21.04.2016 / Lifestyle / por

Guia FFW: São Paulo by Mercedes Benz

SP Mercedes capa

Por Alexandre Ougata

O SPFW N41 promete agitar a capital paulistana dentro e fora da Bienal do Parque do Ibirapuera – local sede do evento. A partir de segunda-feira (25), não será raro transitar pelos hotspots da cidade e esbarrar ao acaso – ou nem tanto assim – com modelos, estilistas e personalidades da moda. Para te deixar por dentro do que tem de mais novo e cool acontecendo em São Paulo, preparamos um guia com indicações de onde comer, beber, visitar e se hospedar durante a semana de moda. Tome nota, escolha o look e nos vemos por aí!

ONDE COMER

açougue
Açougue Central ©Reprodução

Açougue Central

A nova empreitada do chef Alex Atala é a pedida ideal para os amantes de carne. Localizada na charmosa Vila Madalena, o décor do espaço é assinado por Ricardo Medrano que se ateve a todos os detalhes desde os talheres ao lustre, passando por uma escultura rústica de um boi. No menu, encontramos no cardápio clássicos como a vaca atolada, o bife à milanesa e steak tartar. Para os estômagos mais aventureiros, o tomahawk (corte localizado na parte dianteira do boi) é a atração. Se a sua programação for jantar após o desfile, nossa dica é solicitar uma mesa no confortável sofá do salão principal e escolher uma entre as mais de 40 opções de vinho.

Rua Girassol, 384, Vila Madalena

Tel. (11) 3095-8800

Petí

Fora do circuito gourmet, o restaurante comando pelo chef Victor Dimitrow tem chamado à atenção daqueles que procuram uma experiência gastronômica sem ter de gastar fortunas. O segredo? Receitas leves com ingredientes sazonais –o menu muda a cada quinze dias- ao preço fixado em R$ 38,50 com direito a couvert + entrada + prato principal + sobremesa. Soma-se à boa comida, o ambiente despretensioso, mas cheio de charme, localizado nos fundos de uma loja de materiais artístico. Ah, só abre para o almoço, tá?!

Rua Cotoxó, 110 – Vila Pompeia

Tel. (11) 3873-0099

La Casserole

Com mais de 60 anos de funcionamento, o número 346 do Largo do Arouche já é um ponto tradicional para os apreciadores da cozinha francesa. A sofisticação culinária comandada pela restauratrice Marie-France Henry tem atraído ao longo das décadas empresários, intelectuais e artistas que buscam um pedacinho da França em São Paulo. Por lá, não deixe de apreciar o delicado crepe suzete, d’accord?!

Largo do Arouche, 346 – Centro

Tel. (11) 3331-6283

Tan Tan Noodle Bar

Tem jeitão de restaurante, mas na verdade é um bar de noodles. O paulistano de família chinesa, Thiago Bañares, comanda a cozinha 100% autoral do estabelecimento que funciona há poucos meses, mas tempo suficiente para atrair uma considerável fila. Com cinco opções de lámen, torça para quando chamado ser alocado junto ao balcão e assim, conseguir trocar algumas palavras com Thiago enquanto ele executa os pedidos.

Rua Fradique Coutinho, 153, Pinheiros
Tel: 11 2373.3587

 

ONDE BEBER

Captura de Tela 2016-04-21 às 21.44.51
Frank Bar ©Reprodução

Frank Bar

Com um ano de funcionamento, o Frank Bar se tornou queridinho dos paulistanos. Capitaneado pelo premiado bartender Spencer Amereno Jr., a cocktail list é composta por 33 drinques divididos em três estilos: classic; icon evolution; house. A pedido do FFW, Spencer indica dois exemplares saídos de sua coqueteleira. O Clover Leaf (Gin Bulldog, Martini extra dry, framboesas, limão siciliano e hortelã) e Soulles Gentleman (Gentleman Jack, Maple Syrup, limão siciliano, Bitter Truth Peach Bitters, tintura de Lapsang Souchong). Às quintas-feiras rolam sets de jazz.

