FFW
newsletter
RECEBA NOSSO CONTEÚDO DIRETO NO SEU EMAIL

    Não, obrigado
    Aceitando você concorda com os termos de uso e nossa política de privacidade
    Revista russa causa fúria de internautas com imagem de cadeira-mulher negra
    Revista russa causa fúria de internautas com imagem de cadeira-mulher negra
    POR Augusto Mariotti

    A editora da “Garage”, Dasha Zhukova, em foto publicada na revista online Buro 247, editada por Miroslava Duma ©Reprodução

    A entrevista que a revista online Buro 247 publicou na segunda-feira (20.01) com Dasha Zhukova está em russo, mas não é preciso ser fluente no idioma para entender o porquê da página estar no centro de uma grande polêmica nas redes sociais: a imagem que ilustrava a reportagem mostrava Dasha, editora-chefe da “Garage”, sentada em uma cadeira que representa uma mulher negra semi-nua.

    A matéria, publicada ironicamente no dia em que se comemora o Martin Luther King Day nos Estados Unidos, já foi editada e mostra agora o retrato recortado, sem a cadeira (inspirada no trabalho do artista britânico Allen Jones, que causou polêmica nos anos 1960 com uma série de esculturas similares. A casa de leilão Christie’s mostra um conjunto de três peças de Jones ao preço de £ 2.169.250 – R$ 8.431.874,75). Mas o estrago foi feito: as páginas de redes sociais da revista, assim como as da editora da publicação, Miroslava Duma, estão repletas de mensagens de repúdio.

    A imagem recortada depois da repercussão negativa ©Reprodução

    Leia abaixo os pedidos de desculpas publicados no Facebook da Buro 247 e no Instagram de Miroslava Duma; e o comunicado divulgado por Dasha Zhukova:

    Queridos leitores, o Buro 24/7 é contra o racismo e tudo que possa humilhar as pessoas. A cadeira apresentada na foto deveria ser vista como nada mais que uma peça de arte contemporânea. Nós sinceramente pedimos desculpas se as fotos postadas insultaram nossos leitores. (Facebook Buro 247)

    Queridos, a equipe do Buro24/7.ru e eu gostaríamos de apresentar nossas sinceras desculpas a qualquer pessoa que tenha se ofendido e magoado. Não foi ABSOLUTAMENTE a nossa intenção. Somos contra o racismo e a desigualdade social e tudo o que desrespeite os direitos de qualquer pessoa. Nós amamos, respeitamos e admiramos as pessoas independentemente de sua raça, gênero e classe social. A cadeira na foto deveria ser vista apenas como uma peça de arte criada pelo artista pop britânico Allen Jones, e não como qualquer forma de discriminação racial. Aos nossos olhos, todos são iguais. E nós amamos todos. (Instagram Miroslava Duma)

    “A cadeira mostrada na entrevista no site Buro 2014/7 é uma obra de arte criada pelo artista norueguês Bjarne Melgaard, parte de uma série em que ele reinterpreta trabalhos históricos do artista Allen Jones como um comentário sobre políticas raciais e de gênero. Seu uso nesta sessão de fotos é lamentável, uma vez que a obra foi completamente tirada de seu contexto, particularmente levando-se em conta que a publicação do artigo do Buro 24/7 coincidiu com a importante celebração da vida e do legado do Rev. Dr. Martin Luther King, Jr.

    Eu me arrependo de ter deixado que uma obra de arte com esse tipo de significado tenha sido usada neste contexto. Eu absolutamente abomino o racismo e gostaria de pedir desculpas para quem se ofendeu com minha participação nessa sessão de fotos.

    A Garage Magazine tem um forte histórico de promoção da diversidade e da igualdade racial e de gênero nos mundos das artes e da moda, e vai continuar com a nossa missão de estimular um debate positivo sobre estas e outras questões”. (Comunicado de Dasha Zhukova publicado no Styleite)

    Não deixe de ver
    Kanye West não é o responsável pelas roupas de Bianca Censori
    Morre, aos 84 anos, o designer italiano Gaetano Pesce
    Felix, do Stray Kids: quem é o artista mais fashionista do KPOP atual
    Lisa e Marina Ruy Barbosa marcam presença em evento da Bulgari
    Estilo não tem idade: conheça os velhinhos mais estilosos do mundo
    Bruna Marquezine brilha no desfile da Saint Laurent
    NADIA LEE COHEN: conheça a artista queridinha de Beyoncé e Kim Kardashian
    O caso Chiara Ferragni e por que o mercado de influenciadores exige novas regras
    Quem é Gabb? Conversamos com o criador que é o novo hit do fashion Tiktok
    Cristóbal Balenciaga: de A a Z, conheça a história do “arquiteto da moda”
    FFW