Telfar e Libéria
As Olimpíadas como ferramenta de imagem de moda
Telfar e Libéria
As Olimpíadas como ferramenta de imagem de moda
Por: Will Cerqueira (@willcerqueiira)
Os jogos olímpicos são a oportunidade perfeita de ver manifestações de moda dentro de diferentes esportes, que além dos mais populares como o futebol, também recebem um investimento significativo esteticamente e culturalmente, de um ponto de vista geral, nas delegações, diversas marcas e grifes costumam fazer modelos personalizados que são usados em diferentes ocasiões das olimpíadas, desde a cerimônia de abertura, passando por conjuntos casuais para serem usados na vila olímpica e na cerimônia de premiação e por fim no encerramento do evento.
Na última edição dos jogos em Tóquio, a grife de bolsas Telfar teve um direcionamento inédito dentro da sua abordagem criativa, produzindo todos os modelos usados pela delegação da Libéria, que era composta por apenas três atletas, todos competindo no atletismo, a iniciativa do desenvolvimento das peças para a equipe da Libéria veio diretamente do criador da marca, Telfar Clemens, que possui descendência com o país do oeste africano.
A coleção apresentou modelos apostando em uma modelagem unissex, explorando as cores do país de forma que criasse uma conexão entre a abordagem de moda e qualidade da marca junto a identidade nacional do país, por conta de todos os atletas que representaram a Libéria serem do atletismo, as peças seguiram uma linha voltada para o esporte, com produtos mais justos e que fossem confortáveis para os treinos e competições, além de também trazer também peças com referencias das batas longas africanas que foram usadas nas cerimônias de abertura e encerramento das olimpíadas.
Junto com as peças a marca bancou a viagem e estadia de todos os atletas do país durante os jogos, a relação que iniciou durante a edição de Tóquio em 2021, mostrou-se um sucesso cultural pela proximidade criada pela marca junto ao país, e também pelo lado da moda, onde houve uma abordagem diferente da convencional para as roupas utilizadas no esporte durante as competições e fora delas. O olhar e a atenção das marcas em países com menor atenção midiática levanta um ponto interessante da moda nas olimpíadas, com nações que possam receber um investimento maior e uma abordagem de moda interessante, independente da motivação, seja por ligações culturais, artísticas ou comerciais.