FFW
newsletter
RECEBA NOSSO CONTEÚDO DIRETO NO SEU EMAIL

    Não, obrigado
    Aceitando você concorda com os termos de uso e nossa política de privacidade
    1ª noite de Casa de Criadores traz tradições regionais e futurismo
    1ª noite de Casa de Criadores traz tradições regionais e futurismo
    POR Redação

    Looks de AP401, Gabriela Sakate, Rober Dognani e Weider Silveiro ©Marcelo Soubhia/Agência Fotosite

    Nesta segunda-feira (10.12), a Casa de Criadores promoveu sua 32ª edição no Grand Metrópole, centro de São Paulo. O espaço, que recentemente foi palco para apresentações de Ladyhawke e I’m From Barcelona, abrigou oito desfiles de marcas jovens, três delas inclusas no Projeto Lab.

    Confira abaixo as propostas de Teodoro e Anita, Virgílio Couture, Felipe Faiana, AP401 Lucas Barros, Gabriela Sakate, Top Hat, Rober Dognani e Weider Silveiro para o Outono/Inverno 2013.

    PROJETO LAB

    TEODORO E ANITA

    Looks de Inverno 2013 de Teodoro e Anita ©Marcelo Soubhia/Agência Fotosite

    Isadora Zendron e Lucas Devitte fizeram sua segunda participação na Casa de Criadores e mostraram evolução técnica e criativa: com pegada esportiva, a coleção de Outono/Inverno 2013 da dupla foi pontuada por recortes geométricos e uma cartela de cores abrangente, com detalhes em laranja e looks inteiros em azul Klein e rosa.

    VIRGÍLIO COUTURE

    Looks de Inverno 2013 da Virgílio Couture ©Marcelo Soubhia/Agência Fotosite

    O Outono/Inverno 2013 da Virgílio Couture, marca de Virgílio Andrade, foi inspirado na obra do artista plástico venezuelano Carlos Cruz-Díez e trouxe peças em organza de seda, algodão e pele de tilápia. A coleção, intitulada “Afterimages”, contou com uma cartela de cores enxuta, com bastante preto, branco, cinza e rosa claro, além de detalhes em azul cobalto e com estampas de efeito ótico. Assim como a Teodoro e Anita, Virgílio fez sua segunda participação no evento e mostrou evolução desde sua estreia em junho deste ano.

    FELIPE FANAIA

    Looks de Inverno 2013 de Felipe Fanaia ©Marcelo Soubhia/Agência Fotosite

    Felipe Fanaia fez a sua estreia na Casa de Criadores com uma coleção inspirada em líderes do auge de Roma antiga e da Idade Média e dedicada exclusivamente ao público masculino. A cartela de cores do Outono/Inverno 2013 do designer foi composta por laranja queimado, preto e branco, além de detalhes em verde musgo, prata e um dourado conquistado a partir de trabalho com fios de lúrex.

    Além do já citado lurex, Fanaia utilizou couro, malha de algodão, lã e pele de cabra em sua coleção.

    CASA DE CRIADORES

    AP401 LUCAS BARROS

    Looks de Inverno 2013 da AP401 Lucas Barros ©Marcelo Soubhia/Agência Fotosite

    O arquiteto e designer alagoano Lucas Barros, aposta do FFW há mais de um ano, estreou na Casa de Criadores com uma coleção que reafirmou suas raízes. O Outono/Inverno 2013 da AP401 foi inspirado pelos festejos populares do Nordeste, especialmente os de caráter religioso.

    A especialidade de Lucas é a estamparia manual, mas sua nova coleção trouxe dois looks monocromáticos: um vestido preto em tecido trançado, gola alta e com uma pequena cruz estampada e um conjunto em branco perolado. Logo em seguida, foram apresentadas peças com padronagens localizadas: círculos com os símbolos religiosos com aplicações de plástico e papel.

    O último bloco do desfile, baseado em referências do pastoril, do reisado e de festas juninas, trouxe peças completamente estampadas. A cartela de cores foi composta por branco, preto, vermelho, azul cobalto, amarelo canário e rosa fraco; toda a coleção foi desenvolvida com moletom envernizado e couro vegetal.

