FFW
newsletter
RECEBA NOSSO CONTEÚDO DIRETO NO SEU EMAIL

    Não, obrigado
    Aceitando você concorda com os termos de uso e nossa política de privacidade
    Nina Becker faz estreia confiante nos discos “Azul” e “Vermelho”
    Nina Becker faz estreia confiante nos discos “Azul” e “Vermelho”
    POR Redação

    ninabeckerazulcapaCapa de “Azul”, um dos discos de estreia da cantora Nina Becker ©Caroline Bittencourt

    Foi preciso um prêmio da APCA, um EP, quatro faixas no Myspace, algumas coleções de moda_ ela também é estilista _e um lugar cativo por sete anos na Orquestra Imperial (big band carioca composta também por Moreno Veloso e Kassin), para Nina Becker finalmente lançar, de uma vez, dois discos de estreia: “Azul” e “Vermelho”. Produzidos por Carlos Miranda e Mauricio Tagliari, os CDs foram lançados neste mês pela gravadora paulistana YB.

    A primeira e principal sensação é de alívio: ouvir uma jovem cantora com um bom repertório contemporâneo, que não bebe das fontes óbvias no quesito intérprete-de-MPB, e que trabalha com compositores  como Domenico Lancelotti, Moreno Veloso, Marcelo Callado e Rômulo Fróes_ de longe os melhores da geração atual. Mesmo sendo autora também (nove das vinte faixas são dela), os colaboradores são vitais para Nina; e isso passa longe de ser um problema. Pense no que teria sido de Elis Regina ou Marisa Monte sem seus produtores…

    “Azul” é cristalino e acústico. Começa bem com “Ela Adora”, passa pela bonita “Dans Toi Ilê”, e a confessional “Não Tema”, onde Nina se despe de orgulho e admite um amor em um bolero. Voz afinada e clima de pôr-do-sol carioca. A contemplativa “Janela”, composta em parceria com Domenico tem sua primeira versão aqui. Mas se as são canções acertam o tom individualmente, o conjunto peca pela repetividade; o clima se mantém linear demais e o álbum não decola.

    ninabeckervermelhocapa

    Na contramão veio “Vermelho”. Quente, urbano, gravado ao vivo e dado aos improvisos com a ajuda da banda composta por Gabriel Bubu, Bartolo, Eduardo Mando e Thomas Harres (Quarteto, que já acompanhou Caetano Veloso em turnê). Na primeira metade do disco_ entre “Madrugada Branca” e “Janela”_ a banda faz silêncio (um pouco demais) para Nina, e o ritmo demora a engatar. Mas  engata. Se destacam as bem-humoradas ‘”Toc Toc'” ou “Volte Sempre”, onde ela evoca uma Rita Lee pós-mutantes.

    Mais para o final do disco, “Superluxo”, (que deu nome ao seu primeiro EP) chega com mais pouco mais de (bem-vindo) peso, distorção e guitarra, que continua em “De Amor e Paz”. Uma versão bossanoviana de “Lágrimas Negras”, de Jorge Mautner e Nelson Jacobina, dá mais um momento contemplativo ao disco.

    “Tropical Poliéster” fecha o CD fazendo graça – ao que parece, das cobranças intelectualóides de muita gente por aí. “Você ainda não viu?/Sucesso internacional/A nobre trama/Ao toque clama/Você ainda não viu?”. Se não viu, deveria.

    Myspace: myspace.com/ninabecker

    Twitter: twitter.com/becker_nina

    Não deixe de ver
    Beyoncé recebe prêmio de inovadora no I Heart Radio Awards 2024
    Madonna confirma show gratuito no Rio de Janeiro, na praia de Copacabana
    Jennie, do Blackpink, na nova campanha da Chanel, o aumento dos lucros da Birkenstock, o primeiro perfume da Balmain e muito mais
    Georgina Rodriguez desfila com camisa de CR7 em Paris
    Emma Watson, Solange Knowles, Bruna Marquezine e mais: as celebridades na Milão Fashion Week
    Beyoncé assiste sobrinho desfilar na NYFW
    Taylor Swift, Miley Cyrus, Lana Del Rey, Doja Cat e mais looks do Grammy 2024
    Quem é Gabb? Conversamos com o criador que é o novo hit do fashion Tiktok
    Beyoncé posta novas fotos na Bahia
    Jennie, do Blackpink lança sua marca solo AO Odd Atelier