FFW
newsletter
RECEBA NOSSO CONTEÚDO DIRETO NO SEU EMAIL

    Não, obrigado
    Aceitando você concorda com os termos de uso e nossa política de privacidade
    5 estilistas e empreendedores dividem conselhos dedicados a quem está começando na moda
    5 estilistas e empreendedores dividem conselhos dedicados a quem está começando na moda
    POR Redação

    Para começar um negócio de moda é preciso tempo, talento, planejamento e trabalho duro. Por isso, pedimos algumas dicas valiosas a estilistas e empresários que alcançaram sucesso com suas marcas (de diversas formas e não somente vendendo roupa) para ajudar estudantes e empreendedores aspirantes. Alexandre Herchcovitch, Roberto Davidowicz, Adriana Bozon, Rafael Varandas e Ronaldo Fraga dividem com o FFW conselhos dedicados àqueles que planejam abrir uma marca de moda.

    Alexandre Herchcovitch, estilista da À La Garçonne

    Alexandre Herchcovitch ©Ze Takahashi/Cortesia

    Alexandre Herchcovitch ©Ze Takahashi/Cortesia

    “Realizar-se profissionalmente em moda não necessariamente significa abrir a própria marca. Primeiro, trabalhe em outra marca para ver se é isso mesmo que deseja fazer. Caso seja esse o seu desejo, preste atenção na concorrência para não fazer mais do mesmo – e fazê-lo mal feito, pode ter gente fazendo o que você quer fazer bem melhor. Tente seguir um caminho autoral tendo como base sua própria história, vivência e vontades. Sem insistir na sua própria visão será difícil vencer e ter uma marca longeva. O sucesso comercial vem com o tempo, caso a identidade da marca seja fortalecida a cada coleção, em cada produto. O público certo virá e dará sustentação ao negócio. Não adianta ter pressa e ansiedade”.

    Roberto Davidowicz, sócio da Uma e presidente da ABEST – Associação Brasileira de Estilistas

    Roberto Davidowicz ©Agência Fotosite

    Roberto Davidowicz ©Agência Fotosite

    “O mais importante é ter foco no nicho que pretende entrar. Para isso, estude antes o público que gostaria de atingir, entenda suas características e necessidades para assim poder fazer a diferença. A qualidade é fundamental e deve sempre ser levada em consideração. E ao abrir uma empresa/marca, aposte em uma estrutura enxuta, sem excessos. Custos fixos muito altos pesam bastante na balança e fazem toda a diferença.”

    Adriana Bozon, diretora criativa da Ellus

    Adriana Bozon ©Cortesia

    Adriana Bozon ©Cortesia

    “Antes de qualquer coisa, é importante conhecer muito bem o que é o seu negócio e levar isso a sério, mantendo o foco em todas as decisões. Vale lembrar que moda é um business e todo negócio precisa de estrutura e regras para dar certo. Avalie bem o mercado, os concorrentes e dedique-se muito – ter amor pelo que faz também é muito importante.”

    Rafael Varandas, diretor criativo e proprietário da Cotton Project

    Rafael Varandas ©Cortesia

    Rafael Varandas ©Cortesia

    “Para mim, o primeiro passo é você entender a personalidade do seu negócio: quais os seus pontos fortes e fracos. Para quem está começando, muitas vezes sozinho ou com uma equipe pequena, é muito difícil ter excelência em todas os departamentos de um negócio de moda, por isso, é importante saber os pontos que vão te destacar em relação aos demais (e os pontos que podem te derrubar). Hoje o negócio está tão desconstruído e as formas de ganhar dinheiro tão longe do óbvio que não existem mais regras. Isso pode ser ótimo para novas possibilidades, mas também extremamente confuso para que está começando, por isso, nunca esqueça quem você é e siga em frente.”

    Ronaldo Fraga

    Ronaldo Fraga ©Agência Fotosite

    Ronaldo Fraga ©Agência Fotosite

    “Busque ter um olhar difuso com a moda, ou seja, ponha a moda para estabelecer diálogo com todas as frentes do seu tempo. Não a aprisione em roupas.”

    Não deixe de ver
    Charth desfila coleção Soir para o Verão 2025 em São Paulo
    Pabllo Vittar em collab com a Pornograffiti, os novos modelos da Rolex, a bebida especial da Melissa e muito mais
    Sabrina Sato como nova embaixadora da Hope, as denúncias envolvendo a Zara e a H&M e o desmatamento no Brasil, a nova coleção da Dod Alfaiataria e muito mais
    Roberto Cavalli morre aos 83 anos
    Skinny x wide legs: uma preferência geracional?
    COLLAB DO ANO? NIKE E BODE LANÇAM SUA AGUARDADA COLEÇÃO
    Confira o calendário de desfiles da SPFW edição 57
    Anitta, Cher e Demi Moore na abertura da exposição da Dolce & Gabbana, em Milão
    Como Beyoncé ajudou a subir as ações da Levi’s
    Gisele Bündchen no Rio para o lançamento de seu segundo livro, a nova diretora criativa da Bulgari, o brasileiro vencedor de prêmio da Chanel e muito mais
    FFW