21.08.2019 / Fotografia / por

As novidades e os destaques da 13ª edição da SP-Foto, que acontece no shopping JK Iguatemi

Começa nesta quarta (21.08) a 13ª edição da SP-Foto – Feira de Fotografia de São Paulo. A feira, que vai até o dia 25, ocupa toda a área de eventos do shopping JK Iguatemi e reúne galerias, museus e editoras que atuam com fotografia no país.

Entre os 43 expositores, estão as galerias Fortes D’Aloia & Gabriel, Mendes Wood DM, Vermelho, Mario Cohen, Silvia Cintra + Box 4, Luciana Caravello e Luciana Brito. Já a LAMB Arts (Londres), a Galería Zielinsky (Barcelona) e a Almeida e Dale+ Leme/AD (São Paulo) estreiam nesta edição.

O evento reúne obras de artistas em efervescência, de jovens a consagrados, nacionais e internacionais, e traz também ações paralelas que permitem um mergulho na fotografia contemporânea através de talks e visitas a ateliês.

Além disso, o evento intensifica o interesse internacional pela fotografia brasileira convidando sete especialistas estrangeiras ligadas a instituições renomadas de arte contemporânea. As curadoras Margot Norton (New Museum, EUA), Barbara Tannenbaum (Cleveland Museum, EUA) e Julieta González (Jumex, México) vem a São Paulo para participar da série de talks da SP-Foto.

Destaques

A Mendes Wood DM apresenta imagens singulares de duas figuras históricas da arte norte-americana: uma série em cores da fotógrafa Francesca Woodman (uma referência forte para muitos fotógrafos de moda), expostas em 2017 na Fondation Henri Cartier-Bresson em Paris. Os artistas brasileiros Luiz Roque e Sofia Borges também se participam na seleção da galeria.

Cinthia Marcelle / Cortesia SP-Foto
Cinthia Marcelle / Cortesia SP-Foto

A Vermelho destaca as artistas Cinthia Marcelle, única brasileira com menção honrosa na Bienal de Veneza, e Ana Maria Tavares, que apresenta obra inédita da série Skena in acqua, com fotografias bordadas.

Já o britânico Martin Parr retrata com humor e sarcasmo os costumes da contemporaneidade em uma exposição no espaço da Galeria Lume.

Caio Reisewitz (Luciana Brito Galeria) reflete acerca de tragédias socio ambientais que colocam em risco a vida do planeta. Em outra chave, tanto Janaina Tschäpe (Fortes D’Aloia & Gabriel) como Luciana Magno (Janaina Torres) registram performances que relacionam o mundo interior e a natureza exterior.

A MaPa mostra obras vintage da coleção de Kim Esteve, um dos maiores colecionadores de arte do Brasil, com artistas como Helmut Newton e Larry Clark.

David Bowie por Helmut Newton / Cortesia SP-Foto
David Bowie por Helmut Newton / Cortesia SP-Foto

Talks & Meet the Artists

O Talks abriga encontros entre curadores, galeristas, artistas e colecionadores, que refletem a respeito das tendências no fazer fotográfico e compartilham práticas e pesquisas. As conversas acontecem à tarde, nos dias 22 e 23 de agosto (quinta e sexta).

Com mediação do escritor e curador Miguel Del Castillo, a curadora norte-americana Margot Norton, à frente da próxima trienal do New Museum, de Nova York, e o arquiteto Guilherme Wisnik, autor da obra Dentro do nevoeiro, conversam sobre o impacto da contemporaneidade digital nas imagens e os desdobramentos sociais consequentes desse movimento.

Em diálogo com o jornalista e pesquisador Ronaldo Entler, a venezuelana Julieta González, do Museo Jumex (México), analisa como artistas contemporâneos, como Rosângela Rennó e Wolfgang Tillmans, se apropriam da fotografia para construírem seus trabalhos. González já fez parte da equipe de curadoria do Whitney Museum (Nova York) e da Tate Modern (Londres), onde expandiu de forma significative o acervo de arte latino-americana e, mais especificamente, brasileira.

Bárbara Wagner & Benjamin de Burca / Cortesia SP-Foto
Bárbara Wagner & Benjamin de Burca / Cortesia SP-Foto

Já o Meet The Artists tem a participação dos artistas Bárbara Wagner & Benjamin de Burca (representantes do Brasil na atual Bienal de Veneza) e Mauro Restiffe, todos representados pela Fortes D’Aloia e Gabriel, que encontram o público no último dia de feira, 25 de agosto.

O Talks e o Meet the Artists são atividades gratuitas e acontecem no Cubo, novo espaço para eventos situado no 3º andar do Shopping JK Iguatemi. Quem não conseguir ir, pode acompanhar a transmissão ao vivo, feita em parceria com o portal Terra.

Setor editorial

Pela primeira vez, a SP-Foto tem um setor dedicado às principais editoras voltadas a produção de fotolivros e outras publicações relacionadas à fotografia, com a proposta de oferecer prints e livros especiais com valores acessíveis ao público. Editoras com forte presença no mercado, como a Cobogó e a Taschen, participam ao lado da BEI Editora, Editora Madalena, Fotô Editorial, Lovely House, Terra Virgem e YOW.

Serviço

SP-Foto @ Shopping JK Iguatemi | 3º piso
Abertura: quarta-feira, 21.08, das 17h às 21h
Funcionamento: de quinta a sábado (22, 23 e 24), das 14h às 21h; e domingo (25), das 14h às 20h (entrada gratuita)

Talks
22 de agosto, quinta-feira
Margot Norton e Guilherme Wisnik | Das 17h às 18h30
Barbara Tennenbaum e Mario Cohen | Das 19h às 20h

23 de Agosto, sexta-feira
Julieta González e Ronaldo Entler |Das 19h às 20h

Meet the Artists
25 de agosto, domingo
Mauro Restiffe | Das16h às 17h
Bárbara Wagner & Benjamin de Burca |Das 17h30 às 19h

 

 


Relacionadas


Veja Também

Assine a newsletter do FFW

Seja o primeiro a ter acesso a conteúdos exclusivos. Nós chegaremos ao seu email semanalmente quando tivermos algo realmente cool e relevante para dividir.

×