Exposição Brazil: Creating Fashion for Tomorrow acontece em Londres
Projeto dá espaço para designers com viés socioambiental de 15 a 19 de setembro na capital britânica.
Exposição Brazil: Creating Fashion for Tomorrow acontece em Londres
Projeto dá espaço para designers com viés socioambiental de 15 a 19 de setembro na capital britânica.
Dedicado a apresentar iniciativas sustentáveis e inovadoras, a exposição Brazil: Creating Fashion for Tomorrow tem seu evento de abertura no dia 14 de setembro logo coincidindo com o início da London Fashion Week na capital inglesa. A exposição quer evidenciar os materiais e o artesanato brasileiro contando a história do país dentro da indústria ecológica, além de discutir o papel social-sustentável do Brasil na moda global.
O projeto é uma colaboração da Embaixada do Brasil em Londres com a empresa de cosméticos Simple Organic e vai reunir uma seleção de vestuários, joias e calçados. Serão apresentados os trabalhos de quatorze criadores entre eles Clements Ribeiro, Karoline Vitto, João Maraschin, Renata Brenha e Waiwai Rio. O projeto de cenografia leva a assinatura de Pier Balestrieri e Sergio Fuentes.
“A exposição destaca estilistas brasileiros radicados em Londres que tem se empenhado em encontrar uma nova forma de pensar e fazer moda, experimentando novos materiais, promovendo upcycle, ressignificando materiais parados em estoques (que, como o inglês bem define, são chamados de deadstock fabrics). Ao visitar esses ateliês aqui, fiquei realmente surpresa com a consistência e qualidade do trabalho desses estilistas”, nos conta Lilian Pacce, uma das responsáveis pelo projeto ao lado de Camila Villas e Marilia Biasi.
As soluções sustentáveis presentes na exposição vem da parceria entre a Brazilian Eco Fashion (Semana Brasileira de Moda Sustentável) e o Instituto Febre, que apresentam alternativas para moda dentro do setor de produção – além da própria Simple Organic que fornecerá à exibição respostas de beleza limpa e vegana. Empresas como Bottletop e a Veja também se juntam ao evento.
No dia 18, também acontecerão painéis de discussão sobre soluções pioneiras dentro da indústria têxtil, por meio da colaboração da Textiles Circularity Centre, centro de pesquisa da Royal College of Art em Londres com a Universidade de São Paulo (USP).