HomeNewsModa
ModaNotíciasStreet StyleRed CarpetShooting
ColeçõesBelezaCultura
CulturaArteMúsicaCinema & TVDesignGenteViagem
FFW AmaFFW Aprender


HomeNewsModa
ModaNotíciasStreet StyleRed CarpetShooting
ColeçõesBelezaCultura
CulturaArteMúsicaCinema & TVDesignGenteViagem
FFW AmaFFW Aprender

HomeNewsModaColeçõesBelezaCulturaFFW AmaFFW Aprender
ModaNotíciasStreet StyleRed CarpetShooting
CulturaArteMúsicaCinema & TVDesignGenteViagem
 

Ícones da fotografia: a figura feminina através das lentes de Peter Lindbergh

27.07.2012 / Fotografia / por FFW

©Peter Lindbergh/Reprodução

Peter Lindbergh construiu para si uma obra composta por imagens que transcendem o tempo. Participante ativo do fenômeno das supermodelos que dominaram a década de 1990, o alemão manteve-se na vanguarda produzindo não apenas fotografias impactantes, mas documentários e filmes sobre criatividade, auto expressão e até sobre a coreógrafa Pina Bausch. Lindbergh é, indiscutivelmente, um dos nomes mais relevantes da moda contemporânea e, ao colaborador com títulos como “Vogue” e “Harper’s Bazaar”, desenvolveu um olhar único sobre a beleza feminina.

Peter Lindbergh ©Reprodução

Apesar do interesse tardio pela fotografia, que se deu somente em 1971, Lindbergh desde cedo se dedicou à prática artística, sobretudo à pintura. Nascido Peter Brodbeck em 23 de novembro de 1944 em Lissa, que à época fazia parte da Alemanha (hoje a cidade retornou ao seu nome original, Leszno, e integra a Polônia), Lindbergh mudou-se com a família poucos meses depois para Duisburg, localizada na Renânia do Norte-Vestfália, onde passou a infância e adolescência. Aos 18 anos, após um período trabalhando como vitrinista em uma rede de departamentos, transladou-se para Lucerna, na Suíça, mas permaneceu no país por apenas oito meses.

Após deixar a Suíça, Lindbergh mudou-se para Berlim, onde iniciou uma série de cursos noturnos na Academia de Belas Artes; paralelamente, o fotógrafo empreendia trabalhos casuais para se sustentar. O período na capital da Alemanha, no entanto, não durou muito: perseguindo os passos de seu ídolo, Vincent van Gogh (1853-1890), Lindbergh foi de carona a Arles, na França. “Eu preferia buscar ativamente as inspirações de van Gogh a pintar melões na faculdade de Belas Artes. O teto da casa em que eu morei [em Arles] pode ser visto em um dos quadros de van Gogh”, justificou na biografia disponibilizada em seu site oficial. Depois de Arles, Lindbergh continuou sua peregrinação e durante dois anos viajou por vários países, entre eles Espanha e Marrocos.

As três primeiras capas são das edições de março de 1990, janeiro e setembro de 1992 da  “Vogue” britânica. Abaixo, capa da “Vogue” chinesa de novembro de 2011, “Vogue” alemã de abril de 2012 e “Vogue” americana de agosto de 2012 ©Peter Lindbergh/Reprodução

As capas da “Numéro” de fev/2010, “Le Monde Magazine” de outubro/2011 e revista “Stern” edição 21 ©Peter Lindbergh/Reprodução

De volta à Alemanha em 1967, Lindbergh começou a estudar pintura livre na Faculdade de Belas Artes de Krefeld, situada na Renânia do Norte-Vestfália, mesma região em que havia morado anteriormente. Ainda como estudante, em 1969, realizou sua primeira exposição como pintor na galeria Denise René – Hans Mayer, mas pouco depois abandonou o curso, apenas um ano antes de graduar-se. Em 1971, Lindbergh passou a trabalhar como assistente do fotógrafo Hans Lux, em Düsseldorf; assim, acidentalmente, surgiu o fascínio pela profissão, que após dois anos de experiência adotou para si próprio. As características que, nestas quase quatro décadas de carreira, converteram-se em marcas de Lindbergh, como a preferência pelas imagens em branco e preto, já se mostravam em 1973, quando ainda era um mero desconhecido.

Em 1977, Willy Fleckhaus, diretor de arte da revista “Twen”, contratou Lindbergh para fotografar o que viria a ser seu primeiro editorial de moda. Logo depois, seguiu-se um ensaio de 14 páginas para a “Stern”. Mas foi apenas em 1978, com a mudança para Paris, que Lindbergh conseguiu sua grande oportunidade ao estabelecer uma bem-sucedida – e duradoura – parceria com a “Vogue”, em especial com as edições italiana, a primeira a recrutá-lo; britânica, alemã, americana e, mais recentemente, chinesa. Em 1985, o Victoria & Albert Museum selecionou parte da obra de Lindbergh para integrar a exposição “Shots of Style” e, no ano seguinte, a Comme des Garçons realizou no Centro George Pompidou, em Paris, sua primeira mostra individual, intitulada “Mode et Photo”.

