Leonardo DiCaprio interpreta um vilão no novo filme de Tarantino ©Reprodução
Depois de “Pulp Fiction” (1994), qualquer filme que receba um toque de Tarantino entra automaticamente para a lista dos possíveis clássicos imediatos. Rei dos diálogos casuais e das referências ao cinema oriental, o diretor americano mal anunciou o título e o elenco de “Django Livre” no ano passado e este já entrou para a lista dos mais esperados da década.
Veja o primeiro trailer (com aquele toque funk característico do Pulp Fiction):
Não é para menos, na equipe de atores estão nomes como Leonardo DiCaprio, Samuel L. Jackson, Christoph Waltz (excelente em “Bastardos Inglórios”), Kurt Russell, Jamie Foxx, Kerry Washington e Don Johnson. Mas é claro que apenas isso não justifica, afinal de contas, pode-se dizer que Tarantino é um diretor invicto no que diz respeito a nunca ter errado a mão. Talvez “Grand Hotel” (1995) – ele dirigiu apenas ¼ do filme – não tenha recebido a devida aclamação e também “Jackie Brown” (1997) não seja um de seus filmes mais lembrados, mas ninguém pode questionar a excelência de cada um deles.
Christoph Waltz e Jamie Foxx em uma das duas imagens que foram liberadas de Django Livre ©Reprodução
No decorrer de 2011, fãs entusiasmados compilaram informações sobre o enredo de “Django”, que comprova o desejo de Tarantino em se aventurar em novos territórios. Depois da guerra e história em “Bastardos Inglórios” (2009), é chegada a vez do Western. DiCaprio também irá se aventurar fazendo um papel de vilão. Apesar de já ter colocado a ponta do pé na vilania em “Prenda-me se for Capaz” (2002), “A Ilha do Medo” (2004) e talvez em “Os Infiltrados” (2006), sempre esteve em personagens carismáticos que faziam “maldades” por uma boa causa. Desta vez ele interpreta o dono de uma plantação e dono também de Django, um escravo negro interpretado por Jamie Foxx, que é comprado por um dentista (Christoph Waltz) para ser treinado como um assassino de aluguel. No entanto, o personagem de DiCaprio, Calvin Candie, não gosta da ideia e sequestra a esposa de Django para tentar emprisioná-lo novamente. Pelo que conhecemos dos roteiros de Tarantino, a história não irá terminar com um aperto de mãos.
Pôster já divulgado de “Django Livre” ©Reprodução
Levando em conta a idolatria que o diretor tem por filmes antigos, é possível esperar muitas referências e recriações de cenas dos filmes de faroeste, tanto dos hollywoodianos quanto dos spaghettis. O lançamento no Brasil está previsto para 18 de janeiro de 2013.