Paulo Evandro M. Araujo nasceu no dia 25 de dezembro de 1969, em Teresina, no estado do Piauí. Hoje mora em Nova York, viaja o mundo ganhando dinheiro como comissário de bordo, tem a pele caramelo (“mas a tonalidade varia conforme a estação”) e sua altura depende do tamanho do salto: isso porque Paulo ficou mundialmente conhecido como Gazelle, seu alterego transformista, idealizador da revista de nicho “Gazelland” e do site/comunidade online: gazelland.com
O portal FFW conversou com Paulo (ou foi com Gazelle?) sobre as 10 coisas essenciais na sua vida:
O nascer do sol, em qualquer parte do mundo, sendo que no Rio é o mais lindo! ©Pedro Stephan
Estar sempre montada de uma maneira ou de outra ©Acervo Pessoal
Acreditar que ainda sou desejada, mesmo usando laranja ©Acervo Pessoal
Um bom café a qualquer hora do dia, mesmo que o chapéu não combine com a xícara ©Sergio Caddah
Arte até nas roupinhas! [Na foto, Gazelle veste look com pintura de Keith Harring] ©Acervo Pessoal
Que cintura? Corselet agora só para o pescoço! ©Acervo Pessoal
Não posso viver sem estar ao lado de pessoas simples e interessantes! [Na imagem, Gazelle posa ao lado de Grace Coddington, a lendária editora de moda da “Vogue US”] ©Acervo Pessoal
Acho essencial sabermos o nosso valor! ©Acervo Pessoal
Um espelho que sempre mostra a verdade em preto e branco! ©Cristian Di Stefano
O contraste que sempre me inspira algo moderno! [o belo designer Phillipe Blonde e Gazelle à la Oscar Wilde] ©Dustin Pittman
(QUASE) TUDO SOBRE GAZELLE:
Signo
Capricórnio
Comida
Strogonoff de Frango
Bebida
Água (risos). Se for alcoólica, só champagne, principalmente quando tenho que me preparar para uma grande festa, bebo sozinho em casa uma garrafa de Veuve Clicquot. Acho que é a razão de looks tão estranhos. Ainda bem que não me monto mais todo dia.
Excesso
Antigamente tinha mania de sair de Nova York na sexta de manhã, chegava em Londres à noite, ia direto para a festa Kashpoint, dançava a noite toda, e estava no primeiro voo saindo de Londres no sábado, dormia o voo todo em uma poltrona/cama na primeira classe, pois na mesma noite “precisava” estar na pista do Roxy. Hoje nem Kashpoint ou Roxy existem mais, então acho que minha vida não tem mais excessos.
Vício
Café: de manhã, de tarde e de noite.
Beleza
Dormir em um colchão maravilhoso. É o melhor investimento.
Saúde
Usar camisinha sempre.
Ídolos
São tantos. Washington Olivetto, Grace Jones, Marlene Dietrich, Claudette Colbert, Marlon Brando… Minha mãe, Marlene Araújo!
TV americana
“The View”, programa matinal onde 5 mulheres incluindo Barbara Walters e Whoopi Goldberg comentam sobre os acontecimentos do dia anterior.
TV brasileira
Na memória ficou a Santa Trindade das novelas: Dancin’ Days, Água Viva e Vale Tudo.
Filme
“A Festa de Babette”.
Música
No momento Stromae (Alors on Dance), Kelis (Acapella) e ainda toda a La Traviata.
Cabelo
Castanho com cinza.
Olhos
Castanho cansado.
Pele
Muda com a estação, no momento caramelo.
Altura
Depende do salto.
Sonho passado
Conhecer Washington Olivetto pessoalmente foi um sonho lindo…ter um capitulo inteiro no seu livro “O Primeiro a Gente Nunca Esquece” no meio de pessoas selecionadas por ele foi fabuloso.
Sonho futuro
Ainda não fui a Lua.
Medo passado
De voar, tinha pânico!
Medo futuro
Medo de traição. De amigos então, impossível superar!
Lema
Tratar a todos com a maior delicadeza.
Viagem incrível
Foi aquela com a melhor companhia, sendo assim então foi para Sidi Abdel Rahman no Egito (Mar Mediterrâneo). Foi mágico.
Viagem péssima
Nunca tive. Essas coisas acontecem só com turistas!
Pergunta do internauta: “Quero ser um club kid, me ajuda?”
Club Kid é algo do passado, hoje os looks são mais maduros, o estilo atual tem um apelo fashion mais forte que o Club Kid que tinha algo mais relacionado com a fantasia. Então hoje são Freak Chics. A dica pessoal é que tenham um bom entendimento de todo esse conceito… Achar que Lady Gaga é a coisa mais absurda do mundo, realmente, é muita falta de informação. A fofa é maravilhosa, sem dúvidas, mas seu look é uma adaptacao do que acontece nas festas mais underground de Londres e Nova York, onde ela mesmo começou a se apresentar antes de se tornar famosa. Graças a ela que caiu na mídia mundial, temos uma nova onda de montação, com muita gente nova aparecendo trazendo também muitas ideias interessantes para a cena.
Pergunta do editor: “Quero ser uma transformista/performer/drag queen, e aí?
Crie um estilo original. Não tem nada mais estranho do que você entrar em um clube e todos parecem que estão de uniforme. Agora acho válido voce ter uma opinião sincera de um amigo sobre como você realmente é no palco.
Fama, sucesso, dinheiro ou glamour?
Dinheiro é essencial. Sem ele, tudo é uma ilusão.