FFW
newsletter
RECEBA NOSSO CONTEÚDO DIRETO NO SEU EMAIL

    Não, obrigado
    Aceitando você concorda com os termos de uso e nossa política de privacidade
    Exclusivo: Francisco Costa, da Calvin Klein, é o primeiro editor convidado do FFW
    Exclusivo: Francisco Costa, da Calvin Klein, é o primeiro editor convidado do FFW
    POR Augusto Mariotti

    Francisco Costa, diretor criativo da Calvin Klein Collection ©Reprodução

    O brasileiro Francisco Costa, diretor criativo da Calvin Klein Collection, faz uma participação especial durante esta semana com exclusividade para o FFW. Todos os dias, um conteúdo criado por Costa será publicado no site e divulgado nas nossas redes sociais.Pela primeira vez um site de moda no Brasil convida estilistas de renome para interagir com o conteúdo. Mais três profissionais foram convidados para participar até o fim do ano e serão divulgados sempre no momento de publicação. É uma ação nova, uma forma diferente de entender o universo de um estilista e Francisco teve uma participação muito ativa em todo o processo.

    Editor convidado: os cinco desfiles mais importantes da vida de Francisco Costa (dia 2)

    + Editor convidado: Francisco Costa revela seus lugares preferidos para se inspirar (dia 3)

    + Editor convidado: Francisco Costa entrevista top blogueira Hanneli Mustaparta para o FFW (dia 4)

    + Editor convidado: Francisco Costa encerra semana com bate-bola de curiosidades (dia 5)

    Francisco dispensa apresentações; há muitos anos acompanhamos seu caminho em Nova York, onde chegou aos 21 anos sem falar inglês e tornou-se um dos profissionais chave na indústria, sempre empurrando a moda para a frente através de suas pesquisas de tecidos e materiais inovadores que se encontram perfeitamente com as necessidades da mulher contemporânea. De Minas Gerais para o mundo, ele hoje é um dos mais respeitados estilistas e anuncia uma parceria com a C&A Brasil; a coleção criada por Francisco chega às lojas no dia 10 de abril.

    Leia abaixo a entrevista que Costa concedeu ao FFW para abrir a semana dedicada a ele.

    Como foi o seu processo criativo para criar a linha em parceria com a C&A?

    Levamos um ano trabalhando na linha, da criação à produção. O primeiro passo foi desenvolver um conceito, que precisaria incorporar uma estética Calvin Klein ao mesmo tempo que aborda o lifestyle brasileiro. O resultado é uma linha de peças essenciais que são sofisticadas, porém jovens, e que fala com o consumidor da C&A.

    Você enxerga elementos em comum entre suas criações para a Calvin Klein Collection e a linha que você criou para a C&A que têm a ver com o seu DNA?

    Sim, porque usei os mesmos princípios de design ao abordar a C&A que uso para a Calvin Klein Collection. Meu objetivo é sempre criar um produto de alto nível com cortes únicos e materiais sofisticados.

    Qual é o seu envolvimento na pesquisa de materiais para as suas coleções? Você normalmente já sabe o que você quer em um tecido ou sua equipe pesquisa novas possibilidades?

    Pesquisa e desenvolvimento de material têm um papel importante no que faz com que nossas coleções sejam frescas e modernas, então trabalhamos muito próximos às oficinas para criar materiais únicos e inovadores. Gostamos de ver não apenas as novas técnicas com as quais eles estão trabalhando no momento, mas também levar a eles ideias e conceitos que possam desafiar e empurrar a indústria para a frente.

    Três momentos do desfile de Inverno 2014 da Calvin Klein Collection, com casacos texturizados ©Imaxtree

    Você pode descrever o processo criativo da coleção de Inverno 2014? Quais momentos você considera mais especiais?

