FFW
newsletter
RECEBA NOSSO CONTEÚDO DIRETO NO SEU EMAIL

    Não, obrigado
    Aceitando você concorda com os termos de uso e nossa política de privacidade
    Fundadora da Ford Models que lançou Twiggy e Brooke Shields morre aos 92 anos
    Fundadora da Ford Models que lançou Twiggy e Brooke Shields morre aos 92 anos
    POR Augusto Mariotti

    Eileen Ford ficou seis décadas no comando da agência Ford Models ©Reprodução/Instagram

    Na madrugada desta quinta-feira (10.07), morreu em Nova York, aos 92 anos, a fundadora da Ford Models e uma das pioneiras do fashion business, Eileen Ford. Ela, que também era ex-modelo, criou a agência em 1946, ao lado do marido Jerry Ford (falecido em 2008).

    Mais do que construir um negócio de sucesso, Eileen contribuiu para transformar as modelos em verdadeiras estrelas, primeiro nos Estados Unidos e, em seguida, em todo o mundo. Ela foi responsável por lançar nomes como Candice Bergen, Lauren Hutton, Twiggy, Christy Turlington Burns, Ali McGraw, Brooke Shields, Naomi Campbell e Elle Macpherson, entre muitos outros.

    + Conheça a história de John Casablancas, criador da Elite e do fenômeno das Super Models

    Uma das inovações feitas pela Ford Models no mercado foi a negociação de cachês a partir do uso das imagens e não das horas trabalhadas, além da criação de contratos exclusivos – o que ajudou a tornar a profissão de modelo muito mais lucrativa.

    Mas o trabalho de Eileen ia além da papelada e dos números. Ela era conhecida também por dar lições de etiqueta, de cuidados com a aparência e estilo para as meninas. Algumas pessoas a chamavam de mãe das modelos em Nova York, quase em um sentido literal. Ficou famosa ainda por proteger as jovens de negócios desleais e assédio sexual, insistindo que tanto clientes quanto modelos deveriam praticar um código de ética e decoro.

    Porém, era também uma “mãe” bastante severa. Ela permitia que algumas meninas morassem na sua casa no Upper East Side, em Manhattan, para que pudesse ficar de olho nelas. Nos finais de semana, Eileen as levava para sua casa de verão em Long Island e as incentivava a cuidar do jardim. “Elas têm que responder pelo seu tempo para mim”, afirmou em um artigo em 1984.

    As meninas de Eileen: Twiggy, Brooke Shields e Naomi Campbell ©Reprodução

    A empresária era ainda bastante criticada por sua abordagem arrogante. Ela era conhecida por rejeitar bruscamente jovens candidatas com comentários bem afiados. “Eileen Ford me olhou uma vez e me disse para fazer uma plástica no nariz”, disse certa vez Lynn Kohlman, queridinha do estilista Perry Ellis, segundo o “The New York Times”.

    Polêmicas a parte, o importante é que o negócio funcionava tão bem que, em 1974, a Ford Models fechou o primeiro contrato milionário da indústria da moda com a modelo Lauren Hutton. A agência foi comprada em 2007 por um banco de investimentos, o Stone Tower Equity Partners, e atualmente conta com sedes em Miami, Chicago, Los Angeles, Paris e Nova York.

    Não deixe de ver
    Lisa e Marina Ruy Barbosa marcam presença em evento da Bulgari
    Estilo não tem idade: conheça os velhinhos mais estilosos do mundo
    Bruna Marquezine brilha no desfile da Saint Laurent
    NADIA LEE COHEN: conheça a artista queridinha de Beyoncé e Kim Kardashian
    O caso Chiara Ferragni e por que o mercado de influenciadores exige novas regras
    Quem é Gabb? Conversamos com o criador que é o novo hit do fashion Tiktok
    Cristóbal Balenciaga: de A a Z, conheça a história do “arquiteto da moda”
    O que é o bracketing e os problemas que ele esconde
    Verena Figueiredo: sobre criação de conteúdo, carreira e autenticidade
    Rener Oliveira, o criador de conteúdo nordestino que vem furando a bolha da moda