27.01.2020 / Fotografia / por

Cobertura: conheça o projeto criativo que foge dos modelos tradicionais de campanha e ensaios de moda

Durante 48 horas em um telhado no centro de São Paulo, a fotógrafa Cassia Tabatini e o diretor de arte Marcelo Alcaide deram início ao projeto Cobertura, uma parceria criativa que busca fugir dos modelos formatados de campanha ou ensaio de moda. Cassia é colaboradora do FFW e da FFWMAG.

Em seus trabalhos, “a presença de amigos, modelos e convidados se misturam, criando uma articulação única a partir de diversos corpos que fogem das centradas normas hétero-cis-branco-burguesas”.

O primeiro projeto da dupla girou em torno da francesa Courrèges, que marcou a história da moda com sua visão disruptiva para a década de 1960. Marcelo era diretor criativo da grife, o que acabou sendo um ponto de partida e de conexão para o ensaio de estreia. A marca deu acesso às roupas e postou o resultado em suas redes sociais.

Continuando seus experimentos visuais, novas marcas foram trazidas para perto, para esse mesmo formato de colaboração: elas dão acesso às roupas para eles fotografarem e construírem um trabalho expositivo conceitual e autoral. Telfar, Y-3 e Random Identities estão entre as novas parceiras do Cobertura com fotos que foram feitas na virada de 2019 para 2020.

A ideia do projeto é ampliar o conceito de ‘laje’ e seu espírito subversivo, na efetivação de um espaço livre de lazer.

Então essa parceria criativa pode se dar de diversas formas. Pode ser uma exposição multidisciplinar e multiplataforma como também a direção criativa de uma campanha, pode ser uma ação, um happening, uma collab…

Happenings

As atividades de expansão desta rede começaram em janeiro deste ano com um workshop de técnicas de impressão em silkscreen com o artista Fabio Kawallys na Cartel 011.

No dia 28.01, a ocupação da Cobertura (formato exposição + performance) chega ao espaço da Carpintaria, galeria da Fortes d’Aloia e Gabriel no Rio de Janeiro, e dia 01 e 02 de fevereiro acontece na Casa Triângulo, em São Paulo.

Já no dia 07.02 haverá uma apresentação do projeto no Esponja, um espaço de residência e eventos no largo do Arouche, também em SP.

O Cobertura também visa a elaboração de uma coleção cápsula com a Cartel O11, ações junto ao centro cultural e abrigo LGBTQI+ CASA 1, em São Paulo, além de exposições itinerantes planejadas para acontecer em Los Angeles, Berlim, Paris e Lisboa.

Siga o Cobertura no Instagram para acompanhar os eventos e atualizações do projeto.


View this post on Instagram

Antonio, Rio de Janeiro 2019.

A post shared by COBERTURA (@cob.ertura) on


Relacionadas


Veja Também

Assine a newsletter do FFW

Seja o primeiro a ter acesso a conteúdos exclusivos. Nós chegaremos ao seu email semanalmente quando tivermos algo realmente cool e relevante para dividir.

×