FFW
newsletter
RECEBA NOSSO CONTEÚDO DIRETO NO SEU EMAIL

    Não, obrigado
    Aceitando você concorda com os termos de uso e nossa política de privacidade
    Ulyana Sergeenko: cliente russa milionária agora é revelação da Alta-Costura
    Ulyana Sergeenko: cliente russa milionária agora é revelação da Alta-Costura
    POR Redação

    Ulyana Sergeenko, em Paris ©Reprodução

    Apenas duas temporadas após estrear na semana de moda de alta-costura de Paris, Ulyana Sergeenko já mostrou que não possui somente coragem e muito dinheiro, mas também bastante talento para criar e promover o que criou. Hoje, ela é a estilista mais conhecida da Rússia, e seu nome está entre os favoritos dos fotógrafos de street style, inclusive de Tommy Ton, do badalado “Jak & Jil”.

    Sergeenko, de 32 anos, nasceu no Cazaquistão na época em que o país ainda fazia parte da União Soviética. Quando a URSS se extinguiu, ela se mudou para São Petersburgo com o pai, que era dono de uma fábrica de cerâmicas, e a mãe, professora. Quando pequena, aprendeu com a avó a costurar, mas mais por necessidade do que por simples gosto. “Tínhamos que costurar nossas próprias roupas”, contou à “Harper’s Bazaar” americana, enquanto disse em entrevista ao Style.com: “Eu tive uma infância soviética, e era difícil comprar certas coisas”.

    A época de “vacas magras” acabou quando Sergeenko casou com o bilionário russo Danil Khachaturov e mudou-se para Moscou. Antes disso, no entanto, ela já havia se apaixonado pela moda graças a uma revista francesa com Carla Bruni na capa: “’Como uma mulher pode ser tão bonita? Como ela pode ter coisas tão lindas?’, eu pensei”, disse à “Harper’s Bazaar” americana. Com a fortuna do marido, Sergeenko pôde, enfim, entrar em contato e adquirir para si quaisquer peças de marcas como Chanel, Jean Paul Gaultier, Dolce & Gabbana e Valentino. A primeira compra de alta-costura que fez foi, aliás, de um vestido original de Hubert de Givenchy, fundador da Givenchy.

    Coleção de estreia de Ulyana Sergeenko, apresentada na temporada de Outono/Inverno 2012/13 da semana de alta-costura de Paris  ©Reprodução

    Sergeenko manteve-se apenas como mãe de um menino e uma menina e como ávida compradora (em entrevista, disse que seu closet é do tamanho de uma casa) até que, há mais ou menos dois anos, decidiu criar sua própria marca. Ao lado de seu sócio e fiel companheiro de semanas de moda, Frol Burimskiy, instalou um ateliê em Moscou, que hoje possui 65 funcionários, e, em julho de 2012, fez seu primeiro desfile em Paris, com direito a Natalia Vodianova fechando a apresentação.

    Frol Burimskiy e Ulyana Sergeenko, em Paris ©Reprodução

    A coleção de estreia de Sergeenko foi inspirada, claro, na Rússia, e recebeu críticas bem positivas, além de ter sido apresentada para uma fila A estrelada, como presenças de Carine Roitfeld, Grace Coddington, Anna Dello Russo e Elena Perminova. Sua maior referência entre os designers de moda é John Galliano, com quem disse se identificar: “Ele é um sonhador, como eu” e, muito ligada à cultura russa e soviética, ela já mencionou até desenhos animados do país como inspirações, assim como ilustradores — Yuri Vasnetsov, por exemplo.

    Sergeenko, no entanto, não quer só homenagear e divulgar a Rússia, ela quer também apoiar o mercado local: todas as peças da marca Ulyana Sergeenko são idealizadas e confeccionadas no país. “Nós temos que fazer alta-costura na Rússia, nós não temos indústria de moda. Fazemos tudo em um único prédio, todos os nossos botões bordados, todos os nossos sapatos”, contou a Nicole Phelps, do “Style”.

    Coleção de Primavera/Verão 2013 de Ulyana Sergeenko ©Reprodução

    Em janeiro deste ano, Sergeenko apresentou sua segunda coleção de alta-costura e surpreendeu a todos ao mesclar elementos da Rússia a referências cinematográficas americanas, como o filme “…E o Vento Levou”, de 1939. Até uma releitura do vestido verde feito com cortina por Scarlett O’Hara, personagem de Vivien Leigh, apareceu na passarela. Talvez seja exatamente essa teatralidade que tenha feito Sergeenko cair nas graças da crítica, afinal, a moda precisa mesmo de sonhadores.

    + Acompanhe o Tumblr de Ulyana Sergeenko, em que ela compartilha imagens de suas referências

    Não deixe de ver
    Lisa e Marina Ruy Barbosa marcam presença em evento da Bulgari
    Estilo não tem idade: conheça os velhinhos mais estilosos do mundo
    Bruna Marquezine brilha no desfile da Saint Laurent
    NADIA LEE COHEN: conheça a artista queridinha de Beyoncé e Kim Kardashian
    O caso Chiara Ferragni e por que o mercado de influenciadores exige novas regras
    Quem é Gabb? Conversamos com o criador que é o novo hit do fashion Tiktok
    Cristóbal Balenciaga: de A a Z, conheça a história do “arquiteto da moda”
    O que é o bracketing e os problemas que ele esconde
    Verena Figueiredo: sobre criação de conteúdo, carreira e autenticidade
    Rener Oliveira, o criador de conteúdo nordestino que vem furando a bolha da moda