Nova exposição em Londres explora 20 anos de fotografia de Juergen Teller

Lori Fredrickson, London, 23 de março de 1999 / Reprodução Juergen Teller
Lori Fredrickson, London, 23 de março de 1999 / Reprodução Juergen Teller

Um dos principais nomes na fotografia contemporânea que logo se destaca quando o assunto é arte e moda, é o do alemão Juergen Teller. Sua habilidade em mudar as percepções de ideais de beleza e estéticas se tornou uma marca e o consolidou na fotografia.

Teller agora ganha uma exposição solo importante na galeria Alison Jacques, em Londres, que olha para sua obra concebida nos últimos 20 anos.

A mostra Go-Sees, Bubenreuth Kids and A Fairytale About A King é uma seleção de três momentos diferentes do fotógrafo: a série Go-Sees, um de seus trabalhos mais icônicos; Enjoy Your Life! Junior, fotos que fez colaboração com uma escola primária em sua cidade natal; e, por último, uma série inédita sobre um conto de fadas moderno: um menino que nasce em Londres e vira rei. 

A relação íntima entre a indústria da moda e modelos é explorada em Go-Sees e relembra o trabalho inspirador do fotógrafo no início de sua carreira. Durante um ano, a partir de maio de 1998, ele chamou as new faces para um go-see em seu estúdio, termo usado quando a modelo vai conhecer o fotógrafo pela primeira vez. Ele fotografou cada menina na porta de seu estúdio, umas em pose de dança, outras sentadas, chegando de bicicleta, ou acompanhadas pelos pais. Ele encontrou inúmeras formas de fazer um retrato simples e em uma situação cotidiana e até hoje é um de seus trabalhos mais frescos. Na mostra, vemos meninas como Devon Aoki e Erin O’Connor no comecinho da carreira, mas a foto vencedora é a de Lori Fredrickson, que abre essa matéria.  

Enjoy Your Life! (2017) / Reprodução
Enjoy Your Life! (2017) / Reprodução

Já a série Enjoy your life! Junior parte de uma ideia maravilhosa que mostra também o senso de ironia presente na trajetória de Teller. Ele levou alunos de uma escola primária para ver uma de suas exposições e depois fez uma visita em sua escola em que encorajou o grupo de fotografarem uns aos outros e, brincando, eles refizeram algumas das imagens mais conhecidas do fotógrafo, como a da campanha de Marc Jacobs com Victoria Beckham dentro de uma sacola de papel.

Quem tiver a oportunidade, vale um mergulho na obra de Juergen Teller, que há 20 anos se mantém como um dos principais fotógrafos de moda e comportamento.

A mostra Go-Sees, Bubenreuth Kids and A Fairytale About A King fica em cartaz na Alison Jacques Gallery, até 13 de janeiro de 2018.


Relacionadas


Veja Também

Assine a newsletter do FFW

Seja o primeiro a ter acesso a conteúdos exclusivos. Nós chegaremos ao seu email semanalmente quando tivermos algo realmente cool e relevante para dividir.

×