FFW
newsletter
RECEBA NOSSO CONTEÚDO DIRETO NO SEU EMAIL

    Não, obrigado
    Aceitando você concorda com os termos de uso e nossa política de privacidade
    Preferida de Carine, Karl, Tisci e Slimane, entenda o hype de Saskia de Brauw
    Preferida de Carine, Karl, Tisci e Slimane, entenda o hype de Saskia de Brauw
    POR Augusto Mariotti

    A modelo holandesa Saskia de Brauw ©Reprodução

    Ela apareceu para o mundo da moda quando Carine Roitfeld a escolheu para estrelar a capa de sua última edição da “Vogue” francesa. Ela foi apresentada à Carine através de Riccardo Tisci, da Givenchy, que já havia se encantado pela modelo. A partir desse momento, a holandesa Saskia de Brauw virou o símbolo da beleza andrógina, mas seu rosto de ângulos retos, lábios carnudos e olhar penetrante a levaram muito além do segmento “tomboy”.

    Só entre outubro e novembro deste ano, ela desfilou para marcas como Miu Miu, Chanel e Saint Laurent, fotografou para as revistas “Harper’s Bazaar”, “Love”, “Carine Roitfeld Fashion Book” e as “Vogues” alemã, francesa e holandesa, além das campanhas da Saint Laurent masculina e Chanel Resort. Isso para mencionar apenas alguns de seus principais trabalhos.

    Na campanha masculina da Saint Laurent fotografada por Hedi Slimane ©Reprodução

    Com um perfil similar ao da britânica Stella Tennant, Saskia tornou-se uma das modelos preferidas de Karl Lagerfeld e está em todos os desfiles da Chanel. Recentemente, Hedi Slimane a escolheu para ser o rosto da campanha masculina da Saint Laurent. “Eu não sabia que seria fotografada para a linha masculina. Ao longo do trabalho, ficou claro que ele não me queria para o feminino”, disse em uma entrevista para a revista “i-D”. “Amo trabalhar com Slimane porque me sinto livre e posso ser eu mesma”.

    Apesar de ser facilmente rotulada como andrógina, Saskia se acha feminina. “Mas muitas pessoas parecem pensar o contrário. Em Paris eu sempre escuto um ‘bonjour monsieur’”, disse à revista “i-D”. Os cabelos curtos fazem parte de sua vida e as roupas casuais escondem seu corpo, mas a verdade é que podemos ver sua sensualidade plena nas fotos em que aparece nua, com pernas fortes e seios fartos.

    Fotografada por Mario Sorrenti para o calendário Pirelli 2012 ©Reprodução

    Com 30 anos, já trabalhou como modelo, aos 16, mas desistiu para focar na escola e estudar Arte. Ela voltou a ser modelo por insistência de um amigo maquiador, que a incentivou a tentar de novo. “Eu trabalhava em uma padaria, ensinava arte na escola para crianças muito novas, e ocasionalmente ganhava com meus projetos de arte, mas na maioria das vezes, isso não pagava as contas. Então quando ele propôs que eu tentasse de novo, eu pensei ‘por que não?’. E tudo tornou-se muito maior do que eu esperava”.

    “Nunca tinha trabalhado com ‘alta moda’, nunca experimentei isso quando fui modelo antes. Gosto de poder trabalhar com pessoas tão talentosas, é como um presente. Eu acho que tudo acontece na hora certa e essa é a minha hora”, disse à “W”.

    Tomando um cafezinho com Karl Lagerfeld, um de seus padrinhos na moda ©Reprodução

    Mesmo com todos esses trabalhos, ela não abandonou sua veia artística, e mantém ativo seu blog com fotos em preto e branco e registros de sua vida. “Para mim, quando estou viajando, não posso focar de verdade em um grande projeto, então gosto de colecionar memórias, memórias visuais. Eu acabei de comprar uma câmera para levar para a próxima temporada, uma Fuji 465, que é uma câmera analógica. Prefiro analógica à digital”.

    Com o mundo da moda aos seus pés, Saskia não cogita deixar a profissão de modelo pela arte e tenta, cada vez mais, unir as duas coisas. “Sou a mesma pessoa, mas as circunstâncias mudaram. A arte estará sempre no meu coração. Estou trabalhando em algumas ideias que espero poder realizar”.

    No momento, ela só pensa na viagem para o Nepal que fará durante as férias de final de ano. Roteiro que tem tudo a ver com o seu próprio nome. O significado? Pureza.

    + Conheça o lado B da modelo Saskia de Brauw 

    Não deixe de ver
    Kanye West não é o responsável pelas roupas de Bianca Censori
    Morre, aos 84 anos, o designer italiano Gaetano Pesce
    Felix, do Stray Kids: quem é o artista mais fashionista do KPOP atual
    Lisa e Marina Ruy Barbosa marcam presença em evento da Bulgari
    Estilo não tem idade: conheça os velhinhos mais estilosos do mundo
    Bruna Marquezine brilha no desfile da Saint Laurent
    NADIA LEE COHEN: conheça a artista queridinha de Beyoncé e Kim Kardashian
    O caso Chiara Ferragni e por que o mercado de influenciadores exige novas regras
    Quem é Gabb? Conversamos com o criador que é o novo hit do fashion Tiktok
    Cristóbal Balenciaga: de A a Z, conheça a história do “arquiteto da moda”