FFW
newsletter
RECEBA NOSSO CONTEÚDO DIRETO NO SEU EMAIL

    Não, obrigado
    Aceitando você concorda com os termos de uso e nossa política de privacidade
    Conheça Benjamin Shine, parceiro de Galliano na coleção couture Verão 17 da Margiela
    O icônico rosto do Verão 17 couture da Margiela ©Agência Fotosite
    Conheça Benjamin Shine, parceiro de Galliano na coleção couture Verão 17 da Margiela
    POR Redação

    Por Guilherme Meneghetti

    Uma das peças mais impactantes da semana de Alta Costura de Paris (Verão 17), que acabou na última quinta-feira (26.01), foi um sobretudo branco da Maison Margiela, com um rosto incrivelmente bem feito, quase realista, costurado em tule preto. Dentre outros, a coleção abordou temas como a denúncia de vivermos “com filtros” nas redes sociais, por isso as diversas camadas com tecidos reutilizados que compuseram as peças da coleção. O nome por trás deste rosto icônico é Benjamin Shine, artista britânico de 40 anos.

    Maison Margiela, Verão 17 couture ©Agência Fotosite

    Maison Margiela, Verão 17 couture ©Agência Fotosite

    A moda está em seu sangue antes mesmo de ele vir ao mundo, uma vez que a sua família trabalha na indústria têxtil há gerações. Então preferiu seguir caminhos semelhantes e se formou em moda, no The Surrey Institute of Art, e em design, na Central Saint Martins, ambas em Londres.

    No entanto, desde cedo se mostrou um garoto prodígio, quando, aos 13 anos, ganhou uma bolsa para estudar arte no Cheltenham College; aos 15, fez a sua primeira camiseta, à qual uma empresa de moda se interessou para colocar à venda. Em 2003, criou o seu estúdio criativo e, no ano seguinte, ganhou o prêmio Enterprising Young Brit pelo Skoody, peça utilitária à prova d’água composta por uma combinação de jaqueta, cachecol e bolsa – utilitarismo é a palavra de ordem no seu trabalho.

    skoody

    ©Reprodução

    “Na faculdade de arte eu realmente me interessei em criar roupas de uma só peça, mas o problema é que é muito difícil apreciar a complexidade da roupa na passarela”, disse numa entrevista ao The Guardian. “É necessário que a roupa esteja exposta num manequim para que as pessoas possam andar ao redor dela e apreciá-la por um momento. Foi isso o que me fez pensar sobre o jeito que as pessoas veem a arte e especificamente como olham para os retratos”.

    Foi quando começou a “pintar” retratos com materiais inusitados, incluindo o tule, que compõe apenas uma parte de seu trabalho, com projetos definidos, segundo seu site, em três categorias: para ver, que inclui as obras de arte apreciadas em exposições; para vestir, peças utilitárias como a Skoody; e usar, objetos funcionais de decoração com design inusitado, como por exemplo um sofá feito com a típica cabine telefônica britânica e uma vela que é reutilizável.

    Boxlounger, de Benjamin Shine ©Reprodução

    Boxlounger, de Benjamin Shine ©Reprodução

    Os retratos com tule são sem dúvida o carro chefe de seu portfólio, pois incluem nomes de peso como Andy Warhol, Princesa Daiana e Elizabeth Taylor em obras que estão espalhadas pelo mundo. Entre seus clientes estão empresas como a Harrods, Google e Coca-Cola.

    “Tudo começou quando eu vi um rolo de tule no chão do meu estúdio e percebi o seu potencial”, conta ao Daily Mail. “Pressionando-o através do vidro, diferentes tons foram aparecendo e eu comecei a testar métodos para criar imagens identificáveis ao manipular as pregas de um único pedaço de tule”.

    Mas não é só dobrando, plissando, costurando à mão e utilizando ferro de passar no tule que ele faz os retratos. O de Obama, por exemplo, intitulado Changing States (Estados em Mudança, em tradução livre) ele usou pedaços de uma única bandeira dos EUA, que foi primeiramente rasgada para então delinear o retrato do ex-presidente americano.

    Changing States, de Benjamin Shine ©Reprodução

    Changing States, de Benjamin Shine ©Reprodução

    Dentre os seus trabalhos em destaque, está a exposição The Dance, na Austrália, com a qual ele utilizou mais de 2000 mil metros de tule, em diferentes cores, para criar duas instalações: uma com dois rostos, de um homem e uma mulher,  suspensos no teto, que emergem através do tule que sai de um objeto no chão; e a outra com silhuetas de bailarinos dançando, tudo impressionantemente feito à mão sendo revelados pelo contraste das luzes ao fundo. “Essa instalação pretende evocar esse senso de fluxo e momentum”, disse em 2015, quando a exposição, que explorou ideias de impermanência e momentos fugazes, esteve em cartaz.

    Nesse mesmo ano, ele se casou e, como decoração, criou a Entwined (entrelaçados, em tradução livre), obra com fitas brancas que “vagueiam” pela floresta, o local onde aconteceu o casamento, até se encontrarem para formar dois rostos simulando o casal. A ideia foi concretizar o encontro de duas almas também recepcionar os convidados da chegada ao local da cerimônia.

    A Margiela não foi a primeira marca de peso com a qual ele trabalhou. Em 2013, se juntou à Givenchy numa coleção cápsula feita sob encomenda  nos ateliês de alta costura da marca. Shine, em parceria com Tisci, reinterpretou em camisetas e moletons as estampas religiosas Madonna e Madonna and Child – com tule, claro –, que apareceram no Verão 2013 masculino da grife francesa.

    Mas foi Galliano quem sabiamente usufruiu de seu trabalho destacando-o na passarela de uma coleção couture. “Eu soube que o John viu o meu trabalho há algum tempo atrás e o seu time criativo entrou em contato comigo me convidando para colaborar na coleção Artisanal [linha de Alta Costura da Margiela]”, disse à Another. “John me presentou com essa linda concepção do meu trabalho com tule, flutuando em um casaco branco, e a nossa parceria progrediu rapidamente a partir daí”.

    Conheça mais de seu trabalho:

    Não deixe de ver
    Kanye West não é o responsável pelas roupas de Bianca Censori
    Morre, aos 84 anos, o designer italiano Gaetano Pesce
    Felix, do Stray Kids: quem é o artista mais fashionista do KPOP atual
    Lisa e Marina Ruy Barbosa marcam presença em evento da Bulgari
    Estilo não tem idade: conheça os velhinhos mais estilosos do mundo
    Bruna Marquezine brilha no desfile da Saint Laurent
    NADIA LEE COHEN: conheça a artista queridinha de Beyoncé e Kim Kardashian
    O caso Chiara Ferragni e por que o mercado de influenciadores exige novas regras
    Quem é Gabb? Conversamos com o criador que é o novo hit do fashion Tiktok
    Cristóbal Balenciaga: de A a Z, conheça a história do “arquiteto da moda”
    FFW