Mostra em Londres explora os sentimentos despertados por fotos

Foto do brasileiro Rafael Milani, escolhida por Laurence Von Thomas para ser exposta na "If You Leave 2016", em Londres ©Reprodução
Foto do brasileiro Rafael Milani, escolhida por Laurence Von Thomas para ser exposta na "If You Leave 2016", em Londres ©Reprodução

Sempre que vamos a uma exposição, recebemos todas as informações do que será visto: desde a notoriedade do artista/fotógrafo a detalhes das obras. O fotógrafo Laurence Von Thomas se admira exatamente pelo oposto: o impacto inicial e imparcial que uma foto provoca, independente de quem, quando e onde a tirou. Para ele, o mínimo de informação referente ao autor basta, o importante é o sentimento que a foto desperta. Thomas já trabalhou com cinema e é aficionado por storytelling, daí a incansável busca pela imagem que “fala” por si só.

Pensando nisso, em 2009 ele criou uma conta no Tumblr, a “If You Leave”, a fim de divulgar o seu trabalho e outras imagens que o influenciam. Com o tempo, as pessoas comentavam nas fotos achando que todas eram de sua autoria. Foi quando percebeu que deveria expandir o projeto e também divulgar o trabalho de outros fotógrafos. Por um momento, ele achou que não teria conteúdo suficiente, porém começou a receber fotos de pessoas do mundo inteiro, e então fazia uma curadoria sempre focando na imagem e não no autor. Deu certo: o projeto já rendeu dois livros e agora uma mostra em Londres, a “If You Leave 2016”, que teve lançamento na Red Gallery.

De 200 fotos selecionadas previamente por Von Thomas, vinte foram escolhidas, cada uma por um co-curador diferente – um time de peso que inclui profissionais de renomadas galerias de arte, como The Photographer’s Gallery, plataformas online e revistas como a “Dazed & Confused” –, sempre primando o sentimento, o humor e o instinto despertados. Para tanto, eles receberam uma lista apenas com as fotos, sem o nome de seus respectivos autores.

Ano que vem é a vez de Nova York receber a “If You Leave”. “A ideia foi buscar imagens que tenham a habilidade de contar uma história ou descrever um estado de espírito em apenas um ato”, disse Von Thomas.


Relacionadas


Veja Também

Assine a newsletter do FFW

Seja o primeiro a ter acesso a conteúdos exclusivos. Nós chegaremos ao seu email semanalmente quando tivermos algo realmente cool e relevante para dividir.

×