FFW
newsletter
RECEBA NOSSO CONTEÚDO DIRETO NO SEU EMAIL

    Não, obrigado
    Aceitando você concorda com os termos de uso e nossa política de privacidade
    OMG! Victoire de Castellane e a nova coleção de alta joalheria da Dior #sonhoépouco
    OMG! Victoire de Castellane e a nova coleção de alta joalheria da Dior #sonhoépouco
    POR Camila Yahn

    A  joalheira francesa Victoire de Castellane, diretora criativa da alta joalheria da Dior ©Reprodução

    A área de joalheria das grandes marcas de luxo é um encanto à parte. Feitas com o rigor de uma peça de alta-costura, essas joias são, para a maioria, apenas um convite ao sonho. Um bom exemplo é a área de alta joalheria da Christian Dior, que tem direção criativa de Victoire de Castellane, há mais de 10 anos na marca.

    Victoire começou sua carreira com Karl Lagerfeld na Chanel, onde ficou por 14 anos. Ela entrou na maison por meio de seu tio, Gilles Dufour, que foi um dos principais assistentes de Karl na Fendi e na Chanel. Descendente de uma linhagem aristocrática que inclui príncipes, bispos e generais, Victoire foi criada por Gilles e por uma avó materna após a separação de seus pais.

    E foi com Gilles, seu tio fashionista, que ela passou a frequentar as noitadas de Paris, ainda adolescente. Foi quando teve suas primeiras experimentações com a moda, vestindo-se de forma divertida, que misturava toques de feminilidade com ousadia e cultura pop. Orelhas de Mickey e lingerie usada por cima das roupas faziam parte de seus looks.

    Aos cinco anos desmanchou um bracelete que havia ganhado de sua mãe em uma tentativa de reconciliação e o transformou em um par de brincos. Aos 12, derreteu o ouro das medalhinhas de sua Primeira Comunhão para fazer um anel. Essas duas experiências já mostravam uma menina indiferente à tradição e interessada em descobrir técnicas para obter novos resultados.

    Brinco da atual coleção Dear Dior, composto por diversas pedras preciosas ©Reprodução

    Juntando tudo isso, é possível ver a personalidade e a história de Victoire nas peças que cria. Seu gosto por moda e arte, seu olhar refinado, sua admiração pela natureza e um pé na cultura pop são traduzidos em peças femininas e autênticas. “Ela segue as regras que eu mais gosto na vida: não compare; não compita”, diz Lagerfeld sobre sua pupila. “Você olha para ela e logo entende a mensagem.”

    Na coleção atual de alta joalheria da Dior, de Castellane olha para o legado da maison, mais especificamente para os vestidos e joias de alta-costura na época de seu criador. A linha, chamada Dear Dior, consegue ser alegre, exuberante e clássica ao mesmo tempo, com um trabalho espetacular de combinação de pedras preciosas, formando lindas aquarelas. Diamantes, opalas, safiras, rubis, esmeraldas e turmalinas da Paraíba são colocadas lado a lado por cima de uma renda de ouro que ela trouxe de peças vintage da marca. “O efeito de renda foi particularmente difícil pois tivemos que criar um design que não é fácil para implementar as pedras. Mas o fato de não ter sido fácil torna essa coleção ainda mais especial”, diz a designer em um vídeo postado no site da Dior.

    Apesar de contar com os artesãos e ateliês mais qualificados do mundo, Victoire é, ela em si, uma joia dentro da Dior. Para fazer o que ela faz da forma que faz, é necessário uma boa dose de bom gosto, bom senso e contemporaneidade. As joias são vivas, pequenos grandes tesouros.

    A série Dear Dior traz anéis, brincos e braceletes que são, antes de sua execução, pintados à mão em aquarela pela própria de Castellane, revelando um processo artesanal que passa longe do ritmo do prêt-à-porter — o que dizer da esquizofrenia do fast fashion. “Essa coleção é uma homenagem à graça e delicadeza das pedras e uma carta de amor a Christian Dior.”

    De flores e natureza, a príncipes e princesas, passando por Bollywood e mangás, Victoire de Castellane mostra por que há duas décadas é um dos grandes ícones na criação de joias. Ou sonhos.

    Veja na galeria abaixo mais peças da coleção Dear Dior:

    Não deixe de ver
    Morre, aos 84 anos, o designer italiano Gaetano Pesce
    Felix, do Stray Kids: quem é o artista mais fashionista do KPOP atual
    Lisa e Marina Ruy Barbosa marcam presença em evento da Bulgari
    Estilo não tem idade: conheça os velhinhos mais estilosos do mundo
    Bruna Marquezine brilha no desfile da Saint Laurent
    NADIA LEE COHEN: conheça a artista queridinha de Beyoncé e Kim Kardashian
    O caso Chiara Ferragni e por que o mercado de influenciadores exige novas regras
    Quem é Gabb? Conversamos com o criador que é o novo hit do fashion Tiktok
    Cristóbal Balenciaga: de A a Z, conheça a história do “arquiteto da moda”
    O que é o bracketing e os problemas que ele esconde