FFW
newsletter
RECEBA NOSSO CONTEÚDO DIRETO NO SEU EMAIL

    Não, obrigado
    Aceitando você concorda com os termos de uso e nossa política de privacidade
    “Sombras da Noite”
    “Sombras da Noite”
    POR Redação

    O elenco completo de “Sombras da Noite” ©Reprodução

    Resgatados do ostracismo midiático nos últimos cinco anos, os vampiros se converteram em personagens-fetiche da indústria do entretenimento. Em consequência da possibilidade de enquadrá-los, dramaturgicamente, em tantas categorias da ficção, do terror à comédia, não há estúdio cinematográfico que se negue a produzir algo que os envolva. Tim Burton, que em sua filmografia conta com uma horda de fantasmas, zumbis e alienígenas, no entanto, nunca havia dirigido um longa-metragem que incluísse os míticos sugadores de sangue… até “Sombras da Noite”, que estreia nesta sexta-feira (22.06) em circuito nacional.

    – Trailer de “Sombras da Noite”: 

    Baseado na série de televisão americana “Dark Shadows”, veiculada pela ABC entre 1966 e 1971, o filme traz Johnny Depp – em sua oitava parceria com Burton – como o vampiro Barnabas Collins, que há 200 anos encontrava-se encarcerado em um caixão na cidade de Collinsport, resultado de um feitiço da bruxa Angelique Bouchard, viva por Eva Green. Antes de ser transformado, no entanto, Barnabas era um jovem galanteador, filho de uma família que deixou Liverpool, na Inglaterra, para começar uma nova vida nos Estados Unidos e tornou-se riquíssima no ramo pesqueiro. Rejeitada e trocada por Josette (Bella Heathcote), Angelique se vinga de Barnabas convertendo-o em morto-vivo e enterrando-o para o resto da eternidade.

    Mas Angelique não esperava que, dois séculos mais tarde, o caixão em que Barnabas achava-se sepultado fosse encontrado e o vampiro voltasse, em 1972, à “vida” para reconquistar o prestígio e a riqueza dos Collins, agora decadentemente liderados por Elizabeth Collins Stoddard, interpretada por Michelle Pfeiffer. A mudança cultural, social e tecnológica por que passou o mundo nesses 200 anos em que Barnabas esteve enterrado é o mote para ótimos momentos de “Sombras da Noite”; o confronto do vampiro, de visual oitocentista e linguajar byroniano, com os novos costumes – o comportamento hippie, o rock’n’roll e a liberação feminina – rende passagens realmente cômicas.

    Pôster principal de “Sombras da Noite” ©Reprodução

    Além de Elizabeth, fazem parte dos Collins “contemporâneos”: Roger, interpretado por Jonny Lee Miller; Carolyn Stoddard, a filha insolente e contestadora de Elizabeth vivida por Chlöe Grace Moretz; seu primo David (Gully McGrath) e a agregada Drª. Julia Hoffman (Helena Bonham Carter), psiquiatra do menino que também reside em Collinwood Manor, a mansão decaída da família, antigo lar para o qual Barnabas retorna. Como a maioria dos filmes de Burton, “Sombras da Noite” é visualmente um primor gótico: as locações e a fotografia são soturnas, mas lindas; outro destaque é figurino, desenvolvido por Colleen Atwood, outra parceira do diretor desde “Edward Mãos de Tesoura”.

    A dificuldade que “Sombras da Noite” encontra é a compressão de uma história que rendeu exatos 1.225 episódios na série de televisão em 112 minutos de filme, responsabilidade atribuída ao roteirista Seth Grahame-Smith, autor do livro “Orgulho e Preconceito e Zumbis”. Apesar de não poder ser incluída no panteão das obras-primas da dupla Burton-Depp, como o já citado “Edward Mãos de Tesoura” e “Ed Wood”, o longa-metragem mantem-se fiel ao espírito de ambos e é, de forma incontestável, superior à maioria do que vem sendo produzido em Hollywood. As aparições especiais de Alice Cooper e Christopher Lee acrescentam ainda mais fascínio à película e fazem lembrar, ao menos os que conhecem as primeiras obras do diretor americano, o icônico Vincent Price.

    + Mais imagens de “Sombras da Noite” na galeria:

    Não deixe de ver
    Beyoncé recebe prêmio de inovadora no I Heart Radio Awards 2024
    Madonna confirma show gratuito no Rio de Janeiro, na praia de Copacabana
    Jennie, do Blackpink, na nova campanha da Chanel, o aumento dos lucros da Birkenstock, o primeiro perfume da Balmain e muito mais
    Georgina Rodriguez desfila com camisa de CR7 em Paris
    Emma Watson, Solange Knowles, Bruna Marquezine e mais: as celebridades na Milão Fashion Week
    Beyoncé assiste sobrinho desfilar na NYFW
    Taylor Swift, Miley Cyrus, Lana Del Rey, Doja Cat e mais looks do Grammy 2024
    Quem é Gabb? Conversamos com o criador que é o novo hit do fashion Tiktok
    Beyoncé posta novas fotos na Bahia
    Jennie, do Blackpink lança sua marca solo AO Odd Atelier
    FFW