FFW
newsletter
RECEBA NOSSO CONTEÚDO DIRETO NO SEU EMAIL

    Não, obrigado
    Aceitando você concorda com os termos de uso e nossa política de privacidade
    Código de Conduta
    Código de Conduta
    POR Redação

    Muçulmana passa ao lado de uma placa de shopping em Dubai que aconselha a utilização de roupas “respeitosas” ©Reprodução

    Há, entre os ocidentais, a crença de que as mulheres muçulmanas querem ser libertas das tradicionais vestimentas estabelecidas pela doutrina islâmica. Tal convicção, no entanto, está geralmente alicerçada em conhecimento de nível raso sobre a cultura alheia, ou em inquestionável preconceito. Em Abu Dhabi, capital dos Emirados Árabes Unidos (EAU), o número crescente de turistas originou a criação de uma campanha virtual intitulada “UAEDressCode”, que, liderada por Asma al-Muhairi, de apenas 23 anos, solicita às autoridades locais a regulamentação de um código que legisle sobre as roupas que os estrangeiros podem usar em público.

    Os Emirados Árabes Unidos, compostos por sete estados, entre eles Abu Dhabi e Dubai, são considerados moderados em relação à doutrina islâmica. Apesar de terem, obrigatoriamente, que usar a abaya e o niqāb, peças que cobrem quase todo o corpo, as mulheres são bastante ativas, podendo ocupar inclusive cargos de destaque na sociedade local – al-Muhairi, por exemplo, trabalha com marketing. Mas, para elas, liberalismo não significa abandonar os valores religiosos que conduzem os costumes muçulmanos. “Ao ir a um shopping center, vi duas moças vestindo… não posso nem dizer shorts. Era roupa íntima. […] Fiquei parada, pensando: “Por que isso continua? Por que no shopping? Eu vejo famílias. Vejo crianças por perto”, contou al-Muhairi ao “The Huffington Post”, ao ser questionada sobre as razões que a levaram a criar o “UAEDressCode” (“EAU Código de Vestir”, em tradução para o português).

    Inicialmente, al-Muhairi conta que tentou persuadir a organização do shopping a interceder. Sem sucesso, no entanto, juntou-se a amiga Hanan al-Rayes, para, no Twitter, expor sua opinião sobre o assunto. De imediato, ambas receberam comentários favoráveis e, motivadas pelo apoio virtual, lançaram a campanha “UAEDressCode”. A problemática comportamental acontece em virtude do crescimento econômico dos EAU: segundo o “The Huffington Post”, a população residente nesses estados, em especial Dubai e Abu Dhabi, dobrou na última década. Hoje, as nações do Golfo Pérsico não são apenas destinos turísticos, mas locais onde profissionais da Ásia, África, Europa e Oriente Médio encontram trabalho na indústria petrolífera.

    “Acho que em uma região cada vez mais tumultuosa e em uma era de forças globalizantes poderosas e muitas vezes intrusivas, os cidadãos dos EAU estão mais preocupados que suas tradições e valores fundamentais estejam erodindo. […] De certo modo, é uma reação popular às autoridades e líderes que por muitos anos fizeram pouco para verificar essa erosão”, justificou Christopher Davidson, professor da Universidade de Durham, na Inglaterra, ao “The Huffington Post”. O fato é que os EAU já possuem um código que regula como e onde os turistas podem beber, bem como proíbe as demonstrações públicas de afeto; o tamanho das vestimentas, no entanto, é tratado pelo governo e pelos estabelecimentos comerciais como um aconselhamento. E, mesmo nas questões instituídas por lei, a quantidade de violações cresce à medida que aumenta a entrada de estrangeiros na confederação.

    Layout do Twitter da campanha “UAEDressCode” ©Reprodução

    Tais violações, entretanto, só afetam o cidadão “médio” dos EAU quanto invadem ambientes de uso comum, como os já mencionados shoppings. A maioria desses estabelecimentos possui uma política interna que recomenda a seus frequentadores que se vistam de modo “conservador” – ou seja, cubram os ombros e joelhos –, o que é pouco divulgado e, consequentemente, desconhecido por quem vem de outros países. O jornal árabe “Gulf News” procurou a direção do shopping onde al-Muhairi confrontou-se com as turistas; no entanto, os responsáveis pelo local argumentaram que não haveria nada a ser feito enquanto não fossem criadas leis específicas. A campanha empreendida pela jovem não é a primeira a demandar um reforço às regras indumentárias nos EAU, mas o acesso à internet e a popularização das redes sociais viabilizaram que essas mulheres fossem ouvidas (fator essencial, inclusive, para a ocorrência da Primavera Árabe, entre 2010-2012).

    O Twitter da campanha (@UAEDressCode) tem até o momento mais de 3.350 seguidores. O tom adotado não é de inflexibilidade, muito pelo contrário: al-Muhairi é grande apreciadora de filmes ocidentais e dos cafés do Starbucks. Sob o lema “Liberdade e respeito são dados contanto que você não abuse deles”, o que a iniciativa requer é apenas a manutenção dos costumes locais, algo legítimo e que o bom-senso considera imprescindível, já que as tradições e os símbolos culturais não são exclusivos do Golfo Pérsico – e o Brasil está aí para comprovar.

    Não deixe de ver
    Madonna confirma show gratuito no Rio de Janeiro, na praia de Copacabana
    Jennie, do Blackpink, na nova campanha da Chanel, o aumento dos lucros da Birkenstock, o primeiro perfume da Balmain e muito mais
    Georgina Rodriguez desfila com camisa de CR7 em Paris
    Emma Watson, Solange Knowles, Bruna Marquezine e mais: as celebridades na Milão Fashion Week
    Beyoncé assiste sobrinho desfilar na NYFW
    Taylor Swift, Miley Cyrus, Lana Del Rey, Doja Cat e mais looks do Grammy 2024
    Quem é Gabb? Conversamos com o criador que é o novo hit do fashion Tiktok
    Beyoncé posta novas fotos na Bahia
    Jennie, do Blackpink lança sua marca solo AO Odd Atelier
    Beyoncé usa look de 17 mil da Patbo para desembarcar em Salvador