A capa de estreia de Anna Wintour na “Vogue” americana, em novembro de 1988, e a capa icônica da “Vogue” britânica de janeiro de 1990 ©Peter Lindbergh/Reprodução

Dez anos após a mudança para Paris, em 1988, e com trabalhos publicados em veículos renomados, como “The New Yorker”, “Vanity Fair”, “Allure” e “Rolling Stone”, Anna Wintour convocou Lindbergh para fotografar sua capa de estreia como editora-chefe da “Vogue” americana, na edição de novembro do título. Foi com a “Vogue” britânica, no entanto, que o alemão desenvolveu as imagens mais icônicas de sua carreira: em janeiro de 1990, foi lançada a revista em que as supermodelos Naomi Campbell, Linda Evangelista, Tatjana Patitz, Christy Turlington e Cindy Crawford se reuniram em um editorial todo em branco e preto, ambientado nas ruas de Nova York. O ensaio, além de ter entrado para a história da moda contemporânea, originou o documentário “Models, The Film”, primeiro filme dirigido por Lindbergh.

Já estabelecido – e muito requisitado – internacionalmente, ele assinou em 1992 um contrato de exclusividade de quatro anos com a “Harper’s Bazaar” americana, que à época era comandada pela editora britânica Liz Tilberis. O acordo, que se especula ter extrapolado os sete dígitos, afastou o fotógrafo por 18 anos das publicações da Condé Nast. Em outubro do mesmo ano, a exposição “Smoking Women” foi inaugurada na galeria Gilbert Brownstone, em Paris; e, em 1994, Lindbergh ganhou sua primeira retrospectiva no Bunkamura Museum of Art, em Tóquio. Ainda na década de 1990, entre muitos trabalhos realizados destacam-se o livro “10 Women”, publicado em 1996 com prefácio escrito por Karl Lagerfeld; o calendário Pirelli, também de 1996; o comercial que dirigiu para a Lancôme, com Isabella Rossellini; e o vídeo “Missing You”, de Tina Turner.

– “Missing You”, de Tina Turner com direção de Peter Lindbergh:

Wim Wenders, em 1998, escreveu um texto intitulado “About Peter Lindbergh”, que foi utilizado como prefácio no livro “Stories”, de 2002. Na dissertação, o diretor alemão se questiona como Lindbergh consegue transformar qualquer um através de suas lentes, e finaliza afirmando que a alma de um fotógrafo aparece em suas imagens, e é essa a razão da beleza transcendental do trabalho de Lindbergh, que é dono de personalidade e sorriso genuinamente cativantes. Também em 2002, Lindbergh produziu pela segunda vez o calendário Pirelli, mas, ao contrário do que é habitual no projeto, a edição trouxe apenas atrizes em suas páginas, não modelos. Antes, entre 2000 e 2001, lançou o documentário de 30 minutos “Inner Voices”, que venceu o prêmio do Festival Internacional de Cinema de Toronto, e o filme “Pina Bausch – Der Fensterputzer”, desenvolvido para a emissora britânica Channel 4.

A atriz Jaime King em fotografia da edição de 2002 do calendário Pirelli ©Peter Lindbergh/Reprodução

Já vivendo na França por mais de 30 anos, Lindbergh recebeu em 2001 a condecoração de Cavaleiro da Ordem das Artes e das Letras, uma das maiores honrarias do país. Ao lado de Holly Fisher, o fotógrafo dirigiu seu quarto filme, “Everywhere at Once”, narrado por Jeanne Moreau e lançado no Festival de Cinema de Cannes de 2007. Na mesma década, além dos excepcionais trabalhos já mencionados, Lindbergh teve parte de sua obra incluída na exposição “Model As Muse” (2009), do Metropolitan Museum of Art (MET), em Nova York. Ainda em 2009, Lindbergh foi convidado pela edição alemã da “Vogue” a produzir um ensaio especial para o número de aniversário de 30 anos da revista, o que rendeu um editorial de 120 páginas, posteriormente indicado ao prêmio Lead.

Reese Witherspoon na “Vogue” americana de abril de 2011 ©Peter Lindbergh/Reprodução

No entanto, foi apenas em 2010 que Lindbergh voltou a fotografar para a “Vogue” americana, após um hiato de 18 anos; a partir de então, o alemão tem colaborado frequentemente com a revista. Entre abril e maio de 2011, o Centro de Arte Contemporânea Ullens, de Pequim, organizou uma instalação gigante da obra do alemão, intitulada “The Unknown”, que atraiu mais de 70 mil visitantes e originou o curta-metragem “The Unknown – The Chinese Episode”. Seja em branco e preto ou em cores, nas páginas de publicações editoriais ou nas paredes de galerias, Peter Lindbergh é um dos maiores ícones da fotografia de moda contemporânea: por meio de seu trabalho é possível acompanhar a evolução do segmento, estética e comercialmente, além de ser uma verdadeira ode à figura feminina.

