Sob um calor de 34º no café Suplicy, em São Paulo, Vanessa Rozan recebeu o portal FFW do seu jeito peculiar: sem cerimônia, com sorriso aberto e a cara de “noite bem dormida”, que, ela garante, é coisa da profissão. “Aproveita que eu estou maquiada para fazer as fotos” (risos). Proprietária do atelier Liceu de Maquiagem (ela já foi maquiadora sênior da gigante M.A.C.), Vanessa é formada em Comunicação Social pela ESPM e Artes Plásticas pela Panamericana – mas sua paixão pelo mundo da beleza veio pouco a pouco.
“Quando me formei, resolvi tirar um ano sabático. Então fiz um curso de cabelo e maquiagem no SENAC, acabei indo trabalhar como vendedora na primeira loja da M.A.C .no Brasil, no Shopping Iguatemi. As pessoas achavam que eu era louca, trabalhando como vendedora. Em pouco tempo passei a ser instrutora da loja, e, mais tarde, maquiadora sênior – a porta-voz da marca no Brasil”.
À bordo da M.A.C., ela assinou a beleza de desfiles em São Paulo, Rio, Nova York e Milão. “Mas eu sempre gostei dessa coisa da educação, da formação profissional“, conta. E foi daí que saiu o conceito do Liceu, que desde fevereiro de 2009 ocupa um espaço na Rua Augusta, quase esquina com Oscar Freire, onde oferece cursos de maquiagem. “Fazer uma maquiagem no rosto de alguém é uma coisa íntima, por isso optei por um espaço pequeno, intimista“.
Pouco antes da temporada de Inverno 2010 começar, Vanessa revelou as 10 coisas que não vive sem. Na sequência:
Gadgets: iPod, Blackberry, Nextel… “Trabalho, né? E-mail o tempo todo, gente ligando o tempo todo. Sou viciada”
Necessáire. “Maquiagem, além de ser coisa de mulher, para mim é trabalho. Não saio sem as minhas coisas, e principalmente, sem pincéis”
Livros. “Eu sempre carrego um livro na bolsa, chego a grifá-los de tão emocionada que fico. Agora, estou lendo “Servidão Humana”, do Maughan“, à venda no Submarino
Lenços. “Como no dia-a-dia eu uso mais jeans e camiseta – ando de moto, então não posso me vestir tão mulherzinha – procuro dar um toque de feminilidade usando os lenços. Desde os mais cafonas aos mais clássicos, tenho uma gaveta cheia”
Chá. ” Não vivo sem chá. Tomo o dia todo, como não tomo café. Gosto de uma loja em paris chamada Palais Du The (64 Rue Vieille du Temple, Paris ), mas na Spicy aqui em São Paulo eles revendem” – Na foto, prateleira de chás da Palais, em Paris. A Spicy você pode encontrar no Shopping Higienópolis, em SP (Av. Higienópolis, 646 – São Paulo – SP)
Amigos. “Tenho um grupo de amigos que é meio como minha família, que eu vejo sempre, sinto saudades sabe como é? [risos]”
Máquinas fotográficas. “Eu tenho uma coleção em casa. São 2 lomos, 2 polaroids, uma analógica, 2 digitais…” – Na foto, os filmes que Vanessa comprou e os que vai revelar em breve
Compras online. “Completamente viciada! Compro roupas, jóias, porcelanas, livros, uma super8… quanto mais você compra, maiores vão ficando as coisas! Uso ebay, adoro um site chamado Etsy…” – Acesse em www.etsy.com
Anéis. “Compro em tudo quanto é lugar. Alguns são de família, outros de mercado de pulgas, outros de feirinhas…Tenho uma gaveta cheia”
Liceu de Maquiagem
Rua Augusta, 2633 loja 9. Jardins, São Paulo
Tel: 11 3083-0500
Siga Vanessa Rozan no twitter: twitter.com/liceudemaquiagem
Acesse o site oficial do Liceu: liceudemaquiagem.com.br
Suplicy Café
www.suplicycafes.com.br
Onde: Alameda Lorena, 1430 – São Paulo – SP
Tel.: (11) 3083.0666