Alameda Campinas, 150 – Hotel Maksoud Plaza – Bela Vista

Tel. (11) 3145 8000

Spot

“Alguém no Spot?” A brincadeira de perguntar se há algum conhecido num dos points mais badalados de São Paulo não é à toa. A casa inaugurada em 1994, próxima ao Trianon, ganhou as redes sociais do público antenado da cidade que usam os aplicativos para saber quem está ou esteve por ali. É um lugar que vale a pena ir a dois ou em grupo, optar pelo clima intimista do salão ou das conversas animadas na parte externa. Os bons drinques e garçons bem-apessoados garantiram o sucesso do bar-restaurante que inaugurou nova unidade, em 2013, no shopping JK Iguatemi. Quer apostar que este será o destino certo de muitos fashionistas após o desfile da Ellus que fecha o SPFW #41?

Alameda Ministro Rocha Azevedo, 72

Tel. (11) 3283-0946

Baretto

Exclusividade é a palavra que caracteriza o tradicional hotel Fasano. Um dos empreendimentos mais luxuosos da cidade levou sete anos para que os arquitetos Marcio Kogan e Isay Weinfeld atingissem a elegância e sobriedade que procuravam. Ao adentrar o Fasano, o visitante se surpreende por encontrar um lobby-bar ao invés da recepção que foi deslocada para a parte detrás do edifício. Já no Barreto, 64 confortáveis lugares (de sofás em couro verde trazidos da França) são um convite a dois para aproveitar os drinques elaborados por Valter Bolinha ao som de jazz e iluminação suave. Dentre os pedidos, não passe a noite sem um dry martini. Cheers!

Rua Vitório Fasano, 88 – Jardins

Tel. (11) 3896-4000

Mandíbula

Paredes de tijolo, poltronas de couro, cervejas artesanais e bons drinques. Soma-se a isso tudo o fato do bar ficar escondido no 2º andar da Galeria Metrópole e ser embalado pelo som de bandas como The Clash, Pixies e Smiths. Claro que o lugar virou point e a fama o fez ficar conhecido como templo hipster. Por lá, modernos e fashionistas disputam o microfone do karaokê puxado por uma banda ao vivo e se espalham animadamente até a sacada que dá vista aos antigos edifícios da avenida São Luís.

Galeria Metrópole – Praça da República, 106 – 40 – República

Tel. (11) 3129-3556

ONDE FICAR

unique
Hotel Unique ©Divulgação

Unique

Referência em design e conforto, o hotel projetado por Ruy Ohtake é um dos edifícios mais famosos da cidade. Pertinho do local-sede do SPFW, as suítes acompanham a curvatura do empreendimento e pelas amplas janelas circulares é possível relaxar admirando a vista para o Parque do Ibirapuera e a região dos Jardins. Não fosse o suficiente, o Unique abriga um dos rooftops mais disputados de São Paulo. Sem falar que ele se adequa aos padrões ecofriendly. Bacana, né?!

Avenida Brigadeiro Luis Antonio, 4700 – Jardim Paulistano

Tel. 3055-4700

Tivoli São Paulo

Por aqui já se hospedou a supermodelo sul-africana Candice Swanepoel. Com 220 apartamentos, o hotel tem a maior suíte presidencial da América Latina, são 750 metros quadrados e badaladas pool parties –ótimas para estrear aquele seu look beachwear visto nas passarelas.

Alameda Santos, 1.437 – Cerqueira César

Tel. (11) 3146-5900

Emiliano

Rodeado pelas lojas e restaurantes da rua Oscar Freire, o hotel é a escolha de Gisele Bündchen em suas passagens pela capital paulista. Pudera, são quatro funcionários por hóspede preparados para realizar os serviços de concierge, além de uma porção de mimos como frutas da estação e doces repostos diariamente na suíte e menu de travesseiros. Se sua escolha for pelo Emiliano,não deixe de aproveitar os quinze minutos de shiatsu e, durante os dias do SPFW, quem pedir uma garrafa de Perrier Blason Rosê, ganha um canapé especial do chef.

