Veja as fotos dos 10 jovens talentos que venceram o concurso promovido em Londres pela agência fundada por Henri Cartier-Bresson

Da seção "The New Colonists", de Monica Alcazar Duarte, uma das vencedoras do The Graduate Photographers Award, captou Alison, química que pretende ir para Marte em 2030, enquanto ela treinava sua capacidade pulmonar. ©Reprodução
Da seção "The New Colonists", de Monica Alcazar Duarte, uma das vencedoras do The Graduate Photographers Award, captou Alison, química que pretende ir para Marte em 2030, enquanto ela treinava sua capacidade pulmonar. ©Reprodução

“A Magnum Photos é uma comunidade de pensamento, uma qualidade humana compartilhada, uma curiosidade sobre o que está acontecendo no mundo, um respeito pelo que está acontecendo e um desejo de transcrevê-lo visualmente”, descreveu Henri Cartier-Bresson (1908-2004), que, em 1947, pouco tempo depois da Segunda Guerra Mundial, juntou-se aos fotógrafos Robert Capa, George Rodger e David Seymour e fundou, na França, uma das mais respeitadas agências de fotojornalismo do mundo, a Magnum – nome que foi inspirado numa grande garrafa de champanhe.

Até hoje, a Magnum mantém a máxima de que seus fotógrafos são também uma mistura idiossincrática de jornalistas, artistas e contadores de histórias. A filosofia de captar o instante decisivo de Bresson é mantida por eles para registrar eventos globais, diferentes lugares, pessoas e culturas, criando narrativas nas fotos aquilo que foi vivenciado. Durante a Copa de 2014 no Brasil, por exemplo, a agência organizou em parceria com fotógrafos brasileiros o projeto Offside Brazil, que registrou os arredores dos estádios nas cidades-sede – veja as fotos do projeto aqui.

Uma das iniciativas da agência é apoiar os novos talentos da fotografia. Em parceria com a feira anual Photo London, em sua terceira edição neste mês, a Magnum londrina organiza a premiação The Graduate Photographers Award, em que cinco experts do mercado selecionam jovens fotógrafos promissores recém-formados. Desses, apenas 10 são escolhidos pelo painel composto por três jurados (Mark Power, fotógrafo da Magnum; Michael Benson, fundador da Photo London; e Shannon Ghannan, gerente global de educação da Magum) para expor seu trabalho na Photo London, além de ganhar orientação da Magnum.

“É muito empolgante ver ao longo desses dois anos o progresso da carreira daqueles que ganharam o The Graduate Photographers Award”, diz Shannon Ghannan. “O prêmio oferece a oportunidade de apoiar e celebrar talentos excepcionais da fotografia”. Michel Benson complementa: “Estamos muito satisfeitos por trabalhar novamente com a Magnum e apresentar esse prêmio em nossa feira”, gratifica. “O compromisso de fortalecer a próxima geração da fotografia é estabelecido em todos os aspectos da Photo London – desde nossas galerias à premiação para apresentar novos talentos na feira. Este prêmio é a combinação perfeita”.

Veja abaixo as fotos dos 10 vencedores:

Da seção "Lingering Ghosts", de Sam Ivin ©Sam Ivin/Reprodução
Da seção “Lingering Ghosts”, de Sam Ivin ©Reprodução
Da seção "Noises on the blood", de Lua Ribeira ©Lua Ribeira/Reprodução
Da seção “Noises on the blood”, de Lua Ribeira ©Reprodução
Da seção "Homeland The Longest Village in the Country", de Georges Avetisjans ©Reprodução
Da seção “Homeland The Longest Village in the Country”, de Georges Avetisjans ©Reprodução
De Carl Bigmore ©Reprodução
De Carl Bigmore ©Reprodução
Da seção "Martha", de Sian Davey ©Reprodução
Da seção “Martha”, de Sian Davey ©Reprodução
Da seção "Heimr", de Matthew Broadhead ©Reprodução
Da seção “Heimr”, de Matthew Broadhead ©Reprodução
Da seção "Exposure", de Kazuma Obara ©Reprodução
Da seção “Exposure”, de Kazuma Obara ©Reprodução
Da seção "Assembly", de Martin Seeds©Reprodução
Da seção “Assembly”, de Martin Seeds©Reprodução

Relacionadas


Veja Também

Assine a newsletter do FFW

Seja o primeiro a ter acesso a conteúdos exclusivos. Nós chegaremos ao seu email semanalmente quando tivermos algo realmente cool e relevante para dividir.

×