Amostras do trabalho do designer de joias Raphael Falci ©Reprodução/FFW
O designer de joias Raphael Falci conquistou uma clientela fiel desde o início da carreira, com sua primeira coleção lançada em 2006, mas é inegável que nos últimos meses suas criações têm aparecido com especial frequência nos looks (e nas listas de desejo) das mulheres mais cool do Brasil. Se ele considera que finalmente chegou “lá”? “Acho que isso é muito relativo; estou sempre buscando chegar “lá”, ainda tenho muita coisa para conquistar, muito desejo para criar”, afirmou Raphael em entrevista ao FFW.
Dono de um estilo que ele mesmo descreve como “urbano, apesar de eu ter nascido no Rio” (o designer mora em São Paulo há 11 anos), Raphael tem uma clientela diversificada que vai de Julia Petit a Costanza Pascolato. “Meu trabalho atrai desde a mulher clássica até a moderna, a romântica – eu atendo, ou tento atender, todas elas”, ele disse. Entre outras celebridades recentemente clicadas com peças by Raphael Falci? Ninguém menos do que Gisele Bündchen, usando um bracelete com banho de ouro e amazonitas; e Madonna, flagrada com o anel “Saturno” de ouro amarelo, safira azul e brilhantes brancos.
Peças do Verão 2012 Raphel Falci ©Divulgação
Curiosamente, apesar de sempre ter gostado de joias, Raphael só decidiu se lançar nesse mercado depois de ter estudado design de joias em Nova York; antes disso, ele já havia passado pelos cursos de administração, desenho industrial, marketing e arte e fotografia, além de ter trabalhado durante 10 anos na produtora do pai. Tão diversificadas quanto as suas experiências anteriores são as suas fontes de inspiração de design: “Não trabalho com tendências, e as coleções não têm muito tema; vem muito da pedra, vejo e me inspiro. Mas a inspiração pode vir de qualquer coisa. Outro dia estava andando na rua e vi uma janela de uma casa clássica, linda, e isso já foi inspiração para a criação de uma peça. Tiro inspiração de coisas que vejo na rua, da arquitetura, que eu adoro, de feiras de antiguidade, e então vem o pingente, o brinco, o colar”, ele explicou.
Apesar disso, alguns elementos podem ser destacados como característicos do trabalho do designer: a caveira, por exemplo, figura que sempre o intrigou, está presente em suas criações desde sua primeira coleção, lançada em 2006, até a coleção mais recente, de Verão 2012, atualmente à venda no site/e-commerce Raphael Falci, na loja da marca no Itaim, em São Paulo, e em mais de 40 de pontos de venda espalhados pelo Brasil. Os preços dos itens disponíveis no site variam bastante: há desde o par de brincos “Mini Skull” banhados em ouro amarelo por R$ 98, até o brinco “Luiza”, que sai por R$ 998 — uma boa faixa de preço para quem quer investir em uma peça de joia com design.
Raphael Falci
Rua Joaquim Floriano, 111 sala 04, Itaim
São Paulo – SP
(11) 3073-0388