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    POR Camila Yahn

    Editorial na “Interview” fotografado por Mikael Jansson ©Reprodução

    As Olimpíadas, que terão início no dia 27 de julho em Londres, despertaram a atenção do mundo ao longo do ano, e alimentaram a imaginação para que fossem criados produtos, acessórios e peças de arte, todos com inspiração olímpica ou britânica. Já tínhamos mostrado a linha de acessórios e sapatos inspirados nas cores das medalhas olímpicas da Miu Miu e a linha sport de inspiração londrina criada pela Gucci, mas existem vários outros itens frutos da inspiração no tema. O Stylesight reuniu o resultado dessas inspirações, como uniformes para as equipes que representarão cada país assinados por nomes como Prada, Giorgio Armani, Stella McCartney e Ralph Lauren, páginas de editoriais em revistas, eventos e roupas dirigidas ao consumidor; parece que a chama olímpica brilha um pouco em todas as áreas.

    Stella McCartney foi a responsável pela criação dos uniformes da Team GB, a equipe britânica, em parceria com a Adidas, que forneceu todas as tecnologias de ponta. Inspirado na Union Jack, nome dado à bandeira do Reino Unido, o uniforme junta design com patriotismo. Mas não foi só a equipe britânica que ganhou uniformes assinados por um nome forte. A Ralph Lauren desenhou para os membros da equipe olímpica norte-americana os uniformes de lazer para serem usados durante o evento por toda a equipe, enquanto que a Giorgio Armani fará o mesmo para a equipe italiana e a Prada se responsabilizará pelos uniformes da “Sailing Team” –  equipe de vela – do mesmo país.

    Os uniformes criados pela Ralph Lauren ©Reprodução

    Mas se você pensa que isto se restringe ao recinto olímpico, não se engane. Tanto a Ralph Lauren quanto a Adidas terão disponíveis para o consumidor réplicas das linhas olímpicas. Mas o espírito competitivo não inspira só roupas esportivas. Várias marcas e lojas de departamento lançaram itens que rementem ao evento ou à cidade que o recebe este ano. A Lacoste, por exemplo, criou uma linha das suas polos, cada uma com o seu símbolo, o crocodilo, bordado com as cores da bandeira de cada um dos países participantes.

    As variações do crocodilo da Lacoste ©Reprodução

    Os acessórios são também exemplos importantes de produtos inspirados nas Olimpíadas. Desde toucas de natação da Speedo até relógios Omega e carteiras Jimmy Choo, todos respeitam a paleta das três cores obrigatórias: azul, branco e vermelho.

    Acessórios inspirados nas Olimpíadas: carteira Jimmy Choo, relógio Ómega, óculos Oakley e touca Speedo ©Reprodução

    Os tênis, itens já considerados esportivos, não precisam fazer grandes esforços para se integrarem na categoria “olímpica” – basta entrarem na dança das três cores ou fazer referência a algum evento relativo ao tema. A New Balance, que já oferecia várias opções nestas cores, aproveita para lhes dar um empurrão extra com uma maior exposição em loja, enquanto que a Adidas criou um conjunto de tênis ao qual chamou de “Great Britain Pack”, para deixar claras as suas intenções. Já a Nike optou por um revival de um dos tênis usados nas Olimpíadas de Atlanta de 1996, o Nike Air More Uptempo.

    O trio de tênis criados pela Adidas para as Olimpíadas ©Reprodução

    As plataformas de mídia, quer sejam online ou impressas, abraçam o espirito com editoriais de inspiração esportiva. A edição de junho da “Vogue” americana dedicou várias páginas aos atletas da equipe dos Estados Unidos fotografados juntamente com a modelo Karlie Kloss. Já a “Elle” britânica imprimiu na sua capa da edição de julho o embaixador da equipe britânica, David Beckham, enquanto que a revista “Interview” publicou um editorial fotografado por Mikael Jansson, prestando homenagem aos esportes aquáticos de salto e natação.

    Editorial da “Vogue” americana fotografado por Annie Leibovitz ©Reprodução

    Editorial da “Vogue” americana fotografado por Annie Leibovitz ©Reprodução

    Editorial da “Vogue” americana fotografado por Annie Leibovitz ©Reprodução

    David Beckham na capa da “Elle” ©Reprodução

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