Veja mais da série “Ícones da Fotografia”:

– Robert Capa
– Deborah Turbeville
– Patrick Demarchelier
– Paolo Roversi
– German Lorca
– Nick Knight
– Steven Meisel
– Tim Walker
– David Bailey
– Helmut Newton
– Mario Testino 

+ Veja na galeria abaixo mais imagens de Peter Lindbergh:


Galeria de Fotos

Ver fotos
Tatjana Patitz na capa da ''Vogue'' britânica de novembro de 1989
Fotografia publicada na ''Rolling Stone'', em 1989
Cindy Crawford, Tatjana Patitz, Helena Christensen, Linda Evangelista, Claudia Schiffer, Naomi Campbell, Karen Mulder e Stephanie Seymour em imagem publicada na ''Vogue'' americana de setembro de 1991
Linda Evangelista e Hugh Grant em editorial para a ''Harper's Bazaar'' de novembro de 1992
Compartilhe este conteúdo

Relacionadas

Ver todas
maxresdefault-1
Fotografia

Mestre da fotografia, Peter Lindbergh falece aos 74 anos

capabritney-kenzo
Moda

Britney volta ao radar da moda e estrela nova campanha da Kenzo

alicia
Fotografia

Os fotógrafos mais requisitados pelo mercado internacional

livro-wheres-karl
Moda

Cultura de moda: novos livros para sua biblioteca

Mais Lidas
Mais Curtidas
1
Por que o crescimento vertiginoso da Shein não é uma boa notícia
2
Shein abre primeira loja física no Brasil
3
As 10 principais tendências da moda masculina para o verão 2022/2023
4
A visão do fim e de um novo começo: O brutalismo da arquitetura às passarelas
5
Método de 3 palavras é a técnica do momento para descobrir seu estilo
6
Collab: coleção Gucci x Adidas chega às lojas do Brasil em julho
7
Frank Ocean lança anel peniano de R$ 130 mil para sua marca de acessórios Homer
8
A Gen Z está obcecada com o Old Money: Por que isso pode ser problemático?
9
TOP 10: As melhores faculdades de moda públicas do Brasil
10
Nike e CBF revelam nova camisa da seleção brasileira de futebol
1
Entenda a mudança que irá transformar o sistema de moda
2
"Coronavirus pode ser um recomeço", diz Li Edelkoort
3
Revista Bravo! é relançada em formato independente
4
LAB de Emicida traz a voz das ruas para passarela do SPFW
5
Dossiê FFW: Os 10 hits dos desfiles internacionais do Inverno 2017
6
Sem tabu: as revistas nacionais que retratam o nu masculino
7
Por que Stella McCartney está anos luz à frente de outras marcas de luxo
8
A influência dos Peaky Blinders no mercado masculino
9
Reveja o desfile da Louis Vuitton que aconteceu no Rio de Janeiro
10
Lagerfeld lança estojo de desenho com a Faber Castell

Veja Também

Crédito: Sandro Portaluri
Moda

Nike abre primeira loja conceito Rise em São Paulo

casaco Baw, camisa Pars, calça Unkoncept, óculos, botom e bota acervo
Moda

FFWShooting "ALTERED STATE

4ada18ec-c1cb-453d-886e-a2ae7020078e
Moda

Beleza: marca de Milly Bob Brown no Brasil, Prada Beauty e mais novidades

A mule da Dior em colaboração com a Birkenstock
Moda

A evolução do conforto: mules se tornam protagonistas

Sandman com o look Gareth Pugh / Reprodução
Cultura pop

Por trás do figurino da série Sandman

zendaya_valentino_meia
Moda

Trend alert: as meias calças coloridas

justynaczerniak_-ps-shadesofmylife-sarahloufalk-mikialamode-nick-leuze-paris-fashion-week-fall-winter-2022-03-03-2022-njl_2439-scaled
Moda

Método de 3 palavras é a técnica do momento para descobrir seu estilo

photo_craves_copyright-nyx-professional-makeup
Beleza

5 ativações de beleza no Metaverso

foto: pedro macedo para A magazine Curated by
Moda

Moon river cha cha: Conheça o stylist mineiro Matheus Lomonte

Pedro Scooby com peças de sua coleção para a Quicksilver / Foto: Cortesia
Moda

Pedro Scooby fala sobre sua primeira coleção de moda e os ensinamentos do surf

Cena do documentário We Met in Virtual Reality / Reprodução
Tecnologia

We Met in Virtual Reality é o primeiro documentário filmado dentro da realidade virtual

Foto do anel peniano de 18 quilates / Imagem: Reprodução
Moda

Frank Ocean lança anel peniano de R$ 130 mil para sua marca de acessórios Homer


Sobre a plataforma FFWApoieSeja um ColaboradorAnunciePolítica de Privacidade
Sobre a plataforma FFWApoieSeja um ColaboradorAnunciePolítica de Privacidade
© 2022 FFW Media. Todos os direitos reservados | site parceiro do UOL Universa | design ps.2

Assine a newsletter do FFW

Seja o primeiro a ter acesso a conteúdos exclusivos. Nós chegaremos ao seu email semanalmente quando tivermos algo realmente cool e relevante para dividir.

×