FFW
newsletter
RECEBA NOSSO CONTEÚDO DIRETO NO SEU EMAIL

    Não, obrigado
    Aceitando você concorda com os termos de uso e nossa política de privacidade
    Quem são os fotógrafos de moda que mais trabalham no mercado internacional
    Quem são os fotógrafos de moda que mais trabalham no mercado internacional
    POR Redação

    O site especializado WWD fez uma lista com os fotógrafos de moda que mais trabalham no mercado, seja assinando editoriais de moda ou campanhas para marcas importantes. Apesar dos novos nomes que surgiram e estão fazendo ótimos trabalhos e até redefinindo a estética de fotografia na moda (Colin Dodgson, Harley Weir, Jamie Hawkesworth), o movimento não parou para os big players como Testino e Meisel, que há décadas reinam tanto em revistas quanto em anúncios. Veja abaixo:

    Mario Testino

    3,4 milhões de seguidores

    O fotógrafo peruano tem uma estética vibrante bastante conhecida no universo da moda e do cinema. O apelo comercial, solar e impecável – e por vezes ousado – de suas fotos é facilmente reconhecido em capas e editorias de revistas mundo afora, além de ter Burberry, Dolce & Gabbana, Bulgari e Chanel em sua lista de clientes. Testino já teve seus trabalhos expostos duas vezes no Brasil e atualmente está com seu nome ligado a casos de assédio sexual.

     

    Peter Lindbergh

    919 mil seguidores

    Reconhecidamente como um dos fotógrafos com olhar único e cru às suas modelos retratadas, Lindbergh enxerga no contexto preto e branco o elemento essencial para a representação de pessoas antes de serem vistas como modelos. Nos anos 1990, ele praticamente imortalizou as super modelos Naomi Campbell, Linda Evangelista, Tatjana Patitz, Christy Turlington e Cindy Crawford para a sessão de fotos icônicas de um editorial da Vogue britânica que, imediatamente, entraria para a história da fotografia de moda e da identidade 90’s. Até hoje Lindbergh é bem ativo não só nas revistas, mas em campanhas publicitárias como Giorgio Armani, Jimmy Choo, Louis Vuitton e Chanel. Seu feed no Instagram, quase que inteiro em preto e branco, é um dos mais bonitos.

     

    In 1989, Liz Tilberis – then editor-in-chief at British Vogue, commissioned Lindbergh to photograph what would come to be considered the face of the 1990s. For the legendary January 1990 cover, instead of selecting only one model, Lindbergh chose a group of five young models with different personalities: Naomi Campbell, Linda Evangelista, Tatjana Patitz, Christy Turlington and Cindy Crawford, together for the first time. – This image became the birth certificate of Supermodels, although Lindbergh himself considers the White Shirts image shot almost two years earlier to have been its real beginning. The British Vogue cover was the image that defined the 90s’ new identity: models who do not appear as mere objects, facing the viewer with confidence and pride that many could relate to. – On October 7th, ‘A Different Vision On Fashion Photography’ will open at La Venaria Reale in Torino. The exhibition is accompanied by a major monograph edited by curator Thierry-Maxime Loriot and published by TASCHEN. – #aDifferentVisionOnFashionPhotography #ReggiaDiVenaria #Kunsthal #Taschen #LindberghExhibitions @2bmanagement @taschen

    Uma publicação compartilhada por Peter Lindbergh (@therealpeterlindbergh) em

    Steven Klein

    560 mil seguidores

    O nova-iorquino tem como principal marca o apelo provocativo e sexual de suas fotos. As pessoas representadas em sua fotografia, geralmente, são celebridades e artistas que acabam por fazer parte de uma imersão à visão artística de Steven. Nomes como Madonna, Angelina Jolie, Lady Gaga e Rihanna estão presentes em vários de seus trabalhos, apresentando uma estética que com frequência é vista em editoriais de revista como Vogue, Interview, i-D e W. Além disso, o fotógrafo já assinou campanhas de Alexander Wang, Louis Vuitton, Balmain, D&G e Calvin Klein.