    O ponto de partida para a coleção foram as fotografias nostálgicas de Mike Kelley. Suas imagens acendem memórias da infância para mim, o que levou às proporções mais lúdicas da estação e um retorno ao básico, mas básico feito de uma forma verdadeiramente luxuosa. Os casacos destacam-se para mim por serem super quentes e convidativos, produzidos em mohair, com textura e um peso levíssimo. O uso de cor nesta estação também foi interessante porque a cartela emergiu do mix de fios usados em todos os tricôs, que eram bem complexos. + Veja a coleção completa aqui

    Que tipo de mulher você tem em mente quando está trabalhando? E quais características você mais admira nessa mulher?

    Eu penso em uma mulher que sempre se destaca no meio da multidão; ela é inteligente, sofisticada, independente e segura de si. Confiança é a qualidade mais atraente em uma mulher.

    O que você leva em conta ao escolher uma celebridade para vestir a Calvin Klein Collection?

    A associação certa é muito importante para a marca porque o vestido certo usado pela pessoa certa no momento certo pode gerar uma exposição enorme. No entanto, o relacionamento tem que fazer sentido e ser autêntico para que de fato funcione e reverbere.

    Quem são as celebridades que você admira hoje?

    Naomi Watts e Lupita Nyong’o estiveram presentes no meu desfile de Inverno 2014. Naomi é uma velha amiga da casa e nós compartilhamos uma simpatia mútua pelo trabalho um do outro. Inclusive, eu acabei de desenhar um vestido sob medida para ela usar na entrega do Oscar neste mês. Já Lupita, a primeira vez que eu a conheci pessoalmente foi no desfile de Inverno, mas nós já tínhamos vestido ela para o Critics’ Choice Awards no início do ano quando ela venceu como Melhor Atriz Coadjuvante por seu trabalho em “12 Anos de Escravidão”. Eu acho que Lupita é incrivelmente talentosa e nós ficamos muito felizes de vesti-la naquela ocasião – foi um momento icônico para a marca.

    Lupita no desfile de Inverno 2014 e Naomi no Oscar 2014, duas celebridades que Francisco gosta de vestir ©Getty Images

    Ter nascido no Brasil inspira seu trabalho de alguma maneira? Se sim, como notamos isso no seu trabalho?

    Minhas raízes brasileiras influenciaram muito a estética do meu design. Eu cresci em uma pequena cidade nas montanhas em Minas Gerais, onde as pessoas tinham uma sensibilidade pura e simples. Esse ambiente teve um papel importante em formar uma abordagem minimal, que é vista nas linhas limpas do meu trabalho hoje.

    Como é a sua rotina, da hora que você acorda até a hora que vai para a cama?

    Eu normalmente tomo um café da manhã saudável e alguns dias eu malho com um personal trainer antes de ir para meu ateliê trabalhar com minha equipe. E ao longo do dia eu também tenho encontros com outros departamentos, de vendas até relações públicas, para discutir todas as áreas do business.

    O que você gosta de fazer quando não está trabalhando e como você consegue relaxar após um dia estressante?

    Eu amo visitar galerias de arte e sebos. Também gosto de cozinhar e mexer no jardim. Não importa o que esteja fazendo, sempre preciso me manter ocupado.

    Não deixe de ver
    Morre, aos 84 anos, o designer italiano Gaetano Pesce
    Felix, do Stray Kids: quem é o artista mais fashionista do KPOP atual
    Lisa e Marina Ruy Barbosa marcam presença em evento da Bulgari
    Estilo não tem idade: conheça os velhinhos mais estilosos do mundo
    Bruna Marquezine brilha no desfile da Saint Laurent
    NADIA LEE COHEN: conheça a artista queridinha de Beyoncé e Kim Kardashian
    O caso Chiara Ferragni e por que o mercado de influenciadores exige novas regras
    Quem é Gabb? Conversamos com o criador que é o novo hit do fashion Tiktok
    Cristóbal Balenciaga: de A a Z, conheça a história do “arquiteto da moda”
    O que é o bracketing e os problemas que ele esconde