FFW
newsletter
RECEBA NOSSO CONTEÚDO DIRETO NO SEU EMAIL

    Não, obrigado
    Aceitando você concorda com os termos de uso e nossa política de privacidade
    Valdemar Iódice
    Valdemar Iódice
    POR Augusto Mariotti

    Por Raisa Carlos de Andrade, em colaboração para o FFW

    Valdemar Iódice no camarim antes do desfile de estreia da sua marca no Fashion Rio ©Felipe Abe

    Sob a intenção de fixar ainda mais a marca no Rio de Janeiro, que recebeu seu primeiro ponto de venda no Rio Design Barra, na Zona Oeste da Cidade, a Iódice apresentou sua coleção nesta terça-feira (16.04) no Fashion Rio.

    Minutos antes do desfile, Valdemar Iódice falou ao FFW sobre a mudança do SPFW para o FR, a indústria de moda e a razão por ter demorado tanto a apostar no mercado do Rio, lugar onde sua modelagem é tão bem aceita que deverá resultar em outro ponto de venda em breve. “Não digo que é um desfile para a carioca, porque distribuo a marca para o Brasil inteiro. Visto uma pernambucana, uma paraense… Faço um produto para o Brasil, para a mulher brasileira. Não faço um produto universal, mas quando uma mulher é feminina, é feminina no mundo inteiro. Gosta de decote, de fenda… Faço para esta mulher. Agora, todo mundo no Rio gosta da marca. As pessoas gostam, se identificam”. Veja o desfile da Iódice Verão 2013/14 aqui.

    A troca de evento é para agregar. Não se trata de uma preferência pelo evento ou sua localização. “Não é nada contra o São Paulo Fashion Week, até porque o evento também é do Paulo (Borges), que está na luta com a gente e sabe que a vida não é fácil”, conta. Iódice acompanhou as transformações do mercado desde o fim da década de 80, período em que fundou sua marca. “Acho que houve uma evolução de trabalho nas marcas. Neste tempo todo, as grifes foram ficando mais profissionais e ganhando mais identidade. No meu caso, de 87 para cá, fiz desfiles antes do Morumbi Fashion, onde exibia 120 looks. Nós criamos tudo isso. Tudo isso era um sonho do Paulo Borges, fazer uma semana de lançamento no Brasil. Nós conseguimos muita coisa. E hoje tem a concorrência, né? Acho que a concorrência que vem de fora é saudável”, avalia.

    Sem se preocupar com a presença voraz do baixo custo, Valdemar Iódice explica a fórmula que o fez sobreviver às crises mercadológicas. “O que vale para a companhia, a espinha dorsal, é o produto: tem que ter qualidade, tem que ter matéria-prima boa, design, estilo, modelagem, ser bem costurado. Se você tem esse alicerce, é durável”, diz. “Acho que cada um tem um caminho. Quem quer fazer preço, quer fazer muita coisa. Eu não preciso ter preço barato, eu preciso ter preço que justifique o que eu faço. Aí vou conseguir vender muito…  Tenho público para isso”.

    Não deixe de ver
    Kanye West não é o responsável pelas roupas de Bianca Censori
    Morre, aos 84 anos, o designer italiano Gaetano Pesce
    Felix, do Stray Kids: quem é o artista mais fashionista do KPOP atual
    Lisa e Marina Ruy Barbosa marcam presença em evento da Bulgari
    Estilo não tem idade: conheça os velhinhos mais estilosos do mundo
    Bruna Marquezine brilha no desfile da Saint Laurent
    NADIA LEE COHEN: conheça a artista queridinha de Beyoncé e Kim Kardashian
    O caso Chiara Ferragni e por que o mercado de influenciadores exige novas regras
    Quem é Gabb? Conversamos com o criador que é o novo hit do fashion Tiktok
    Cristóbal Balenciaga: de A a Z, conheça a história do “arquiteto da moda”
    FFW