A obra de Vania Toledo tem foco preciso: os retratos. Porém, seu trabalho realizado na moda também é de grande relevância e beleza.
Algumas dessas imagens ressurgiram na arqueologia da construção da exposição sobre Conrado Segreto para o SPFW. Tudo começou quando Paulo Borges foi atrás de Vania porque sabia de duas fotos que ela havia feito com looks de Segreto. Ao chegar lá, descobriu que havia muito mais do que isso.
Impressas em tamanho de colecionador em papel de algodão Canson, com pigmento mineral para durar mais de 100 anos, essa série de imagens únicas virou uma mostra por si só, criada para ter valor de museu. As imagens que você pode ver abaixo estão à venda por R$ 5 mil reais cada e vêm assinadas pela fotógrafa.
Para o segundo semestre há um outro projeto em andamento para resgatar seu acervo e sua história, com uma grande exposição de seus retratos dos anos 80 e 90.
Vania é considerada uma das principais fotógrafas brasileiras, eternizada por centenas de retratos que fez que vão de drag queens a grandes divas do palco e personalidades do mundo artístico. “Eu sinto uma eterna curiosidade pelo ser humano. E levo essa curiosidade, com delicadeza, comigo quando vou fotografar”, disse certa vez sobre seu trabalho. Atualmente ela está com a exposição Tarja Preta, com curadoria de Diógenes Moura, no Museu da Diversidade Sexual, em cartaz até 5 de maio.