FFW
newsletter
RECEBA NOSSO CONTEÚDO DIRETO NO SEU EMAIL

    Não, obrigado
    Aceitando você concorda com os termos de uso e nossa política de privacidade
    5 Designers de Origem Africana Que Estão Conquistando o Mundo
    Rich Mnisi
    5 Designers de Origem Africana Que Estão Conquistando o Mundo
    POR Luxas Assunção

    A moda africana – e também a de outros continentes – por muito tempo não recebeu o destaque necessário por conta do domínio da estética eurocêntrica. Faz um tempo que uma série de designers de origem africana têm ganhado destaque na indústria da moda, com uma rica bagagem estética e cultural que tem criado novas linguagens e olhares para a moda global.

    Nesse texto, elencamos algumas das vozes mais proeminentes de origem africana da indústria da moda atualmente que você precisa conhecer (caso ainda não conheça). 

    Thebe Magugu

    Thebe Magugu | Reprodução

    Thebe Magugu | Reprodução

    Nome já conhecido pela moda, foi o ganhador do prêmio LVMH em 2019 e estreou na semana de moda de Paris em fevereiro de 2020, chamando ainda mais atenção para seu trabalho, que mescla a ancestralidade africana do designer com formatos e cortes contemporâneos.

    Magugu é sulafricano, nascido em Kimberly, em 1993. Posteriormente se mudaria para Joanesburgo para estudar Moda e Fotografia até abrir, em 2015, a sua marca de moda feminina, que aborda estudos de gênero e redefinindo o que é ser um designer  sulafricano no mercado global de moda.  Confira a última coleção do designer. 

    Thebe Magugu FW 21

    Thebe Magugu FW 21

    Mowalola Ogunlesi

    Mowalola Ogunlesi | Reprodução

    Mowalola Ogunlesi | Reprodução

    Mowalola Ogunlesi é uma designer de origem britânica-nigeriana, de 25 anos. Nascida na Nigéria, Mowalola se mudou para Londres aos 12 anos. Em seus trabalhos na moda, a designer mescla uma grande variedade de tecidos, do couro ao PVC, para criar silhuetas e estéticas únicas, que mesclam a vida londrina com as suas origens nigerianas. 

    Mowalola se formou na Central Saint Martins com uma coleção que chamou a atenção de diversas publicações na época. Mais tarde, ela desfilaria duas vezes na London Fashion Week com sua marca homônonima. Além de já ter vestido uma série de celebridades, no ano passado, a designer foi apontada como diretora de design da parceria entre Kanye West e GAP, a Yeezy GAP,  assinando um contrato de 10 anos com a marca.

    Mowalola Ogunlesi FW 21

    Mowalola Ogunlesi FW 21

     

    Rich Mnisi

    Rich Mnisi | Reprodução

    Rich Mnisi | Reprodução

    Rich Mnisi, estilista e diretor criativo de sua marca homônima, é um designer sulafricano, formado pela LISOF e que fundou sua marca em 2014. Com fortes influências da cultura pop, a RICH MNISI traz referências de filmes, música, arte e natureza para criar a estética da marca, que também referencia suas origens ao buscar inspiração na savana africana e em animais como a girafa. 

    Mnisi também é uma voz importante para a representatividade e comunidade LGBTQIA+ na África do Sul. 

    Rich Mnisi FW 21

    Rich Mnisi FW 21

    Anifa Mvuemba

    Anifa Mvuemba

    Anifa Mvuemba

    Anifa Mvuemba ganhou todos os holofotes no início do ano passado: seu desfile digital, todo modelado em 3D e sem modelos, viralizou e foi um dos primeiros catalisadores da conversa sobre moda digital. Essa designer congolesa, de 29 anos, tem um trabalho notável. 

    Criadora da Hanifa, que se propõe a vestir “mulheres sem limites”, Anifa tem um impressionante trabalho de empoderamento e valorização da imagem da mulher negra, de todos os tamanhos, com um design que mistura clássico e contemporâneo.

    Hanifa FW21

    Hanifa FW21

    Loza MaleOmbho

    Loza Maleohmbo

    Loza Maleombho

    Talvez você já tenha ouvido esse nome recentemente. Nascida no Brasil e criada na Costa do Marfim, a designer começou a se interessar por roupas aos 13 anos, quando sua mãe costurava uniformes. Pouco mais de duas décadas depois, ela seria convidada e responsável por confeccionar um dos looks mais icônicos do filme Black Is King de Beyoncé, também presente no clipe de Already.

    Sua marca homônima, fundada em 2012, traz um remix da estética dos povos originários africanos com uma releitura atual, sempre tratando a ideia de uma realeza africana, opulente e consciente de sua ancestralidade.

    Loza Maleohmbo

    Loza Maleombho

    Não deixe de ver
    Moda e comida estão cada vez mais juntas
    Os tênis de corrida preferidos de quem pratica o esporte – e dos fãs da peça em si
    Evento da Nike x Survival na Guadalupe Store termina em confusão e feridos
    Está todo mundo correndo? Como a corrida se tornou o esporte que mais atrai praticantes
    Lollapalooza 2024: os looks dos artistas
    Hailey Bieber na nova campanha da Fila, a possível venda da Rare Beauty, de Selena Gomez, a mudança do nome do tênis Vert no Brasil e muito mais
    Pierpaolo Piccioli está de saída da Valentino
    O estilo de Olivia Rodrigo: De garotinha a alt-punk
    Os looks de festival de Kate Moss para se inspirar
    Maxi bags: as bolsas grandes estão de volta