Jake Shortall em editorial da revista “Hysteria” de fevereiro de 2012 ©Reprodução
Mesmo ainda eclipsados, os modelos masculinos acompanham o crescimento do mercado a que atendem e, consequentemente, ganham a cada dia mais destaque em campanhas publicitárias e editoriais de moda. Após o recente sucesso dos exóticos Rick Genest (Zombie Boy) e Andrej Pejic, desponta uma nova promessa na indústria: Jake Shortall. Ruivo, olhos verdes, físico esguio e atitude debochada, o inglês de Liverpool é uma brisa de ar fresco: inocente, mas magnética. Descoberto há pouco mais de seis meses e com apenas 18 anos, Shortall já é garoto-propaganda da Pringle of Scotland e da Topman, capa da “Vogue Hommes” japonesa e protagonista nas passarelas de Lanvin, Rick Owens, Christian Lacroix e Kris Van Assche.
Jake Shortall nos desfiles de Outono/Inverno 2012 da Lanvin, Dior Homme e Christian Lacroix ©Reprodução
Apesar de iniciante na carreira, o apelo inspirado pelo rosto insolente de Shortall é imediato: de um modo singular, o olhar enigmático e desafiador do inglês remete a Kate Moss, especialmente em retratos de meados da década de 1990. Em entrevista ao “Style.com” e a revista “1883”, Shortall revelou ter sido abordado em uma casa noturna de Liverpool por um agente que, por razões alcoólicas, precisou lembrar o jovem na manhã seguinte sobre o convite para tornar-se modelo. Se, antes de aceitar a proposta, a rotina de Shortall, que se constituía de praticar muay thai e kickboxing, ouvir hip hop e sair com os amigos, levava-o a crer que nunca deixaria a cidade, hoje os momentos em casa são raros.
– Jake Shortall para o site da revista “Dazed & Confused”:
“Faço muay thai e kickboxing. Costumava praticar todos os dias […], mas agora não é muito frequente”, afirmou Shortall a “Fashion TV” sobre sua paixão por artes marciais. Apesar do tempo que possui entre os desfiles e sessões fotográficas, o modelo foi proibido por seus agentes de praticar, afinal seu rosto é sua maior qualidade e o que já chamou a atenção de Steven Meisel, Josh Olins e Nicola Formichetti, além dos diretores de casting da Kenzo, Diesel, Trussardi, Dior, Costume Nacional e das já citadas Lanvin, Rick Owens, Christian Lacroix e Kris Van Assche. Entre as revistas que já convocaram o inglês para seus editoriais estão, à parte a “Vogue” italiana e a “Vogue Hommes” japonesa, a “7th Man”, “Client”, “Fiasco” e “Hysteria”.
Jake Shortall na capa da “Vogue Hommes” japonesa de Primavera/Verão 2012 e na campanha da Pringle of Scotland de Outono/Inverno 2012 ©Reprodução
O pouco conhecimento do mercado de moda não parece problema diante do carisma e beleza de Shortall, que, perguntado pela revista “1883” sobre quais pessoas da indústria mais admirava, respondeu de maneira simples, mas divertida: “Sem soar rude, eu não conheço muitos designers, mas Kris Van Assche é provavelmente o homem mais pé no chão que já encontrei. Oh, e gosto do rosto da Georgia Jagger”. Quanto ao futuro, apesar das incertezas, uma vontade é constante: “Ser um lutador de verdade. Lutar muay thai e kickboxing; é um sonho”.
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