    Estampas: Estampas coloridas e jovens. As estampas florais são sci-fi e desenvolvidas com técnicas digitais. A estampa espelho, lembrando a coleção Verão 2010 de McQueen, vai fazer sucesso.

    Look: Os recortes são ergonômicos mostrando as formas do corpo. Não tenha medo de abusar dos conjuntinhos esportivos para sair à rua. A atenção vai estar nas costas, por isso invista nelas.

    Acessórios: Tudo o que tenha zíper e muita cor vibrante ou transparência.

    Crystal Lab

    Cristais de quartzo ©Reprodução

    Este bloco, já fora da metáfora da borboleta, é uma celebração da vida e do milagre que ela representa.

    Na arquitetura traduz-se com construções em vidro, que mudam constantemente, tal e qual a consciência humana e a própria vida.

    Assim, este conjunto de tendências representa leveza e renovação.

    Cores: Todas desde que sejam femininas e suaves: verde-água, azul e rosa bebê. Os tecidos iridescentes são os responsáveis por colocar todas as cores no holofote.

    Tecidos: Os tecidos são iridescentes, plastificados e metalizados. São desenvolvidos com alta tecnologia e a estética é forte. Apesar das cores suaves e delicadas, o traço é moderno e cheio de personalidade.

    Estampas: As estampas são combinações florais em harmonia e ainda apliques de flores sobre tela, que novamente remetem ao tridimensional.

    Look: Peças em tricô justo e leve, camisas transparentes com “cara de plástico” e vestidos de tecidos e silhuetas simples.

    Acessórios: A volta dos cristais que representam feminilidade com traços e caimentos marcantes.

    Não deixe de ver
    Sabrina Sato como nova embaixadora da Hope, as denúncias envolvendo a Zara e a H&M e o desmatamento no Brasil, a nova coleção da Dod Alfaiataria e muito mais
    Roberto Cavalli morre aos 83 anos
    Skinny x wide legs: uma preferência geracional?
    COLLAB DO ANO? NIKE E BODE LANÇAM SUA AGUARDADA COLEÇÃO
    Confira o calendário de desfiles da SPFW edição 57
    Anitta, Cher e Demi Moore na abertura da exposição da Dolce & Gabbana, em Milão
    Como Beyoncé ajudou a subir as ações da Levi’s
    Gisele Bündchen no Rio para o lançamento de seu segundo livro, a nova diretora criativa da Bulgari, o brasileiro vencedor de prêmio da Chanel e muito mais
    Contemporâneo Showroom comemora 20 anos com edição na Bienal
    Slingback: o sapato para virar sua aposta agora!