     


    Inez Van Lamsweerde & Vinoodh Matadin

    424 mil seguidores

    A dupla de fotógrafos holandeses é considerada um dos nomes mais quentes na moda por sua identidade moderna e sempre em busca de novas experimentações que unem foto e intervenção de direção de arte. Prova disso são seus trabalhos para Saint Laurent, Chloé, Valentino e Tom Ford. As imagens podem ser sedutoras, semelhantes ao fotojornalismo ou questionadoras em relação ao que é feio ou bonito.

     

    Steven Meisel

    Meisel é um dos melhores fotógrafos de moda de todos os tempos. Ele construiu seu portfolio assinando todas as capas da Vogue italiana desde a entrada de Franca Sozzani na direção criativa da revista. Além de fotografar campanhas para Loewe, Miu Miu, Balenciaga, Calvin Klein, Dior, Prada, Louis Vuitton, Valentino, Versace e muitas outras, o artista elevou ainda mais sua carreira por meio de trabalhos polêmicos como o livro “Sex”, de Madonna. Ele não tem um perfil oficial no Instagram.

    steven-meisel

    Editorial Vogue Italia, clicada por Meisel

    Mert Alas & Marcus Piggott

    1,3 milhões @mertalas | 163 mil seguidores @macpiggott

    A dupla de fotógrafos conta com uma série de trabalhos feitos com marcas e celebridades renomadas. Desde cliques para Miu Miu a Angelina Jolie e parcerias quentes com publicações de moda, como Vogue e Interview, além de grifes poderosas, como Givenchy, Armani e Versace.

     

    K A I A ❤️ coming soon for @thelovemagazine styles by @kegrand #mertandmarcus #kaiagerber

    Uma publicação compartilhada por Mert Alas (@mertalas) em

    Patrick Demarchelier

    1 milhão de seguidores

    O francês, responsável por retratos icônicos de Lady Di, Kate Moss e diversas celebridades até os dias atuais, arranja na espontaneidade a chave-mestre para o êxito em sua fotografia. Vanity Fair, Vogue, Harper’s Bazaar e dezenas de campanhas publicitárias referentes à moda estão em seu portfólio, são elas: Chanel, Louis Vuitton e Dior, entre outras.

     

    Mario Sorrenti

    448 mil seguidores

    Sorrenti explodiu nos anos 90 com uma campanha da Calvin Klein com Kate Moss (um marco em seu trabalho) e de lá pra cá não saiu mais da linha de frente assinando anúncios para Dior, Lancôme, entre muitas outras, e editoriais para revistas Vanity Fair, Vogue Hommes, W, The New York Times T, W, Self Service, etc. Mas as imagens de modelos nuas estão entre as mais lindas e artísticas de sua carreira. Ativo, também já lançou livros e expôs em museus como o V&A, de Londres.

     

     

     

    Bruce Weber

    514 mil seguidores

    Responsável por trazer uma nova visão ao universo masculina, Weber conquistou seu espaço em diversas edições da Vogue, principalmente a italiana, além de dirigir documentários premiados. Louis Vuitton, Ralph Lauren, Miu Miu e Bottega Veneta são algumas das grifes já clicadas pelo fotógrafo. Recentemente, sua carreira foi abalada por ligações a casos de assédio sexual.

     

    Não deixe de ver
    Fernando Mendes lança livro fotográfico ‘‘Alguma Coisa Sobre Nós’’
    Para ficar de olho: o fotógrafo e diretor londrino Gabriel Moses
    Rocksport x Hick Duarte
    FFW SHOOTING: ROGAI POR NÓS
    Fotógrafa documenta as casas de bronzeamento em novo livro
    Shooting: Sinestesia
    FFW Shooting: HELOÁ
    FFW Shooting: Axé
    Shooting AFROTERRESTRE