FFW
newsletter
RECEBA NOSSO CONTEÚDO DIRETO NO SEU EMAIL

    Não, obrigado
    Aceitando você concorda com os termos de uso e nossa política de privacidade
    The best of Bardot: a história da musa da nossa vitrine semanal
    The best of Bardot: a história da musa da nossa vitrine semanal
    POR Redação

    No começo desta semana (01/02) publicamos uma Vitrine de beachwear especial, inspirada em Brigitte Bardot (“Brigitte On The Beach“) com a modelo Tamara Wiggers (AMZ Model Management). A atriz que foi sex symbol de gerações teve um estilo tão marcante que é possível, só olhando para algumas fotos, elaborar uma seção de compras inteira baseada nela.

    Mas você sabe de onde ela veio, o que fez e onde foi parar?

    Brigitte Bardot nasceu em 28 de setembro de 1934, em Paris. Em 2009, quando completou 75 anos, ganhou uma grande exposição sobre seus trabalhos no cinema, na música e na arte. Hoje, quando se fala em BB, principalmente na França, a referência é geralmente de tempos passados, quando ela reinou suprema como a bombshell europeia do cinema nas décadas de 1960 e 1970.

    Aos 40 anos ela abandonou as telas, vendeu quase tudo que tinha e passou a dedicar-se aos direitos dos animais com a Fondation Brigitte Bardot. Em entrevista, a atriz explicou sua decisão: “dei minha juventude aos homens, agora darei minha vida aos animais.”

    O problema é que, com o tempo, as opiniões de BB, antes tão admirada por sua liberade de expressão, tornaram-se mais e mais controversas aos olhos do mundo – ela já foi processada por xenofobia, homofobia, antisemitismo.

    brigitte-bardot-cavaloBB em Paris, acariciando um cavalo da polícia: hoje ela luta pelos direitos animais ©Life

    Brigitte Bardot é, portanto, lembrada por muitos como se só tivesse existido em seu período de glória: a sensual loira de lábios carnudos e curvas perfeitas – Jane Birkin fez um filme com a francesa na época e declarou: “eu mesma chequei e, dos pés à cabeça, a mulher não tem nada fora do lugar” – que escandalizou o mundo com sua despreocupação.

    O corpo de Brigitte chamava atenção desde sempre: ela começou a carreira como modelo aos 15 anos e um dos mitos sobre sua história é como conheceu seu futuro marido, o cineasta Roger Vadim. Ele teria se apaixonado quando a viu em uma revista e, de súbito, arrancou a página e foi atrás dela. Foi Vadim quem dirigiu o mais famoso dos filmes de BB, “E Deus Criou A Mulher” (1956).

    brigitte-bardot-cannesBB, aos 19 anos e ainda morena, em Cannes: sua fama era tanta que muitos a consideram a primeira celebridade perseguida pelos paparazzi ©Reprodução

    Recentemente na moda, a imagem de Brigitte ganhou vida nova principalmente com a ascensão de Lara Stone, a holandesa que costuma levar os mesmos predicados físicos que a diva do cinema e se tornou símbolo da possível busca da indústria por biotipos mais saudáveis e (por que não?) voluptuosos: o manequim de Lara é duas vezes maior que o de uma modelo comum.

    Já os olhos delineados, o penteado “chucrute”, os cabelos loiros desalinhados, o xadrez vichy (principal inspiração do Verão 2010 de Christopher Kane), tudo remete à imagem fashion de BB, assim como chapéus tipo pillbox remetem à Jackie O.

    brigitte-bardot-modaMomentos de BB: xadrez vichy na capa da “Elle” francesa, cabelos ao natural e olhos marcados e o penteado chucrute ©Reprodução

    Embora a luta de BB pelos direitos animais seja corajosa e necessária, dificilmente terá o mesmo alcance que sua aparição gerou nos comportamentos da sociedade. Uma revolução de cada vez, Brigitte.

    Não deixe de ver
    Kanye West não é o responsável pelas roupas de Bianca Censori
    Morre, aos 84 anos, o designer italiano Gaetano Pesce
    Felix, do Stray Kids: quem é o artista mais fashionista do KPOP atual
    Lisa e Marina Ruy Barbosa marcam presença em evento da Bulgari
    Estilo não tem idade: conheça os velhinhos mais estilosos do mundo
    Bruna Marquezine brilha no desfile da Saint Laurent
    NADIA LEE COHEN: conheça a artista queridinha de Beyoncé e Kim Kardashian
    O caso Chiara Ferragni e por que o mercado de influenciadores exige novas regras
    Quem é Gabb? Conversamos com o criador que é o novo hit do fashion Tiktok
    Cristóbal Balenciaga: de A a Z, conheça a história do “arquiteto da moda”