Rua Oscar Freire, 384 – Jardins

Tel. (11) 3069 4369

Guest Urban Hotel

Aqui a ideia é se sentir tal qual um morador de São Paulo. Além da localização em um bairro cheio de efervescência que é o de Pinheiros, um serviço individualizado dá dicas do que fazer na cidade de acordo com o interesse de cada hóspede/morador. A inspiração industrial com piso de cimento queimado, tubulações e paredes aparentes do sobrado de 450 metros quadrados dão o ar cosmopolita do GUH. Durante a SPFW o hotel oferece 10% de desconto nos valores da diária.

Rua Lisboa, 493, Pinheiros

Tel. (11) 3081-5030

O QUE FAZER

triangulo
Casa Triângulo ©Reprodução

Galeria Casa Triângulo

Vale conhecer a nova sede de uma das principais galerias de São Paulo. Agora, ela ocupa uma esquina na rua Estados Unidos, com espaço projetado pelo escritório de arquitetura Metro. São dois espaços expositivos, com pé direito bem alto e uma praça interna. No momento, há uma mostra do artista Dario Escobar, “Composições”. O estilista Vitorino Campos fará seu desfile no local.

Fundação Maria Luisa e Oscar Americano

A casa projetada em 1950 é de construção modernista e cercada com mais de trinta espécies de plantas identificadas – só para ter uma ideia, o jardim tem aproximadamente 75 mil metros quadrados. A visita é um alento aos olhos e ao corpo meio ao caos paulistano. Por lá, aproveite o chá de estilo colonial no salão interno da propriedade e reserve alguns minutos para ver o acervo de obras de arte dos séculos XVII e XX.

Avenida Morumbi, 4.077, Morumbi

Tel. (11) 3742-0077

Exposição “Silêncio(s) do feminino” na CAIXA Cultural São Paulo

Super atual e necessária a exposição que reúne cinco artistas brasileiras discutindo questões relacionadas ao cotidiano das mulheres. Cris Bierrenbach, Lia Chaia, Beth Moyses, Rosana Paulino e Marcela Tiboni transformam suas indagações em fortes obras poéticas que revelam o quanto ainda temos de avançar em temas como gênero, identidade e abuso social. A mostra é gratuita.

Praça da Sé, 111, Centro

Pair

Tudo preto no branco. A recém-loja (inaugurada no final do ano passado) de moda, design e beleza do bairro de Santa Cecília tem uma só premissa: o preto e branco. Todos os itens que estão por ali são em P&B, e o melhor, à venda. Há móveis, perfumes, obras de arte. Na moda, nomes como o de Alexandre Herchcovitch, Amapô, Reinaldo Lourenço, Egrey, Ratier e Vitorino Campos compõem o acervo de vestuários sob a temática black & white.

Rua Barão de Tatuí, 195 – Santa Cecília

Tel. (11) 3729-8799

Casa Juisi e Sé Galeria

Oportunidade de passear pelo centro de São Paulo e visitar uma das casas mais antigas da região, que abriga um dos mais completos acervos de moda da cidade, a Casa Juisi, e a nova galeria Sé, com artistas “up and coming”. No momento, há uma mostra de Thiago Szmrecsanyi. De terça a sexta, das 11h às 19h.

Rua Roberto Simonsen, 108, Centro Histórico

Tel. (11) 656 334-5678

 


Relacionadas


Veja Também

Assine a newsletter do FFW

Seja o primeiro a ter acesso a conteúdos exclusivos. Nós chegaremos ao seu email semanalmente quando tivermos algo realmente cool e relevante para dividir.

×