    GABRIELA SAKATE

    Looks de Inverno 2013 de Gabriela Sakate ©Marcelo Soubhia/Agência Fotosite

    Gabriela Sakate é uma veterana na Casa de Criadores: ela desfila desde 2010 e fazia parte do line-up do Projeto Lab até a temporada passada. A coleção de Outono/Inverno 2013 da designer, composta somente por peças em preto e branco, uniu minimalismo à transparência a partir de uma alfaiataria esportiva e proporções retas. Tecidos envernizados, jacquard, couro e bordados discretos complementaram a proposta de Gabriela Sakate para a próxima estação.

    TOP HAT

    Looks de Inverno 2013 da Top Hat ©Marcelo Soubhia/Agência Fotosite

    Temporada após temporada, não resta dúvidas de que a Top Hat mantém-se fiel a sua identidade rock’n’roll e urbana. A coleção de Outono/Inverno 2013 da marca, que constitui o braço fashion de uma oficina mecânica de mesmo nome, veio permeada por referências aos anos 1950. Jaquetas de couro, coletes e calças jeans, blazers com aplicações e suspensórios foram acompanhados por ótimos coturnos, e até um terno cinza surgiu ao final da apresentação.

    ROBER DOGNANI

    Três looks do 1º bloco apresentado por Rober Dognani na Casa de Criadores de Inverno 2013 ©Marcelo Soubhia/Agência Fotosite

    Rober Dognani dividiu seu desfile de Outono/Inverno 2013 em dois blocos. O primeiro, muito conceitual, trouxe peças estruturadíssimas em vinil e proporções oversized; o segundo, por sua vez, veio mais comercial e usável, com vestidos colados ao corpo em matérias-primas leves e muito devoré.

    Três looks do 2º bloco apresentado por Rober Dognani na Casa de Criadores de Inverno 2013 ©Marcelo Soubhia/Agência Fotosite

    A coleção de Rober trouxe certa estranheza, mas foi essa mesma a proposta do designer: o resultado é uma mescla de futurismo e sci-fi, quase saído de alguns longas-metragens de Ridley Scott. O primeiro look, vestido por Solange Wilvert, por exemplo, foi desenvolvido todo a partir de recortes que, unidos, geraram mais que assimetria. Destaque para a beleza desenvolvida para o desfile, certamente uma das mais bonitas da primeira noite de Casa de Criadores.

    WEIDER SILVEIRO

    Looks de Inverno 2013 de Weider Silveiro ©Marcelo Soubhia/Agência Fotosite

    Antes dos desfiles começarem, Weider Silveiro contou em seu backstage que pela primeira vez usaria tricô em uma coleção. Para o Outono/Inverno 2013, o designer piauiense se valeu também de referências futuristas e biscou inspiração nos anos 1960.

    Muito clean e com uma pegada híbrida, a coleção de Weider apresentou proporções oversized e trouxe uma cartela de cores bem enxuta: com preto, branco, off-white e laranja queimado. Quanto aos materiais, o designer optou por tricolines, crepes em diferentes gramaturas, pele sintética e o já mencionado tricô, feito de forma manual. O Outono/Inverno 2013 de Weider vai facilmente às ruas.

    Não deixe de ver
    Miu Miu cresce 89% e sobe para o primeiro lugar na Lyst Index
    Charth desfila coleção Soir para o Verão 2025 em São Paulo
    Pabllo Vittar em collab com a Pornograffiti, os novos modelos da Rolex, a bebida especial da Melissa e muito mais
    Sabrina Sato como nova embaixadora da Hope, as denúncias envolvendo a Zara e a H&M e o desmatamento no Brasil, a nova coleção da Dod Alfaiataria e muito mais
    Roberto Cavalli morre aos 83 anos
    Skinny x wide legs: uma preferência geracional?
    COLLAB DO ANO? NIKE E BODE LANÇAM SUA AGUARDADA COLEÇÃO
    Confira o calendário de desfiles da SPFW edição 57
    Anitta, Cher e Demi Moore na abertura da exposição da Dolce & Gabbana, em Milão
    Como Beyoncé ajudou a subir as ações da Levi’s
    FFW