FFW
newsletter
RECEBA NOSSO CONTEÚDO DIRETO NO SEU EMAIL

    Não, obrigado
    Aceitando você concorda com os termos de uso e nossa política de privacidade
    Representante da beleza negra e latina, Joan Smalls é a nova #1 do mundo
    Representante da beleza negra e latina, Joan Smalls é a nova #1 do mundo
    POR Redação

    Joan Smalls em anúncio da Estée Lauder ©Reprodução

    No último sábado (01.09), o Models.com divulgou seus rankings atualizados: a grande novidade, à parte à criação de duas novas listas (“The Hot List” e “The Supers”), foi o reposicionamento de Joan Smalls, que passou a liderar o “Top 50”, posição até então ocupada por Lara Stone, alçada agora à categoria de ícone (“Industry Icons”). A ascensão da modelo porto-riquenha, no entanto, não consiste apenas em uma vitória particular; ela representa, mesmo que indiretamente, o alargamento de padrões estéticos e o interesse crescente da indústria da moda e da beleza por mercados emergentes.

    – Vídeo disponibilizado pelo “Models.com”:

    Dona de um rosto poderosamente anguloso e de um corpo esguio, Smalls é fruto da mistura multirracial e multicultural: filha de um pai negro, originário da cidade de Saint Thomas, nas Ilhas Virgens Americanas, e uma mãe latina descendente de indígenas e caucasianos espanhóis, a modelo nasceu em 11 de julho de 1988 em Porto Rico, território localizado a nordeste do mar do Caribe. Durante a infância e adolescência, Smalls, que na verdade tem Smalls Rodriguez como sobrenome completo, cresceu ao lado de suas duas irmãs mais velhas em uma fazenda de frutas, onde conviveu por anos com a natureza, os animais e a prática de atividades físicas, como o voleibol.

    – Vídeo do editorial “Caribbean Queen”, da “Vogue” americana, que mostra o pai e as duas irmãs de Smalls:

    Aos 19 anos, após graduar-se em Psicologia pela Universidade de Porto Rico, Smalls mudou-se para os Estados Unidos para morar com uma tia no bairro de Queens, em Nova York. Logo a porto-riquenha foi convidada a participar do casting da agência Elite e começou a fotografar campanhas de marcas como Nordstrom e Ports 1981, além de estrear nas passarelas no desfile de Outono/Inverno 2007 de Tory Burch. Na temporada seguinte, Smalls tornou-se garota-propaganda da já citada Ports 1981 e também participou de apresentações de Benjamin Cho, L’Wren Scott, Tracy Reese e Heatherette. Em 2008, à parte editoriais nas revistas “Cosmopolitan” e “V”, a modelo apareceu no vídeo de “Déjate Levar (It’s Alright)”, do conterrâneo Ricky Martin.

    – Vídeo de “Déjate Levar (It’s Alright)”, de Ricky Martin:

    Mas foi mesmo entre o final de 2009 e o começo de 2010 que a carreira de Smalls deslanchou: após deixar a Elite e assinar com a IMG, a modelo foi selecionada por Ricardo Tisci para desfilar com exclusividade para a Givenchy na temporada de alta-costura de Primavera/Verão 2010. A oportunidade na marca francesa abriu espaço para que, ao longo de 2010, Smalls fosse convocada por nomes como Anna Sui, Gucci, Burberry, Prada, Yves Saint Laurent, Valentino, Stella McCartney e Christian Dior para uma temporada recorde, em que realizou mais de 40 apresentações apenas no mês de setembro. A partir de então vieram também editoriais (e capas) na “i-D” e nas edições americana, italiana, francesa e alemã da “Vogue”, sem contar as campanhas da Gucci e Givenchy.

    Joan Smalls nas capas da edição de Inverno 2011 e Outono 2012 da “i-D” ©Reprodução

    Joan Smalls na campanha de Outono/Inverno 2012 da Fendi ©Karl Lagerfeld/Reprodução

    Entre 2011 e o primeiro semestre de 2012, Smalls foi contratada por Stella McCartney, Roberto Cavalli, Fendi, Chanel, Lacoste, David Yurman, Estée Lauder e Calvin Klein para estrelar campanhas publicitárias. É imprescindível mencionar que a porto-riquenha foi a primeira negra a protagonizar um anúncio da Chanel, enquanto que na Estée Lauder a modelo foi precedida apenas pela etíope Liya Kebede. A consciência do que seu desempenho profissional simboliza é um diferencial de Smalls, que em recorrentes entrevistas apresenta-se como uma porta-voz das “minorias” étnicas: “Eu só quero continuar a quebrar barreiras e mostrar à indústria e ao mundo que a beleza é diversa, e que você não precisa ser de um determinado estereótipo para ser bonita (o)”, afirmou ao site da “CNN” em fevereiro deste ano.

    Joan Smalls nas capas da “GQ” sul-africana de maio de 2012 e da “W” de julho de 2012 ©Reprodução

    Em junho de 2011, Smalls veio ao Brasil pela primeira vez, quando desfilou para a Animale durante a edição de Primavera/Verão 2012 do SPFW. Na ocasião, ainda pouco conhecida do público local, a modelo porto-riquenha passou quase despercebida ao lado de nomes como Raquel Zimmermann e Constance Jablonski.

    Já na edição de julho de 2012 da revista “W”, em que Smalls foi aclamada como “o novo rosto da moda” (ao lado de Karlie Kloss), a modelo porto-riquenha reiterou: “Eu tenho algo a provar. Sei que estou representando um grupo – negro, latino, seja qual for o grupo que você queira me encaixar – e quero mostrar que elas [as integrantes desses grupos] são bonitas do jeito que são. Acho que é realmente importante que a nossa juventude veja. A moda faz parte da nossa cultura, e é mais que apenas lindos vestidos”. Mas antes mesmo de consagrar-se, Smalls sempre frisou seu propósito: em junho de 2010, por exemplo, em matéria publicada na “Vogue” americana, esclareceu que sua meta não era a fama, mas “abrir portas para garotas que enfrentam obstáculos” para ingressar na indústria.

    Não deixe de ver
    Kanye West não é o responsável pelas roupas de Bianca Censori
    Morre, aos 84 anos, o designer italiano Gaetano Pesce
    Felix, do Stray Kids: quem é o artista mais fashionista do KPOP atual
    Lisa e Marina Ruy Barbosa marcam presença em evento da Bulgari
    Estilo não tem idade: conheça os velhinhos mais estilosos do mundo
    Bruna Marquezine brilha no desfile da Saint Laurent
    NADIA LEE COHEN: conheça a artista queridinha de Beyoncé e Kim Kardashian
    O caso Chiara Ferragni e por que o mercado de influenciadores exige novas regras
    Quem é Gabb? Conversamos com o criador que é o novo hit do fashion Tiktok
    Cristóbal Balenciaga: de A a Z, conheça a história do “arquiteto da moda”
    FFW