FFW
newsletter
RECEBA NOSSO CONTEÚDO DIRETO NO SEU EMAIL

    Não, obrigado
    Aceitando você concorda com os termos de uso e nossa política de privacidade
    Inspirações, métodos e loucuras da fotografia contemporânea
    Inspirações, métodos e loucuras da fotografia contemporânea
    POR Redação

    A imagem é uma linguagem e o interesse em produzí-la tem relações com a necessidade humana de se comunicar. Comunicar o quê? Queremos dizer por onde passamos, o que vimos, gostamos e o que achamos disso ou daquilo. Vamos dar uma pincelada pelas diferentes maneiras pelas quais os artistas tratam o processo criativo na oitava arte.

    Antes de tudo, é preciso notar que, ao enquadrar um pedaço do espaço e tempo do nosso mundo para congelá-lo em uma imagem bidimensional, fazemos uma edição da realidade, separando um assunto de todo o resto ao seu redor. Como no texto, ao fotografar, revelamos nossa opinião sobre os fatos e pessoas, como uma releitura dos mesmos.

    salvador-dali-philippe-halsman“Dali Atomicus” (1948) por Philippe Halsman, que precisou de 28 tentativas para chegar à imagem desejada

    Seja no fotojornalismo ou na fotografia produzida, participa-se ativamente no que será mostrado como resultado final. No primeiro, como fotógrafo invisível: escondendo-se na multidão, observando e selecionando, como fazia Cartier-Bresson, que já chegou a esconder a câmera com um lenço e fingiu espirrar para soltar o clique. No segundo, dirigindo os elementos pré-selecionados para criar uma mensagem ou estética desejada, como Gregory Crewdson, que utiliza métodos hollywoodianos para produzir suas fotos milionárias.

    gregory-crewdson-winter-2006Uma das fotos de Gregory Crewdson (2006), vendidas a US$ 60 mil cada, sendo gasto US$ 2,9 milhões em sua produção, mostrada no vídeo abaixo, a partir dos 2m30s

    Podemos fazer parte ou não do mundo que desejamos mostrar. Larry Clark fotografou cenas do seu dia a dia, usando drogas com os amigos em Tulsa. O resultado foi uma exposição da juventude americana subversiva dos anos 60. Sally Mann mostrou de forma polêmica seus próprios filhos brincando em sua casa de campo, retratando de maneira nua e crua os principais elementos da infância: felicidade, medo, diversão, violência e conhecimento da sexualidade.

    candycigarette-sallymannCandy Cigarette (1989) em “Immediate Family”, de Sally Mann

    Já Susan Meiselas dizia: “A câmera é uma desculpa para estar em um lugar em que você não pertence. Ela me dá tanto um ponto de conexão quanto um ponto de separação”. É assim que podemos ver Robert Capa descendo de uma embarcação, armado com uma câmera em volta de homens armados com metralhadoras no Dia D, durante a Segunda Guerra Mundial.

    robert-capa-dia-dFoto de Robert Capa durante a invasão da Normandia (1944)

    Fomos culturalmente ensinados a ler com imagens, embora não seja tão óbvio quanto em um texto, já que a leitura de uma foto não se dá através de regras gramáticas, mas sim por meio de experiências culturais ou pessoais. Gostamos daquela rua que nos lembra da primeira vez em que andamos de bicicleta, ou então aquele senhor que se parece com nosso avô. Assim, fazemos referências com as cores, formas, pessoas e cenários, montando nossas próprias mensagens através de imagens que vemos e fazemos.

    Conheça mais alguns fotógrafos, invisíveis ou ativos em seus meios, que conseguiram extrair a essência da linguagem poética na fotografia:

    Não deixe de ver
    Beyoncé recebe prêmio de inovadora no I Heart Radio Awards 2024
    Madonna confirma show gratuito no Rio de Janeiro, na praia de Copacabana
    Jennie, do Blackpink, na nova campanha da Chanel, o aumento dos lucros da Birkenstock, o primeiro perfume da Balmain e muito mais
    Georgina Rodriguez desfila com camisa de CR7 em Paris
    Emma Watson, Solange Knowles, Bruna Marquezine e mais: as celebridades na Milão Fashion Week
    Beyoncé assiste sobrinho desfilar na NYFW
    Taylor Swift, Miley Cyrus, Lana Del Rey, Doja Cat e mais looks do Grammy 2024
    Quem é Gabb? Conversamos com o criador que é o novo hit do fashion Tiktok
    Beyoncé posta novas fotos na Bahia
    Jennie, do Blackpink lança sua marca solo AO Odd Atelier
    FFW