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    46664
    46664
    POR Redação

    Campanha da 46664 ©Reprodução

    Update (31.07): De acordo com o “WWD”, o presidente da Cadence Communications, James Cecil, que representa a Fundação Nelson Mandela na América do Norte, afirmou que a “466/64 Fashion está fazendo falsas alegações de que está associada a Nelson Mandela – e não está, nem beneficia a ele ou sua fundação. Eles estão deliberadamente induzindo as pessoas ao erro na indústria da moda – o nome “Nelson Mandela” não é para ser usado em conjunção com quaisquer produtos comerciais. […] Ele [Mandela] não lançou a marca, nem está associado a ela”.

    Cecil ainda informou que a Fundação 46664 “não tem afiliação com Nelson Mandela, com a Fundação Nelson Mandela, com o Fundo Infantil Nelson Mandela, nem com a Fundação Mandela Rhodes”. Já um porta-voz da 466/64 Fashion explicou ao “WWD” que a marca 46664 é administrada pela 46664 África do Sul, uma organização sem fins lucrativos fundada em 2002 para promover o legado humanitário de Nelson Mandela: “46664 África do Sul tem sua própria diretoria e é uma entidade distinta da Fundação Nelson Mandela”.

    (20/07) Em março de 2011, foi anunciado oficialmente o lançamento da 46664. A organização homônima de Nelson Mandela concedeu a Seardel, companhia de investimentos com sede na Cidade do Cabo, a licença para a utilização do nome e consequente desenvolvimento da marca de roupas que chegou nesta quarta-feira (18.07) aos Estados Unidos. Em evento ocorrido no Consulado da África do Sul de Nova York, a 46664 foi introduzida ao mercado americano, com expectativa de distribuição das linhas feminina, masculina e infantil para a primavera do Hemisfério Norte (outono no Brasil).

    “Nós não poderíamos encontrar um dia melhor para este lançamento que o Dia Internacional de Nelson Mandela”, afirmou George Monyemangene, cônsul-geral da África do Sul, durante o evento de quarta-feira, mesma data em que o ex-presidente sul-africano completou 94 anos. A introdução da 46664 nos Estados Unidos ocorreu através da Company b que, em acordo com a Seardel, pretende levar a marca também para o Canadá. A cantora Lira e o ator Sam Sarpong, representantes da 46664, participaram da ocasião ao lado de Wayne Bebb, CEO da Brand ID, que é dona da Seardel, e Erin Patton, CEO da Company b, que já afirmou estar negociando os direitos de distribuição da primeira coleção com 23 países a partir do final deste ano.

    Wayne Bebb, CEO da Brand ID, Lira, Sam Sarpong e Erin Patton, CEO da Company b ©George Chinsee/Reprodução

    A primeira coleção da 46664 está disponível no site da marca, também lançado no evento de quarta-feira, que, além das apresentações formais, incluiu um desfile com alguns itens. De acordo com o “WWD”, a marca participará em setembro da semana de moda de Nova York, mas 60% das peças são produzidas na África do Sul. Com a expansão internacional, a organização da 46664 espera colaborar com o crescimento da indústria têxtil local, bem como arrecadar fundos para as ações sociais que desenvolve (de sete a 9% dos lucros obtidos com a venda das roupas serão revertidos para a fundação, segundo o “WWD”).

    Dois looks do desfile realizado no evento de lançamento da 46664 nos Estados Unidos ©George Chinsee/Reprodução

    O número 466-64 foi o número de identificação dado a Nelson Mandela na prisão de Robben Island, na África do Sul, onde o ex-presidente ficou encarcerado por 27 anos. Em meados dos anos 2000, após deixar o governo do país, Mandela fundou a organização 46664 para desenvolver campanhas de prevenção ao HIV/AIDS e que ficaram conhecidas especialmente pelos concertos musicais em diversas cidades, entre elas Cape Town, Madri, Tromsø, Johannesburgo e Londres.

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