George Harrison, “o Beatle quieto” ©Reprodução
O mundo está sem George Harrison desde 29 de novembro de 2001, mas o vazio que ele deixou poderá ser parcialmente preenchido ainda este ano, com o lançamento do documentário “George Harrison: Living in the Material World”, dirigido por Martin Scorsese. Living in the Material World é, aliás, nome do quinto álbum solo de Harrison, lançado em 1973, e também de uma canção de sua autoria.
O filme mostra a carreira do guitarrista nos Beatles, sua empreitada solo muito bem-sucedida e a passagem pelo cinema – ele criou uma produtora em 1978 chamada “HandMade Films” –, e será conduzido por narrações de George, com material inédito como fotos e filmagens caseiras que foram fornecidas pelo arquivo da família Harrison. Óbvio que a paixão do guitarrista pelo misticismo indiano, que esteve tão presente em seu trabalho, não será deixada de lado.
+ Assista ao trailer de “George Harrison: Living in the Material World”:
Quem produz o filme ao lado de Scorsese é ninguém menos que Olívia Harrison, viúva de George. “O conhecimento que Martin Scorsese tem sobre George ficou evidente logo na primeira vez que nos encontramos para discutir o projeto. Ele consegue sentir tudo aquilo que constitui George: sua música, suas crenças, sua arte, seu lugar na história dos Beatles e toda a extraordinária vida que teve depois da banda. O incrível filme de Marty encontrou tudo isso e muito mais”, declarou ela, em um comunicado oficial. Para compor o documentário, Olivia disse que gastou “incontáveis horas à procura de notas de seu marido, fitas cassetes e fotos”. Além desse material, entrevistas com Paul McCartney, Eric Clapton, Terry Gilliam, Eric Idle, George Martin, Yoko Ono, Tom Petty, Phil Spector, Ringo Starr e Jackie Stewart também estarão no filme.
Além de Olivia e Martin Scorsese, Nigel Sinclair também está na produção. Ele trabalhou com Scorsese em um filme sobre o músico Bob Dylan, “No Direction Home”. Sobre o projeto, o cineasta declarou como um “trabalho de amor”, pois sempre fora um admirador das músicas e do próprio Harrison.
+ Ouça “Living in the Material World”, de George Harrison:
“George Harrison: Living in the Material World” foi comprado pela HBO dos EUA, que vai exibir o documentário como um especial de duas partes, em 5 e 6 de outubro. Mas, ainda bem, o filme rodará festivais pelo mundo, começando pelo New York Festival, que acontece de 30 de setembro a 16 de outubro.
Enquanto isso, relembre George em alguns filmes com os “FAB four” de Liverpool: “A Hard Day’s Night” (1964) e “Help!” (1965), com direção de Richard Lester, “Magical Mystery Tour” (1967), a animação “Yellow Submarine” (1968) e o documentário “Let It Be” (que ganhou o Oscar de Melhor Canção Original), produzidos e dirigidos pelos próprios integrantes da banda.
Há também “I, Me, Mine”, a autobiografia de George Harrison lançada originalmente em 1980, sem versão no português, que leva o nome de uma canção escrita por Harrison, do álbum “Let it Be”.
Cena dos filmes dos Beatles: “A Hard Day’s Night”, “Help!”, “Magical Mystery Tour”, “Yellow Submarine” e “Let It Be” ©Reprodução