FFW
newsletter
RECEBA NOSSO CONTEÚDO DIRETO NO SEU EMAIL

    Não, obrigado
    Aceitando você concorda com os termos de uso e nossa política de privacidade
    2011: na indústria da moda, o ano será regido pelos consumidores
    2011: na indústria da moda, o ano será regido pelos consumidores
    POR Redação

    euros e dollars©Romeuuu

    Pode parecer redundante, mas é o que indica a maioria das pesquisas de mercado e comportamento de consumo para este ano que acaba de começar. Se 2010 foi o ano das mídias sociais, do crowdfunding e de mais uma infinidade de ferramentas sociais na internet, 2011 será o ano em que as sementes plantadas poderão brotar de forma mais consistente.

    2010 foi o ano em que presenciamos alguns dos primeiros sinais de recuperação pós crise econômica de 2008. Ainda que com a ameaça de uma segunda queda, os bancos europeus em estado de alerta e o desemprego nos EUA atingindo número alarmantes, consumidores voltaram a colocar a mão no bolso e fazer a economia girar _porém, de maneira diferente.

    Não seria um retorno ao clima pré-recessão (ainda bem), mas sim uma leve mudança no modo como empresas e marcas vinham se posicionando em relação a todo esse cenário e, principalmente, em relação ao consumidor. Foi uma mudança de postura em relação aos hábitos de compras que deu aval para que as empresas passassem a rever o modo como realizavam suas vendas, métodos de comunicação e os próprios negócios. Se não é uma revolução, pelo menos pode ser uma boa oportunidade.

    Se já vínhamos acompanhando a exploração de assuntos como amor, família e comunidade, a tendência é que estes tópicos _emocionais e humanos_ ganhem ainda mais relevância. Como? Com as novas possibilidades de se promover um verdadeiro diálogo entre marca e consumidor, indivíduos não vão querer _nem aceitar_ ser vistos como meras ferramentas econômicas.

    Consumidores não querem mais modelos e estratégias pré-fabricados, aqueles de um-tamanho-serve-a-todos. Marcas aos poucos estão percebendo que nem todas as mulheres, nem todos baby boomers e, principalmente, nem os ditos millennials podem ser trabalhados e vistos sob a mesma ótica.

    Liberdade para o consumidor? Nem tanto. Mas as regras dos jogos com certeza estão mudando. Os consumidores passaram a perceber as marcas não mais como gurus de estilo, mas sim como facilitadores ou guias de consumo. 2011, então, será o ano em que todas essas novas possibilidades de comunicação irão de fato remodelar o modo como marca e consumidor se relacionam.

    Não deixe de ver
    Charth desfila coleção Soir para o Verão 2025 em São Paulo
    Pabllo Vittar em collab com a Pornograffiti, os novos modelos da Rolex, a bebida especial da Melissa e muito mais
    Sabrina Sato como nova embaixadora da Hope, as denúncias envolvendo a Zara e a H&M e o desmatamento no Brasil, a nova coleção da Dod Alfaiataria e muito mais
    Roberto Cavalli morre aos 83 anos
    Skinny x wide legs: uma preferência geracional?
    COLLAB DO ANO? NIKE E BODE LANÇAM SUA AGUARDADA COLEÇÃO
    Confira o calendário de desfiles da SPFW edição 57
    Anitta, Cher e Demi Moore na abertura da exposição da Dolce & Gabbana, em Milão
    Como Beyoncé ajudou a subir as ações da Levi’s
    Gisele Bündchen no Rio para o lançamento de seu segundo livro, a nova diretora criativa da Bulgari, o brasileiro vencedor de prêmio da Chanel e muito mais
    FFW