O estilista Narciso Rodriguez ©Reprodução
Em 2008, Barack Obama converteu-se oficialmente no primeiro afrodescendente a assumir a presidência dos Estados Unidos. Em sua posse, que aconteceu no dia 4.11, Michelle [Obama] escolheu um vestido da coleção de Primavera/Verão 2009 de Narciso Rodriguez para vestir. O estilista americano, de ascendência cubana, já era um nome consagrado em seu país, mas a partir de então passou a figurar nos livros de história; nesta segunda (24.09), Rodriguez desembarca no Brasil para o lançamento de sua nova fragrância, “For Her Delicate”.
Michelle Obama de Narciso Rodriguez na posse de Barack Obama como presidente dos Estados Unidos, em 2008 ©Reprodução
Rodriguez deixou o anonimato em setembro de 1996, quando desenvolveu o vestido de noiva de sua amiga Carolyn Bessette, que se casou com John F. Kennedy Jr., filho de John e Jackie Kennedy, ex-presidente e primeira-dama dos Estados Unidos, respectivamente. O estilista conheceu Bessette durante o período em que trabalhou na Calvin Klein; antes, no entanto, Rodriguez já havia trabalhado como assistente de Anne Klein após graduar-se na Parson’s School of Design, em Nova York.
Carolyn Bessette, de Narciso Rodriguez em seu casamento com John Kennedy Jr., em 1996 ©Reprodução
Em 1995, após a saída da Calvin Klein, Rodriguez assumiu o posto de diretor criativo das marcas TSE, baseada em Nova York, e Cerruti, com sede em Paris. Pouco tempo depois, em outubro de 1997, o americano lançou a primeira coleção feminina da marca que leva seu nome. Com perspectivas promissoras, Rodriguez apresentou-se na temporada de Primavera/Verão 1998 da semana de moda de Milão; no mesmo ano, inclusive, foi vencedor do prêmio de “Melhor Novo Designer” da Vogue/VH1 Awards e apontado como diretor criativo da Loewe.
Na Loewe, Rodriguez permaneceu até 2001, ano em que estabeleceu seu ateliê em Nova York e estreou na temporada de Outono/Inverno 2001 na semana de moda local, com Gisele Bündchen, Carol Ribeiro e Ana Claudia Michels no casting. Em 2002, foi consagrado com o prêmio “Womenswear Designer of the Yeart”, do Council of Fashion Designers of America (CFDA), honraria que se repetiu no ano seguinte.
Coleção de Primavera/Verão 2004 de Narciso Rodriguez, inspirada em Marisa Monte e no Brasil ©Reprodução
Talvez por suas raízes latinas, o americano sempre se identificou com o Brasil: em sua coleção de Primavera/Verão 2004, por exemplo, Rodriguez inspirou-se na cantora Marisa Monte para compor peças superelegantes, mas com um toque de sensualidade típico da mulher nacional. Gal Costa, Bebel Gilberto e Sônia Braga também são amigas e clientes do estilista; em julho de 2004, inclusive, Rodriguez lançou no país seu primeiro perfume, “For Her”, com um pocket show da cantora baiana.
Em 2005, a revista “Time” elencou Rodriguez na lista dos “25 Hispânicos Mais Influentes da América”; já em 2008, mesmo ano da posse de Barack Obama, o estilista ganhou um livro da editora Rizzoli todo dedicado a seu trabalho e seu processo de criação. Em 2009, foi indicado novamente ao principal prêmio do CFDA, que foi vencido por Kate e Laura Mulleavy, da Rodarte. Apesar do sucesso de crítica e das peças vestidas por atrizes de Hollywood, como Jessica Alba, Kate Winslet, Claire Danes, Rachel Weisz e Julianna Margulies, a maior fonte de rendimentos da marca Narciso Rodriguez parece mesmo ser a perfumaria: suas fragrâncias são largamente comercializadas em todo o mundo e já lhe renderam dois FiFi Awards (2004 e 2006), prêmio da The Fragrance Foundation, e um Grand Prix du Parfum Award (2008), da versão francesa da já citada organização.
Kate Winslet, Rachel Weisz e Claire Danes de Narciso Rodriguez ©Reprodução
Apenas neste ano, Rodriguez já lançou duas coleções na semana de moda de Nova York – Outono/Inverno 2012 e Primavera/Verão 2013 –, desenvolveu uma linha em parceria com a Kohl’s, que chegará às lojas em novembro, e apresenta agora “For Her Delicate”. A vinda do estilista ao Brasil, ao lado de Nathalie Helloin-Kamel, vice-presidente da Beauté Prestige International, companhia que licencia os perfumes da marca Narciso Rodriguez, se dá após cerca de oito anos sem visitar o país. O FFW estará presente na recepção organizada para Rodriguez em São Paulo.
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