5 Designers de Origem Africana Que Estão Conquistando o Mundo

Rich Mnisi
Rich Mnisi

A moda africana – e também a de outros continentes – por muito tempo não recebeu o destaque necessário por conta do domínio da estética eurocêntrica. Faz um tempo que uma série de designers de origem africana têm ganhado destaque na indústria da moda, com uma rica bagagem estética e cultural que tem criado novas linguagens e olhares para a moda global.

Nesse texto, elencamos algumas das vozes mais proeminentes de origem africana da indústria da moda atualmente que você precisa conhecer (caso ainda não conheça). 

Thebe Magugu

Thebe Magugu | Reprodução
Thebe Magugu | Reprodução

Nome já conhecido pela moda, foi o ganhador do prêmio LVMH em 2019 e estreou na semana de moda de Paris em fevereiro de 2020, chamando ainda mais atenção para seu trabalho, que mescla a ancestralidade africana do designer com formatos e cortes contemporâneos.

Magugu é sulafricano, nascido em Kimberly, em 1993. Posteriormente se mudaria para Joanesburgo para estudar Moda e Fotografia até abrir, em 2015, a sua marca de moda feminina, que aborda estudos de gênero e redefinindo o que é ser um designer  sulafricano no mercado global de moda.  Confira a última coleção do designer. 

Thebe Magugu FW 21
Thebe Magugu FW 21

Mowalola Ogunlesi

Mowalola Ogunlesi | Reprodução
Mowalola Ogunlesi | Reprodução

Mowalola Ogunlesi é uma designer de origem britânica-nigeriana, de 25 anos. Nascida na Nigéria, Mowalola se mudou para Londres aos 12 anos. Em seus trabalhos na moda, a designer mescla uma grande variedade de tecidos, do couro ao PVC, para criar silhuetas e estéticas únicas, que mesclam a vida londrina com as suas origens nigerianas. 

Mowalola se formou na Central Saint Martins com uma coleção que chamou a atenção de diversas publicações na época. Mais tarde, ela desfilaria duas vezes na London Fashion Week com sua marca homônonima. Além de já ter vestido uma série de celebridades, no ano passado, a designer foi apontada como diretora de design da parceria entre Kanye West e GAP, a Yeezy GAP,  assinando um contrato de 10 anos com a marca.

Mowalola Ogunlesi FW 21
Mowalola Ogunlesi FW 21

 

Rich Mnisi

Rich Mnisi | Reprodução
Rich Mnisi | Reprodução

Rich Mnisi, estilista e diretor criativo de sua marca homônima, é um designer sulafricano, formado pela LISOF e que fundou sua marca em 2014. Com fortes influências da cultura pop, a RICH MNISI traz referências de filmes, música, arte e natureza para criar a estética da marca, que também referencia suas origens ao buscar inspiração na savana africana e em animais como a girafa. 

Mnisi também é uma voz importante para a representatividade e comunidade LGBTQIA+ na África do Sul. 

Rich Mnisi FW 21
Rich Mnisi FW 21

Anifa Mvuemba

Anifa Mvuemba
Anifa Mvuemba

Anifa Mvuemba ganhou todos os holofotes no início do ano passado: seu desfile digital, todo modelado em 3D e sem modelos, viralizou e foi um dos primeiros catalisadores da conversa sobre moda digital. Essa designer congolesa, de 29 anos, tem um trabalho notável. 

Criadora da Hanifa, que se propõe a vestir “mulheres sem limites”, Anifa tem um impressionante trabalho de empoderamento e valorização da imagem da mulher negra, de todos os tamanhos, com um design que mistura clássico e contemporâneo.

Hanifa FW21
Hanifa FW21

Loza MaleOmbho

Loza Maleohmbo
Loza Maleombho

Talvez você já tenha ouvido esse nome recentemente. Nascida no Brasil e criada na Costa do Marfim, a designer começou a se interessar por roupas aos 13 anos, quando sua mãe costurava uniformes. Pouco mais de duas décadas depois, ela seria convidada e responsável por confeccionar um dos looks mais icônicos do filme Black Is King de Beyoncé, também presente no clipe de Already.

Sua marca homônima, fundada em 2012, traz um remix da estética dos povos originários africanos com uma releitura atual, sempre tratando a ideia de uma realeza africana, opulente e consciente de sua ancestralidade.

Loza Maleohmbo
Loza Maleombho

Relacionadas


Veja Também

Assine a newsletter do FFW

Seja o primeiro a ter acesso a conteúdos exclusivos. Nós chegaremos ao seu email semanalmente quando tivermos algo realmente cool e relevante para dividir.

×