Por Augusto Mariotti e Gabriel Fusari
Kanye West (aka Ye) tem sido uma presença das mais marcantes na temporada de verão 23 de Paris. Depois de desfilar para a Balenciaga no último domingo e assistir ao desfile da Givenchy, Kanye West apresentou hoje (03/10) a nona coleção de sua marca, nomeada YZYSZN9 (nova abreviação para Yeezy Season 9) num evento fora do calendário oficial. Desde a confirmação do desfile, Ye deixou os admiradores de seu trabalho ansiosos sobre o que estaria por vir. A expectativa e as controvérsias foram amplificadas por um atraso de mais de uma hora e a frase “White Lives Matter” (Vidas Brancas Importam) estampada nas costas da camiseta usada por Kanye, que assistiu a apresentação no meio da plateia. Mestre em gerar notícias, o artista sabe como criar iscas e atrair atenção para a Yeezy, num momento decisivo para o futuro da marca.
Destacamos abaixo cinco coisas que você precisa saber sobre o desfile da YZYSZN9:
1. DESFILE SURPRESA
Kanye West revelou que faria um desfile da Yeezy durante a Paris Fashion Week apenas um dia antes do evento, causando uma histeria coletiva entre seus fãs nas redes. Ye escolheu uma galeria de arte com um vão livre em formato oval, onde recebeu cerca de 70 convidados, dentre eles Demna, acompanhado do CEO da Balenciaga Cedric Charbit, Anna Wintour e John Galliano.
2. A COLEÇÃO
A coleção assinada em parceria com Shayne Oliver (ex-Hood by Air) reforçou a estética já conhecida da Yeezy: peças em jersey e tons terrosos estonados, hoodies oversized, jaquetas puffer, capas e a oposição entre volumes exagerados em cima e justos embaixo. Nos pés, galochas impressas em 3D. Em entrevista a alguns jornalistas ao final, Ye declarou que essa é sua ideia de futuro. “Nós estamos em 2022, então é sobre extrapolar essas silhuetas. Não quis usar aviamentos, nenhum ziper, apenas elevar o estilo Carhartt, da clássica jaqueta bomber e sustentá-las sobre os ombros, em volta da cabeça” disse ele ao final.
3. CASTING
Um dia antes do desfile, um post no Instagram de Kanye mostrava um mural que sugere um possível casting dos sonhos com Gisele Bundchen, Kim Kardashian, Beyoncé e até mesmo Angelina Jolie. Entretanto, da lista, apenas Naomi Campbell desfilou. Arca, Michèle Lamy e Matthew Williams desfilaram juntos da modelo Kristen McMenamy careca, assim como a beleza de outras modelos.
4. TRILHA SONORA
A filha mais velha do rapper North West se juntou a um coral infantil da Donda Academy na execução da trilha sonora do desfile, cantada ao vivo, do centro do espaço. Ao final, a nova faixa “Always”, produzida por Kanye e James Blake encerrou a apresentação.
5. INDEPENDÊNCIA
“Bernard Arnault é meu novo Drake”, esbravejou Kanye encerrando sua fala antes do desfile, como uma provocação, se posicionando e colocando a Yeezy como uma futura rival das marcas do grupo LVMH.
Ao final do desfile, Kanye, usando uma camiseta com a estampa do Papa João Paulo II, fez questão de salientar para os jornalistas que fez o desfile de forma independente, sem nenhuma grande empresa por trás, e reforçou que não quer depender de nenhuma outra empresa para fazer o que acredita. Seria um recado dado para a adidas e Gap, seu ex-parceiro?
Assista ao vídeo do desfile abaixo: