FFW
newsletter
RECEBA NOSSO CONTEÚDO DIRETO NO SEU EMAIL

    Não, obrigado
    Aceitando você concorda com os termos de uso e nossa política de privacidade
    “Já levei muito não”, diz Gui Paganini em inauguração de sua primeira mostra no SPFW
    “Já levei muito não”, diz Gui Paganini em inauguração de sua primeira mostra no SPFW
    POR Augusto Mariotti

    Por Elis Martini, em colaboração para o FFW

    Gui Paganini no SPFW Inverno 2014, no lançamento da sua exposição ©Felipe Abe

    O top fotógrafo de moda brasileiro Gui Paganini inaugurou sua primeira exposição nesta segunda-feira (28.10), no lounge da revista “Elle” no SPFW Inverno 2014. A curadoria ficou por conta do economista e colecionador Waldick Jatobá, que reuniu quarenta imagens que representam a carreira do fotógrafo. Além dos famosos editoriais de moda, também entraram na seleção cliques de paisagens, arquitetura e retratos de pessoas comuns.

    Paganini, que acaba de completar 50 anos e trabalha há mais de 25 atrás das lentes, conversou com o FFW sobre sua carreira e a emoção de expor seu trabalho pela primeira vez.

    Como foram selecionadas as fotos da exposição?

    A curadoria foi do Waldick Jatobá, que trouxe uma visão bem mais artística do que editorial. Ele misturou várias faces do meu trabalho. Minha ideia agora é fazer outras exposições, porque essa é só a primeira. O problema é que sou um pouco preguiçoso para isso. Preciso que outra pessoa tenha a iniciativa!

    A mostra reúne muitas imagens de moda, mas também de paisagens e retratos de anônimos. É muito diferente fotografar modelos e gente normal?

    Sim, mas também é muito gratificante. Em cada trabalho as pessoas me surpreendem. É claro que fotografar modelo é bem mais fácil, porque são profissionais, mas fotografar esses personagens é muito legal.

    E como você escolhe essas pessoas?

    O Davi e a Flávia (os stylists Davi Ramos e Flávia Pommianosky) me ajudam a selecionar. É gente que eles veem andando na rua.

    Você tem algum trabalho favorito?

    Trabalho é como filho, difícil escolher. Sempre gosto mais do último que fiz e espero o próximo para fazer melhor ainda. Às vezes já vi uma foto tantas vezes que quando ela é finalmente publicada em uma revista já estou enjoado dela.

    Que recado você daria para um fotógrafo iniciante ou alguém que queira trabalhar com fotografia de moda?

    Como em qualquer profissão é preciso gostar do que faz e não desistir. Os “nãos” que se leva sempre fortalecem. Já levei muito não, no mundo da moda isso é normal. Mas não dá para desistir e quando você alcança o sucesso tem que saber se manter, porque na moda tudo é efêmero.

    E como você se mantém atualizado e busca referências?

    Hoje com internet é tudo muito mais fácil. Você pode ver desfiles, filmes. Mas o melhor é folhear livros de fotos antigos e andar pelas ruas de cidades como Nova York e capitais da Europa.

    Quais são seus fotógrafos favoritos?

    Atualmente o Steven Meisel é o meu favorito de moda. De todos os tempos são o Helmut Newton, Richard Avedon e Edward Weston.

    + Veja fotos da exposição de Gui Paganini no SPFW Inverno 2014

    Não deixe de ver
    Fernando Mendes lança livro fotográfico ‘‘Alguma Coisa Sobre Nós’’
    Para ficar de olho: o fotógrafo e diretor londrino Gabriel Moses
    Rocksport x Hick Duarte
    FFW SHOOTING: ROGAI POR NÓS
    Fotógrafa documenta as casas de bronzeamento em novo livro
    Shooting: Sinestesia
    FFW Shooting: HELOÁ
    FFW Shooting: Axé
    Shooting AFROTERRESTRE